Você está aqui:Home » Livros Grátis » HQs » Leia a HQ on-line gratuita de “O Guarani”, de José de Alencar

Leia a HQ on-line gratuita de “O Guarani”, de José de Alencar

Olá, leitor(a)! 

Romantismo foi um movimento artístico que surgiu na Europa durante o século XVIII e rapidamente se difundiu nas artes e na literatura. O movimento literário no território brasileiro, que durou de 1833 até 1881, adquiriu características singulares quando comparado ao restante do mundo. 

No Brasil, o Romantismo é dividido em 3 gerações, cada uma marcada por obras consagradas da literatura nacional. O Guarani, de José de Alencar, é uma dessas obras. Lançada originalmente em 1857, ela também está disponível em formato HQ, 100% on-line e gratuita. A adaptação para o meio digital foi realizada em 2017 e conta com ilustrações para compor o material.

HQ de O Guarani on-line gratuita

Fonte: Reprodução

HQ digital O Guarani e importância da obra

O Guarani é um típico romance indianista da 1ª geração do Romantismo, com forte presença do nacionalismo, do detalhamento da natureza e do retrato do índio como o herói nacional.

A trama se concentra nessa temática do herói, em que o índio, Peri, deve proteger a mulher amada, Cecília, das ações do vilão, Loredano. A história também aborda o contexto colonial da época, já que se passa no século XV, inserindo a figura do português colonizador como um dos personagens. Você pode ler nosso resumo neste link.

O romance teve um impacto muito significativo no que diz respeito à imagem internacional do Brasil, que tinha se tornado independente há mais de 30 anos. Naquele momento, os artistas estavam preocupados em criar uma nova imagem do território brasileiro, exaltando as belezas naturais e o povo, e construir um sentimento de nacionalidade dentro do país.

Em 1857, não existia um mecanismo capaz de distribuir largamente esse conteúdo para as pessoas, mas no século XXI existe. Estamos falando da internet, em que podemos encontrar vários e-books de obras consagradas da literatura.

Pensando nisso, o Senado Federal, por meio da Livraria do Senado, adaptou a obra de Alencar para o formato HQ. A cada capítulo foram adicionadas ilustrações realizadas por Francisco Acquarone na primeira metade do século XX.

Isso tornou O Guarani mais lúdico e chamativa para o público, principalmente para os jovens, o que aumentou o seu alcance. Para baixar o e-book gratuitamente, clique neste link.

Livraria do Senado

Esse e muitos outros títulos da literatura brasileira você pode encontrar no site da Livraria do Senado. Desde 1969, a livraria é tutelada pelo Senado Federal e busca difundir conhecimento mediante livros impressos e digitais.

Além do site, ela possui dois estandes de venda em Brasília e participa com regularidade de feiras de livro por todo o Brasil. Para saber mais, clique aqui.

Ficou curioso(a) para ver os retratos da história de Peri e Cecília? Baixe o e-book e compartilhe este texto com os(as) amigos(as) nas redes sociais.

No Canal do Ensino, leia também:

Obrigado pelo tempo e até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo