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Letramento antes da hora certa – Vantagens e desvantagens

Olá, leitores!

O letramento é sempre um assunto polêmico entre pais e especialistas. Alguns acreditam que deve-se estimular o letramento desde a mais tenra idade e não há limite mínimo para isso. Outros acreditam que o letramento cedo demais pode ter riscos e desvantagens bem grandes. Confira agora um pouco mais sobre esta discussão.

Brincadeira ou letramento?

Há uma grande polêmica sobre o início saudável do letramento e sobre as prioridades da criança com menos de 7 anos de idade. As abordagens pedagógicas mais recentes são influenciadas pelas teorias de Rudolf Steiner (1861-1925), desenvolvedor da pedagogia Waldorf.

Esta abordagem defende que, as crianças com menos de 7 anos, devem brincar mais e aprender por meio de jogos e brincadeiras. Desta forma, podem desenvolver habilidades diversas, ter contatos saudáveis com outras crianças, estimular a afetividade, a confiança e o senso de comunidade, suas condições motoras, entre outros aspectos. É uma fase de grandes descobertas e importantes avanços em sua inteligência.

Desta forma, o que seria mais importante “para a criança” (e destacamos aqui o elemento central do processo de ensino-aprendizagem) nesta fase: aprender a ler e escrever seu próprio nome ou aprimorar estas outras características e habilidades? Brincar, jogar e se desenvolver com o contato de outros indivíduos contribuem com o desenvolvimento físico-motor, emocional e intelectual como um todo.

Não é de hoje que observamos uma escolarização antecipada, demasiado acelerada e técnica, ainda com foco no processo, na escola e nas demandas curriculares e nem sempre priorizando as necessidades da criança. Isso pode ter consequências graves para os futuros adultos, cidadãos do mundo.

Lev Vygotsky (1896-1934), por exemplo, já dizia que a alfabetização não ocorre da noite para o dia e nem segue necessariamente um cronograma curricular pré-determinado, ou seja, acontece com um período bem longo e com fases distintas. As atividades mecânicas que são propostas na hora de aprender a ler e escrever, podem atrapalhar o desenvolvimento, pois é um aprendizado forçado, no qual não há disposição para compreender o que é passado. É preciso que a criança esteja madura quanto ao seu desenvolvimento neuromotor e que tenha a confiança necessária para iniciar este processo mais aplicado. Apenas depois que ela já tiver desenvolvido estes aspectos, terá condições de desenvolver as habilidades de leitura e escrita sem traumas.

Desvantagens do letramento precoce

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Há muitas desvantagens associadas ao letramento precoce e à escolarização acelerada. Estre eles estão as deficiências na coordenação motora, o estresse, a frustração, a desmotivação, a ansiedade, distanciamento, apatia, etc. Há comprometimentos graves na formação do indivíduo. Portanto, é preciso que pais e professores entendam ainda que é necessário respeitar as suas diferentes fases e que ler, não significa apenas decifrar letras, mas que há todo um sistema simbólico envolvido que requer amadurecimento e paciência, só assim é possível atingir um estado pleno de aprendizagem, o que proporciona o desenvolvimento da criança.

Letramento no ambiente doméstico

Os pais têm uma participação importante neste processo. É preciso ter cuidado com o letramento precoce também no ambiente doméstico. Não façam pressão sobre ler e escrever antes dos 7 anos, mas incentivem seus filhos a escrever e compreender palavras de modo aleatório e divertido, respeitando a sua faixa etária. Isso pode ser aplicado através de jogos educativos, filmes animados, visitas aos museus e parques ou até fazer um piquenique.

Até breve!

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