Você está aqui:Home » Vídeo Aula » Khan Academy disponibiliza Pixar in a Box em português

Khan Academy disponibiliza Pixar in a Box em português

Tutoriais gratuitos online demonstram como a Pixar Animation Studios utiliza Ciências, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática para criar a magia do cinema

Olá, leitores!

Pixar in a Box é um novo recurso online que explora os conceitos acadêmicos por trás do processo criativo da Pixar – está disponível em português no site da Khan Academy. Por meio de videoaulas, exercícios interativos e atividades práticas, os alunos descobrirão como os conceitos acadêmicos que aprenderam na escola permitem que os cineastas da Pixar criem novos mundos, animem personagens únicos e contem histórias através da animação. Embora tenham sido desenvolvidos especialmente para alunos dos ensinos fundamental e médio, esses recursos estão disponíveis para alunos de todas as idades, em inglês e português, totalmente de graça, com o apoio da Disney e do parceiro local da Khan Academy, a Fundação Lemann.

“Nossa missão, na Khan Academy, é oferecer educação gratuita e de alta qualidade para todos e em qualquer lugar”, disse Sal Khan, fundador e CEO da organização sem fins lucrativos, Khan Academy. “Despertar o interesse em matemática e em outras áreas acadêmicas é parte essencial disso, e estamos muito felizes com a parceria com a Pixar para atingir esse objetivo. O Pixar in a Box oferece aos alunos uma nova maneira de se envolverem com os principais conceitos acadêmicos e de ver o quão criativa a matemática pode ser”.

“Aprender nos torna principiantes de novo”, declarou Ed Catmull, presidente da Pixar e Walt Disney Animation Studios, “Pela minha experiência, a criatividade envolve falhas e imperfeições, e isso só reforça a importância de nos mantermos em constante aprendizado para continuarmos flexíveis e com o cérebro hábil. Ao trabalhar com a Khan Academy no Pixar in a Box, esperamos incentivar o entusiasmo do aprendizado e o pensamento criativo nos alunos dos ensinos fundamental e médio, além de oferecer ferramentas para isso”.

“Há muito tempo ouvimos professores de todos os anos manifestarem seu interesse em criar currículos baseados na animação”, explicou Elyse Klaidman, diretora da Pixar University and Archives. “Queríamos oferecer a eles recursos online gratuitos, e o Pixar in a Box transforma esse sonho em realidade. Esperamos que o projeto não só dê aos alunos uma visão dos bastidores de como nossos filmes são feitos, mas também os empolgue com relação aos conceitos de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática.”

Desde seu lançamento, em 2015, nos EUA, o Pixar in a Box contabilizou mais de 7 milhões de minutos de aprendizado no mundo todo. Atualmente, a Khan Academy tem 865 mil alunos ativos/mês e mais de 3,2 milhões de usuários cadastrados em toda a América Latina. O lançamento do Pixar in a Box no Brasil faz parte de projeto da Khan Academy para conquistar novos alunos na América Latina, oferecendo conteúdos em seu idioma local.

O Pixar in a Box nasceu do interesse comum entre a Pixar e a Khan Academy de estimular a criatividade inerente dos jovens e de inspirar o aprendizado em Matemática e Ciências. Seus criadores são Brit Cruise, produtor de conteúdo da Khan Academy, e Tony DeRose, cientista sênior e líder de grupo de pesquisa da Pixar. “Muitas crianças começam a perder o interesse em assuntos acadêmicos nos ensinos fundamental e médio em parte porque não entendem como esses conceitos se relacionam com aquilo que gostam”, explica DeRose. “O Pixar in a Box procura abordar essa desconexão mostrando como os cineastas da Pixar utilizam esses conceitos para obter benefícios criativos em seu trabalho diário”, completa Cruise.

 Os alunos já podem acessar o Pixar in a Box e aprender:

  • Como a análise combinatória é usada para criar multidões, por exemplo, um aglomerado de robôs em “WALL•E”, da Disney•Pixar.
  • Como as parábolas são usadas para modelar ambientes, como os campos gramados de “Valente”, da Disney•Pixar.
  • Como as médias ponderadas são usadas para criar personagens, como o Buzz Lightyear e o Woody.
  • Como a interpolação linear e cúbica é usada para animar os personagens.
  • Como a trigonometria é usada para criar os mundos onde as histórias da Pixar acontecem.
  • Como equações simultâneas são usadas para pintar todas as imagens da Pixar.

“Essas lições são a primeira fase de um projeto de três anos”, diz Cruise. “O primeiro ano tem como foco a Matemática, e as futuras lições do Pixar in a Box vão explorar Ciências, Ciência da Computação, Artes e humanidades”.

O Pixar in a Box é resultado da colaboração entre a Khan Academy e a Pixar Animation Studios, e é totalmente patrocinado pela Disney. Todos os recursos do Pixar in a Box estão disponíveis gratuitamente. A versão em português da Khan Academy foi possível graças ao apoio da Fundação Lemann.

Fonte: Fundação Lemann

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo