Você está aqui:Home » Dicas » Professores » Livro aborda dicas e métodos de ensino para os professores no cotidiano de sala de aula

Livro aborda dicas e métodos de ensino para os professores no cotidiano de sala de aula

Olá leitores do Canal do Ensino,

Artigo enviado pelo professor André Rodrigues

Livro aborda algumas dicas e métodos de ensino que são úteis para os professores no cotidiano de sala de aula…

Segue uma pequena sinopse do livro

HISTÓRIA ATRAVÉS DE CONCEITOS: Metodologias e práticas de Ensino voltadas à uma Educação para o pensar

Autor: André Wagner Rodrigues

SINOPSE DO LIVRO: As novas gerações estão vivendo numa espécie de presente contínuo, ou seja, estão relacionando sua vivência com os prazeres do momento instantâneo e imediato proporcionado pelas informações que recebem, em seu cotidiano, e isto promove um total desinteresse e desapego em relação ao conhecimento do passado. A Globalização da informação acompanhada pelo avanço das tecnologias na informática possibilita, aos nossos jovens, acesso a uma quantidade imensa de notícias e informações em alguns minutos diante de um computador ou através de instrumentos de divulgação midiática, tais como: televisão, rádio, cinema, jornais, revistas, cartazes, livros, folhetos etc. ou até em instituições mais específicas, tais como: livrarias, bibliotecas, museus, salas de espetáculos, centros culturais, circos, fábricas, galerias, estações de metrô etc.

            A ausência de referências espaço – temporais é um dos fenômenos mais característicos do século XXI, da era chamada “pós-modernidade”. As novas gerações de alunos que chegam às salas de aula atualmente não conseguem estabelecer vínculos de sua vivência com as disciplinas escolares transmitidas diariamente (principalmente com a História que lida com o passado). É notória a preocupação de historiadores e educadores, no sentido de “corrigir” os efeitos dos meios de comunicação na formação desses novos educandos, mais ainda o sentimento de “desalento” e repulsa que os mesmos nutrem pelo conhecimento do passado e também pelo professor de História na atualidade.

            Todos nós temos uma representação superficial e muitas vezes imprecisa em nossa imaginação de vários conceitos que são produzidos geralmente pelas informações colhidas ao longo de nossas vidas em todos os meios de comunicação; através de conversas cotidianas com amigos, parentes, professores; em observações de anúncios e propagandas, entre outros. Esses conceitos, tais como: Democracia, Reforma Agrária, Escravidão, Feudalismo, Expansão Marítima, Renascimento, Imperialismo, Reforma Protestante, Revoluções, Independência, Totalitarismo, dentre outros, são comuns entre nós e mesmo entre alunos de diversas idades. O contato com essa infinidade de conceitos que nem sempre são bem compreendidos, torna-se frustrante para o aluno que às vezes acaba formando visões e pensamentos (pré) conceituosos, isso porque não aprenderam da maneira mais correta os significados históricos que estão envoltos no estudo desses conceitos. As relações entre Ensinar e Aprender – construídas entre o professor de História e seus alunos em sala de aula – constituem o cerne dessa pesquisa. O presente livro propõe-se a encontrar novas possibilidades de trabalhar com o conhecimento histórico e desenvolver uma Metodologia de ensino que possibilite ao professor uma maneira efetiva de trabalho com essa disciplina. Diante dos inúmeros entraves para se trabalhar com o conhecimento do passado em sala de aula, pretende-se desenvolver a idéia de Ensino da História através de Conceitos.

Dados técnicos do livro:

RODRIGUES, André Wagner. HISTÓRIA ATRAVÉS DECONCEITOS: metodologias e práticas de Ensino voltadas a uma educação para o pensar. São Paulo: Andreolli, 2009.

Isbn 9788560416080

Boa leitura

Curta o Canal do Ensino no Facebook e siga os nossos posts no @canaldoensino.

Divulgue este artigo!

comentários (2)

Deixe um comentário

© 2012-2018 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo