Você está aqui:Home » Dicas » Pais e Filhos » Literatura infantil: saiba como aplicar no dia a dia a leitura

Literatura infantil: saiba como aplicar no dia a dia a leitura

Olá,

Trabalhar a leitura na infância é muito importante, se você criar o hábito da leitura logo na infância, há chances de ser um adulto que gosta de ler também. Ver crianças lendo e se entusiasmando por causa de um livro é bem legal e você é um dos responsáveis por isso. Não deixe de ensinar seu filho e mostrar livros legais, saiba como aplicar no dia a dia a leitura.

A literatura infantil é bem grande, você vai encontrar livros e mais livros, alguns de aventuras, alguns de histórias inspiradoras e muitos outros. Além disso, muitos autores infantis colocam em suas histórias bons ensinamentos, sabe a famosa pergunta sobre a moral da história? Sempre tem nos livros infantis, por isso você não deixe de incentivar a leitura e mostrar a ele diversos livros.

Começar pelos livros que você leu na infância é bem legal, seu filho vai querer ler algo que você leu quando era pequeno. Isso vai criar uma conexão muito bacana e que não pode ser feita de nenhuma outra forma. Para te ajudar a incentivar e sempre mostrar para seu filho livros da literatura infantil, separamos algumas dicas.

Veja como aplicar a leitura no a dia a dia

Escolha um horário – Para conseguir aplicar no dia a dia a leitura com seu filho é importante escolher um horário legal para ler. Pode ser na hora que ele levanta, depois do almoço, antes de ir para a escola, no caminho da escola, antes de dormir ou em outro horário. O importante é ter um horário fixo, assim seu filho já vai saber que está na hora de ler um livro, com o tempo ele criará um hábito.

Vá em livrarias e bibliotecas – Já falamos aqui muitas vezes que para incentivar uma criança a ler é importante visitar uma bibliotecas e livrarias. Muitas crianças hoje em dia não sabem o que é uma biblioteca, elas não têm o costume de ir. Nossa dica é levar a criança em uma biblioteca pública, ela é grande, cheia de livros e pode ter certeza que seu filho vai se encantar.

Além disso, ir em livrarias para comprar um livro novo e até em feiras é muito importante e vai ajudar a incentivar ainda mais. Principalmente se nessas feiras a criança encontrar com o autor dos livros preferidos.

Presenteie com livros – Você não precisa dar só brinquedo, os livros também são ótimos presentes, além disso, não existe data especial para dar um presente desse. Se achou um livro legal que seu filho gostará, não deixe de levar. Dê essa dica também para os avós, padrinhos e outras pessoas próximas a criança, ganhar livros de outras pessoas também vai ajudar a incentivar a leitura e tudo isso é uma forma de como aplicar no dia a dia a leitura.

Ensine a ler jornais e revistas – É claro que tudo vai depender da idade do seu filho, mas já mostrar para a criança que é importante estar por dentro dos assuntos do mundo é legal. Assine um jornal interessante, uma revista, nossa dica é fazer assinatura de materiais que sejam realmente bons e que vão ajudar a criar uma criança mais crítica e contextualizada.

Visite museus e outros lugares de arte – O livro é uma arte, criar um livro do nada é uma forma de arte, mas você não pode ficar preso só aos livros. Para saber como aplicar no dia a dia a leitura, você precisa ter outros conhecimentos também. Ajude seu filho a gostar de arte e a entender a arte, por isso leve ele para conhecer museus, ir a peças de teatro ou fazer qualquer outro passeio que deixe ele refletir e pensar sobre o que viu.

Esse tipo de trabalho vai incentivar a criança e pode ter certeza que você vai criar uma criança mais sábia, ela vai entender melhor o mundo e até mesmo as pessoas. A leitura é muito importante e vai dar visões diferentes para a criança, por mais que os livros infantis sejam simples e muito fantasiosos, a leitura vai abrir os olhos do seu filho.

Além disso, tudo o que mostramos vai ajudar o seu filho a ter uma opinião mais crítica sobre as coisas e fatos, pois leu e aprendeu. Agora é só começar a colocar em prática o que aprendeu, pois já sabe como aplicar no dia a dia a leitura. Se tiver alguma dúvida é só deixar seu comentário aqui que podemos ajudar.

Compartilhe também conosco como fez ou está fazendo com seu filho.

Até logo!

comentários (1)

  • Gisele

    Adorei as dicas,estou iniciando um trabalho em uma Biblioteca Publica em uma periferia,e tentando ganhar experiência nessa área.Incentivar a leitura para crianças que nunca estiveram em uma Biblioteca não é fácil,mas espero que seja prazeroso apresentar isso a eles.Gostaria de receber mais dicas,e desde já agradecendo.

    Responder

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo