Lego ajuda a construir conceitos de matemática
Olá amigos do Canal do Ensino.
Existem várias formas de trabalhar com Lego em sala de aula, com sua utilização o professor estimula o envolvimento e aprendizado de seus alunos através da resolução de problemas e cálculos, a utilização desse recurso faz com que a criança desenvolva o senso espacial e proporcional, o Lego pode ser utilizado desde as series iniciais ate o ensino médio e superior para programação e robótica.
O Lego é uma ótima ferramenta didática para ensinar os conceitos matemáticos, as aulas ficam mais dinâmicas, o aluno perde o medo da matemática e aprende fazer contas enquanto monta e desmonta blocos de Lego, os alunos interagem mais o que propicia um melhor aprendizado.
O professor pode criar varias atividades para trabalhar com Lego em sala.
Lego para construir raciocÃnio parte-parte-todo
O uso do Lego torna a contagem mais fácil, já que geralmente as peças de Lego são agrupadas em dois, com o passar do tempo ao realizar essa atividade os alunos já vão reconhecer os grupos e não terão mais necessidade de conta-los.
Lego = Operações coloridas prontas
Com a utilização  do Lego ensinar multiplicação e divisão fica mais fácil já que os alunos visualizam as peças que são separadas por cores e conseguem entender melhor por que 3×3=9 por exemplo, enquanto visualiza o aluno cria uma relação entre a quantidade e cor o que facilita seu entendimento.
Enfrentando frações com Lego
Na hora de explicar frações o professor tem mais opções utilizando as peças de Lego, o aluno consegue compreender nas peças como se representa um inteiro,  1/5, 3/4, por exemplo, ele consegue associar o que esta sendo explicado e visualizar na peça de Lego.
Explorando média, mediana, modo e alcance com Lego
Fica mais fácil para os alunos entenderem o que significa média, mediana, modo e alcance enquanto desmontam as torres de vários Lego, dessa forma o aluno consegue compreender o conceito do que esta vendo na teoria e aprende na pratica.
Duas dicas para o professor que quer ensinar com Lego são: explore não brinque e construa kits, ou seja deixe que seus alunos brinquem e explorem o Lego por um determinado tempo antes de iniciar as atividades com a sala, assim quando for iniciar sua aula não terá conflitos com a sala. Procure não entregar todas as peças aos alunos separe em pequenos sacos fechados, etiquetados, formando kits com a quantidade que será utilizada na aula, solicite que os alunos devolvam os kits da forma que receberam.
Até logo!