Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Informática e Internet » Khan Academy oferece 3 cursos on-line gratuitos de computação

Khan Academy oferece 3 cursos on-line gratuitos de computação

Olá, leitor(a)!

A partir da popularização dos aplicativos e digitalização dos negócios, houve uma crescente demanda por profissionais da ciência da computação. Tendo isso em vista, a Khan Academy oferece 3 cursos on-line gratuitos sobre computação.

Os materiais têm como objetivo complementar a formação básica em computação e são voltados para alunos(as) e profissionais da área. Além disso, conforme será explicado adiante, a escola disponibiliza certificados diferenciados após a conclusão do curso.

Cursos da Khan Academy

Os cursos fazem parte de uma trilha de conhecimento da plataforma, mas podem ser realizados de maneira separada. Os conteúdos estão no formato de videoaulas e mesclam a teoria e a prática, com a aplicação de alguns desafios à medida que o(a) aluno(a) avançar de módulo. Vamos apresentar os cursos a seguir:

Khan Academy oferece 3 cursos on-line gratuitos de computação

Fonte: Reprodução

1. Programação

Essa é uma das profissões mais procuradas no mercado atualmente, já que pode atuar em vários segmentos da área de tecnologia. Desde aplicativos para celulares até o desenvolvimento de software para e-commerces, é necessário um(a) programador(a) para executar os processos.

O curso está dividido em 7 módulos mais um conteúdo extra, em que a Khan Academy convidou alguns profissionais da área para falar sobre suas experiências e dar dicas sobre a profissão:

  • Introdução a JavaScript: Desenho & Animação;
  • Introdução a HTML/CSS: criação de páginas Web;
  • Introdução a SQL: Consulta e gerenciamento de dados;
  • JavaScript avançado: Jogos & Visualizações;
  • JS avançado: Simulações Naturais;
  • HTML/JS: tornando páginas web interativas;
  • HTML/JS: tornando páginas web interativas com jQuery;

Clique aqui para acessar o curso.

2. Ciência da Computação

A ciência da computação também é um campo muito abrangente e está relacionado às dinâmicas e aos processos que envolvem dados, tecnologias e métodos baseados nos computadores. Além disso, esses processos estão sendo muito utilizados para reforçar a segurança no meio digital.

O curso está dividido em 3 módulos:

  • Algoritmos;
  • Uma jornada pela criptografia;
  • Jornada à teoria da informação.

Clique aqui para acessar o curso.

3. Hora do Código

O último curso não possui o mesmo formato dos anteriores e tem como foco a aplicação prática dos conceitos e técnicas. A Hora do Código consiste na realização, com tempo limite de 1 hora, de algum exercício proposto pela plataforma, como criar páginas web ou um programa de banco de dados.

Esse “curso” pode ser utilizado por pais e professores(as) para fazer com que o(a) aluno(a) pratique seus conhecimentos de computação e funciona como um complemento da formação. Clique aqui para acessar a Hora do Código.

Inscrição e certificado

Para realizar os cursos, é necessário fazer um cadastro na plataforma. Se você já possui cadastro, clique aqui e informe seus dados de acesso. Se você não possui cadastro, clique neste link e escolha entre as categorias disponíveis — “aluno”, “professor” ou “pai” — para prosseguir.

Depois, a plataforma oferece 4 opções para fazer a conta: pelo “Facebook”, “Google”, “Apple” e “Cadastrar com e-mail”. Basta escolher uma delas e seguir as instruções apresentadas. A Khan Academy não disponibiliza certificado de conclusão tradicional, apenas os seguintes certificados:

  • Certificado de treinamento de professores;
  • Certificado de Khanpeonato (desafio criado pela própria escola);
  • Certificados motivacionais.

Khan Academy

Criada em 2008, quando seu fundador, Salman Khan, ensinava matemática para a prima na internet, a Khan Academy é uma organização sem fins lucrativos com o objetivo de expandir o conhecimento, de forma acessível, para as pessoas. A organização oferece cursos de diversas áreas do conhecimento, como biologia, matemática, saúde, economia, entre outras.

A escola possui sede na Califórnia, nos Estados Unidos, e lançou seu site em setembro de 2014. Desde então, vem conseguindo atingir cada vez mais público e, apesar de ser uma organização estrangeira, os vídeos e textos são traduzidos para português pela Fundação Lemann — a fim de aumentar a acessibilidade e o alcance. Para saber mais sobre a Khan Academy, clique aqui.

O que acha de navegar nesse universo da computação e aprender mais sobre ele? Então, compartilhe este texto com os(as) amigos(as) nas redes sociais e comece a fazer os cursos com eles(as)!

No Canal do Ensino, leia também:

Bons estudos e até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo