Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Khan Academy: ferramenta onde você pode aprender qualquer coisa

Khan Academy: ferramenta onde você pode aprender qualquer coisa

Olá,

A internet facilitou muito o processo de aprendizagem, as pessoas podem aprender qualquer tema e de qualquer lugar. Um software que é bem apreciado pelos que estudam online é o Khan Academy.

Essa é uma plataforma, onde existem aulas para qualquer matéria: desde temas como geometria até artes, muitas coisas podem ser estudadas com o sistema de gráficos, por exemplo.

Como é que os estudantes aprendem cada uma das matérias?

As pessoas que acessam essa plataforma educativa selecionam a sua matéria e depois escolhem qual é o conteúdo que eles querem aprender. Um exemplo: aqueles que escolhem “Matemática” poderão ver porcentagens, Geometria, solução de problemas e muito mais.

Depois que essas pessoas já escolheram o conteúdo, elas podem ver tanto textos escritos quanto jogos e vídeos.

Especialistas em conteúdo

Para que os conteúdos das disciplinas sejam inseridos, existem especialistas em conteúdo. A responsabilidade deles é tanto de fazer os materiais quanto de fazer a revisão deles a fim de que os estudantes não encontrem quaisquer equívocos e possam estudar com todas as informações certas.

Os especialistas em conteúdo são para todos os temas: para a área de Ciências Humanas, por exemplo, eles são os profissionais da História ou da Sociologia, além de existirem os que são do ramo da filosofia e outros. Aliás, a formação dessas pessoas é observada antes de a plataforma aceitá-las: os que têm publicações, por exemplo, são preferidos por essa plataforma.

Para que os estudantes que buscam a Khan Academy sintam-se seguros, essa plataforma mostra uma parte da vida profissional desses especialistas, bem como o seu nome completo e até uma foto. Todos eles estão separados pela sua área e existe uma barra para que as pessoas busquem um especialista específico.

Por que os estudantes estão usando tanto essa ferramenta?

khan-academy

Desde quando os aplicativos para estudos apareceram, é natural que os estudantes de muitos ciclos queiram aproveitar a tecnologia para que a sua aprendizagem seja mais interessante. De fato, essa seria uma justificativa para que essa plataforma tenha tantos inscritos. Contudo, são também os resultados que ela traz que a deixa tão atraente para os alunos.

Nos Estados Unidos, por exemplo, os que usaram essa ferramenta de aprendizagem tiveram um desempenho escolar quase duas vezes maior: era de 1.8 vezes. Falando apenas da Matemática, que é uma das áreas nas quais mais existem usuários nessa plataforma, a obtenção de nota máxima aumentou 40%.

Patrocínio

Todos os recursos educacionais que a Khan Academy apresenta aos internautas são gratuitos. Com isso, essa plataforma necessita de apoiadores e muitas instituições americanas fazem parte dos que a patrocinam: até mesmo o Google realiza doações.

Além das companhias americanas, existem corporações latinas que fornecem donativos para que o site de estudos possa seguir no ar.

Tecnologia

Uma aliada para qualquer ferramenta educacional online precisa ser a tecnologia: utilizar meios novos para que os conteúdos sejam abordados e ter uma comunicação mais próxima com aqueles que estão estudando é imprescindível.

No caso do Khan Academy, as pessoas encontram softwares excelentes para que videoaulas sejam apresentadas, sempre com renovação do que ele apresenta como jogos e de estruturas em 3D com as quais os estudantes têm uma perspectiva mais completa quando estão vendo uma obra de arte, por exemplo.

Blog

Os usuários do Khan Academy acham textos de assuntos educacionais muito diferentes quando acessam o blog dessa plataforma. O direcionamento para ele vem da barra superior e, clicando no termo “blog”, são vistos muitos links separados por matéria. Além dos links, podem-se ver publicações, inclusive com os seus respectivos comentários.

O blog que essa ferramenta disponibiliza tem ainda vídeos com muitas reportagens e entrevistas que serão bem úteis quando os estudantes quiserem internalizar determinados assuntos.

Limitações para usar o Khan Academy

Os usuários não precisam pagar nada para estudar com esse site, mas uma limitação possível é que a maioria dos conteúdos que está nele é em Inglês, inclusive os textos do seu blog. No caso dos vídeos, alguns deles poderão ter legenda, mas muitos têm o áudio em Inglês e as pessoas que não entendem nada desse idioma não conseguirão acompanhar.

Apesar disso, existem poucos temas que estão em Português e pode valer a pena para os estudantes procurá-los nessa plataforma. Aliás, os materiais desse site educacional podem auxiliar até mesmo os docentes que preparam as suas aulas e querem uma fonte diferente.

Todos os que acessam o Khan Academy precisam de login. Na aba superior, existe a parte de cadastro e, ao lado, o “entrar”. É importante que todos os interessados nesse site façam o cadastro.

Em forma de aplicativo

No caso dos estudantes que não podem usar computadores, mas que querem testar a plataforma, é só utilizar o aplicativo que a Khan Academy tem. Esse aplicativo é localizado nas lojas da Apple e também do Google e, assim como o site, é gratuito.

As matérias que são vistas nesse aplicativo são as mesmas que estão disponíveis no site. Contudo, a acessibilidade poderá ser diferente, considerando qual é o sistema operacional daquele smartphone e qual é o seu processador.

As 40.000 atividades que a plataforma fornece para que se fixe o aprendizado também são acessíveis com o aplicativo. A quantidade de vídeos que o aplicativo disponibiliza também é impressionante: são mais de 10.000 videoaulas.

Acessando

Para curtir todo o Khan Academy clique aqui!

Bons estudos!

Deixe um comentário

© 2012-2017 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo