Você está aqui:Home » Dicas » Pais e Filhos » Literatura na infância: como fazer as crianças lerem mais

Literatura na infância: como fazer as crianças lerem mais

Olá,

Hoje em dia as crianças se interessam muito pelo computador, celular e tablet como meio de diversão. Para fazer com que as crianças se interessem mais pela leitura, a primeira atitude que se deve ter é dar o exemplo, se você é um pai que não liga para a leitura e não dá valor ao livro, provavelmente seu filho também não vai dar esse valor. Por isso é necessário começar a mudar a sua atitude, você precisa ler, mostrar para a criança que gosta de ler, que se interessa, não precisa ser apenas um livro, pode ser uma revista, um jornal ou qualquer outra coisa que envolva a leitura, mas deixe seu filho ver que você está lendo.

Esse é o começo de como fazer as crianças lerem mais, mas mostrar que lê não é o bastante e não vai fazer seu filho se interessar por completo pela leitura, por isso veja as dicas que separamos abaixo e comece a mudar seus hábitos.

5 dicas para fazer as crianças lerem mais

1 – Descubra o que a criança gosta – Saber o que seu filho gosta é muito importante e um passo necessário para fazer com que as crianças lerem mais, se você souber que seu filho gosta de histórias de aventura, será mais fácil na hora de apresentar um livro. Ele pode gostar mais de mistério, de revistas em quadrinhos, romances ou histórias de princesas,  existem muitas histórias e seu filho pode ter mais empatia por algumas, por isso não deixe de descobrir o que a criança gosta.

2 – Leve até uma livraria – Quando você sabe o que seu filho gosta de ler e tem mais interesse fica mais fácil comprar um livro, pois sabe que ele vai gostar. Mas você não precisa ir sozinho até a livraria, leve a criança com você, deixe ela olhar os livros, folhear e até ler um livro na livraria mesmo. Algumas livrarias têm espaço para as crianças sentarem e lerem, fique um tempo com ela nesse local, deixe que a criança aproveite, leia um livro e escolha um para levar para casa.

3 – Leia com elas – Uma boa forma de fazer com que as crianças leiam mais é ler com elas, você pode criar o hábito de ler com seu filho todos os dias na hora de dormir. Não precisa ser todos os dias, pode ser 2 vezes na semana, mas ler com a criança é importante e uma forma de incentivar a leitura. Nesse caso nossa dica é escolher um livro maior e cheio de aventuras.

4- Converse sobre as histórias – Você pode conversar sobre as histórias que leu ou que seu filho leu, perguntar o que achou ou até mesmo pedir para ele contar a história que leu, invista esse tempinho com seu filho. O legal é que você pode perguntar sobre o livro enquanto leva ele para a escola, quando estão saindo para fazer uma compra ou em qualquer outro momento. Compartilhe com a criança também um livro interessante que está lendo, por mais que seja um pouco mais complicado, tente contar e simplificar dizendo o que você está aprendendo.

5 – Crie histórias – Uma outra forma de fazer a criança ler mais é criar histórias com eles, faça com que ele escreva uma história, quando você lê a criatividade aumenta e isso vai ajudar a criar uma história bem legal. Além disso, criar histórias ajuda a incentivar ainda mais a leitura, pois a criança vai ter desejo de ler não só o que ela criou, mas também o que outras pessoas criaram.

Não é complicado incentivar a leitura, com essas dicas de como fazer as crianças lerem mais você vai conseguir que seu filho leia bastante e quase o tempo todo. No início vai ser complicado, principalmente se ele já tem costume de fazer outras coisas como passar o dia todo na frente da TV ou brincar no celular e tablet, mas aos poucos você vai conseguir fazer com que se torne um hábito.

Se tiver alguma dúvida ou sugestão não deixe de compartilhar conosco!

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2016 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo