Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Informática e Internet » Laboratório de informática: a importância nas escolas

Laboratório de informática: a importância nas escolas

Olá, leitores!

Não há segredo na importância da informática para a formação de um aluno. Os computadores trazem um leque de softwares e aplicativos que trazem uma interatividade que não pode ser alcançada dentro de uma sala de aula comum.

Essa interatividade é fundamental para ensinar novos aspectos e estimular o que eles aprendem. Em idades mais novas a interatividade pode ser um fator determinante no interesse do aluno pelo que se aprende. Esse aspecto se mantém ao longo da vida escolar. É preciso estar sempre atualizado para poder manter a atenção dos alunos, principalmente em eras tão digitais.

Outro ponto fundamental para a introdução da informática nas escolas é a preparação dos alunos para entrar em um mundo mais tecnológico, podendo dar a eles uma base simples para que possam desenvolver suas próprias habilidades futuras.

A introdução da informática nas escolas deixou de ser uma questão de ponto de vista e passou a ser um consenso.

A importância dos laboratórios de informática

A importância dos laboratórios de informática nas escolas é quase que uma retórica. Não há mais fundamentos em não ter uma sala desse tipo no ambiente escolar.

No laboratório os alunos terão um contato com os computadores. Esse contato pode ser através de aulas de informática básica ou até mesmo em aulas complementares sobre as matérias comuns da escola, com jogos educativos sobre matemática, química, português, entre outras.

Oferecendo essas oportunidades de estudos diferenciados para os alunos, o interesse neles em aprender vai ser mantido.

Outra característica importante dos laboratórios de informática é que é muitas vezes nele que crianças e jovens tem o primeiro contato com computadores, firmando assim a importância social desse ambiente, pois é através deles que há a inclusão digital de pessoas que não poderiam ter acesso a tecnologia de outra forma.

Esses laboratórios não só auxiliam no aprendizado mas tem um importante papel para que crianças com condições menos favoráveis possam ter chances iguais no futuro.

Cuidados necessários com o Laboratório

laboratorio-computadores

Apenas ter o laboratório não é o suficiente. Computadores são máquinas que, apesar de simples e com funcionamento fácil, é necessário manutenção e atualização de seus componentes e de software para que você sempre tenha o aparelho em perfeitas condições de uso.

Em nível escolar é preciso considerar a importância do funcionamento de todas as máquinas, e também considerar que há um número grande de aparelhos para serem consertados em caso de defeito.

Algo que é preciso entender é que a manutenção de computadores é muito mais cara quando feita de forma reparatória ao invés de feita de forma preventiva.

Para grandes laboratórios o ideal é que a escola contrate uma empresa que ofereça medidas preventivas, com visitas semanais ou quinzenais para checar as máquinas tanto na parte de hardware como na de software, realizando até mesmo a limpeza das peças.

Com essa medida a escola pode estar segura de que terá um laboratório sempre funcional e pronto para auxiliar muitos alunos.

As escolas que vocês conhecem possuem algum laboratório? Como é a sua estrutura?

Até o próximo texto!

comentários (2)

Deixe um comentário

© 2012-2018 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo