Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Leitura dinâmica: o segredo para estudar mais rapidamente

Leitura dinâmica: o segredo para estudar mais rapidamente

Olá leitores,

Boa parte dos adolescentes, jovens e até adultos reclamam da dificuldade de se concentrar para estudar e aproveitar ao máximo os benefícios que o estudo pode proporcionar. Pesquisas comprovam que boa parte dos brasileiros sofrem bastante na hora de se concentrar para realizar uma atividade.

E se você faz parte dessa realidade, fique atento a nossas dicas para se tornar alguém mais estudioso, conseguindo se concentrar e de quebra, de forma mais rápida!

Ler é o melhor remédio

Nem todos nascem com o gosto da leitura, mas perceba: caso exista alguém ao seu redor que tem como um de seus maiores hobbies a leitura, com certeza ele possuirá a habilidade de ler rápido. Isso acontece porque o fato de o cérebro entrar em contato com diversas letras e frases constantemente, faz com que seu reconhecimento das mesmas se torne ainda mais rápido nas vezes seguintes.

Você não precisa necessariamente devorar milhares de livros, mas tente ler pelo menos um pouco durante todos os dias, revistas, artigos e até mesmo sites. O importante é botar o seu cérebro para funcionar. E acredite, com o passar do tempo você irá notar muita diferença.

Concentração

Cada pessoa possui seu método particular de estudo, o qual provavelmente considera o mais eficiente. Porém, o ideal é que os estudos aconteçam em um local tranquilo, de cores claras (o que auxilia na calma e na concentração), e de preferência, em total silêncio. Evite também enquanto isso mexer em celulares, abrir suas redes sociais enquanto tenta realizar alguma atividade, pois esses itens são os maiores inimigos da concentração.

Foque em estudar e esqueça de todo o resto, pelo menos por aquele momento. Quanto menos você se distrair, mais rápido conseguirá entender aquilo que a leitura pretende transmitir e consequentemente, finalizará mais rápido, sobrando mais tempo para o lazer.

Use a voz

Ler em voz alta para muitos é o elemento chave para decorar e ter melhor compreensão daquilo que está sendo aprendido no momento. Se você não é adepto dessa técnica, não custa tentar. Foque naquilo que tem mais dificuldade ou que deseja aprender de uma vez por todas e repita várias vezes em voz alta.

De acordo com alguns estudos, essa técnica faz com que o cérebro guarde mais facilmente as informações ali repassadas, fazendo com que você decore tudo aquilo e aprenda de uma vez por todas, sem precisar fazer muito esforço.

Calcule seu tempo

Para uns isso pode parecer algo como trabalhar sob pressão. Porém, é uma ótima maneira de perceber o quanto seus estudos estão rendendo. Estabeleça um horário para começar a estudar e um horário para finalizá-lo.

Esforce-se ao máximo para atingir essa meta. Assim, você se empenhará em se concentrar ainda mais, sem deixar com que qualquer coisa te distraía e consequentemente, prestando atenção naquilo que está fazendo.

Veja isso como uma meta para verificar como anda sua concentração e capacidade de aprendizado e não uma obrigação. Com o tempo, os resultados serão ainda mais satisfatórios.

Boa Leitura!

comentários (2)

  • Jorge Alberto

    pois é… ler deveria ser um hábito diário de qualquer estudante… pena que isso só é feito por uma pequena minoria

    Responder
  • Cristiano Aragão

    Adoro leitura dinâmica e ela realmente ajuda muito na concentração e nos estudos, só que eu acredito que o fator número um que impede a maioria dos brasileiros de ler mais rápido é a falta do hábito da leitura, o que resulta em um vocabulário pobre, que dificulta a leitura de textos com um mínimo de complexidade, como uma matéria de jornal, por exemplo…

    Responder

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo