Você está aqui:Home » Dicas » Professores » Jogo para trabalhar em aula a ditadura militar

Jogo para trabalhar em aula a ditadura militar

Olá, pessoal!

Com a ascensão da tecnologia nas escolas, novos desafios em sala de aula são colocados aos os professores. Novos métodos de ensino, inovações e tecnologias são quase obrigatórias em tempos de constantes mudanças em todos os níveis da sociedade. Hoje trazemos aqui uma dica pra professores de história. É um jogo online para ensinar ditadura militar para seus alunos.

Esse foi um período crucial para a história do Brasil e influencia até hoje, tanto na política, quanto na economia e cultura do país.

Jogo sobre a ditadura militar

Este jogo educativo chamado “De Volta a 1964 – Sua Vida em Tempos de Ditadura” foi criado pela revista Super Interessante e aborda o fato histórico de um jeito diferente.

Com ele, o aluno volta ao passado e traça seu destino de acordo com os principais eventos da ditadura militar no Brasil. Cada um responde a uma série de perguntas e descobre qual teria sido sua trajetória se tivesse vivido naquela época.

A publicação ainda fez uma linha do tempo com os principais acontecimentos do período, para exemplificar os quase 21 anos dessa fase do Brasil.

O que foi a ditadura militar

A ditadura militar no Brasil, ou Quinta República Brasileira, foi o regime instaurado em 1º de abril de 1964 e que durou até 15 de março de 1985, sob comando de sucessivos governos militares. De caráter autoritário e nacionalista, teve início com o golpe militar que derrubou o governo de João Goulart, o então presidente democraticamente eleito. O regime acabou quando José Sarney assumiu a presidência, o que deu início ao período conhecido como Nova República (ou Sexta República).

Apesar das promessas iniciais de uma intervenção breve, a ditadura militar durou mais de duas décadas. Além disso, o regime pôs em prática vários Atos Institucionais, culminando com o AI-5 de 1968, que vigorou por dez anos. A Constituição de 1946 foi substituída pela Constituição de 1967 e, ao mesmo tempo, o Congresso Nacional foi dissolvido, liberdades civis foram suprimidas e foi criado um código de processo penal militar que permitia que o Exército brasileiro e a Polícia Militar pudessem prender e encarcerar pessoas consideradas suspeitas, além de impossibilitar qualquer revisão judicial.

Dica interessante para professores usarem em seus métodos de ensino, o jogo educativo sobre a ditadura militar é gratuito e fácil de usar. Aproveite.

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo