Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Comunicação e Marketing » JBQ.Global oferece 4 aulas on-line gratuitas sobre UX e UI

JBQ.Global oferece 4 aulas on-line gratuitas sobre UX e UI

Olá, leitor(a)!

O mercado de comércio eletrônico tornou-se um dos mais competitivos devido ao aumento das compras on-line durante a pandemia de Covid-19. O que antes era um movimento que ganhava força gradativamente, hoje é o formato preferido de compra de milhões de pessoas. Isso representa um desafio para empresas que trabalham na internet, principalmente quando a questão é a usabilidade do site.

Isso porque, oferecer uma experiência de uso satisfatória para o(a) usuário(a) durante a jornada de compra é um fator determinante para efetuar uma venda e fidelizar o cliente. Dessa maneira, empresas investem cada vez mais em user experience (UX) e user interface (UI). Pensando nisso, a JBQ.Global promove o Mês de UX e UI, com 4 aulas on-line gratuitas sobre as áreas e emissão de certificado de participação.

Mês de UX e UI da JBQ.Global

A JBQ.Global projetou 4 aulas on-line ao vivo, apresentadas por profissionais de UX e UI da própria empresa. As palestras acontecerão nos dias 9, 16, 23 e 30 de novembro de 2022, todas às 11:30h. Confira os temas a seguir:

1. O Multiverso de UX/UI — 9 de novembro

Com a evolução tecnológica e o contínuo processo de transformação digital, as pessoas são cada vez mais impactadas pela área de UX e UI. Seja para fazer compras on-line ou utilizar aplicativos de localização, por exemplo, o design dos sistemas e seus elementos interferem na experiência do usuário.

Nessa primeira aula será feita uma introdução sobre o universo de UX e UI, mostrando como funcionam as áreas e quais suas aplicações. O conteúdo aborda os seguintes tópicos:

  •  Mas de onde vem o termo UX?;
  • As disciplinas que fazem parte do Guarda-chuva de UX;
  • A diferença do UX e UI.

A palestra será ministrada por Lednard Ferreira, UX/UI Designer na JBQ.Global. Para se inscrever na palestra, clique aqui.

2. Planejar antes de executar — 16 de novembro

Assim como em outras áreas do mercado, o planejamento é uma etapa crucial para projetos de UX e UI Design. Essa fase é essencial para guiar as ações da equipe de execução durante o desenvolvimento de um projeto e evitar que contratempos e surpresas atrapalhem o andamento do trabalho.

Além disso, há ferramentas e dinâmicas que podem auxiliar a organização do time na elaboração de designs e interfaces. O conteúdo aborda os seguintes tópicos:

  • Entendendo o meu projeto;
  • Ferramentas para auxiliar o meu planejamento;
  • Quais métodos de pesquisa devo aplicar no meu projeto?;
  • Tudo que preciso saber antes de começar os Wireframe;

A aula será ministrada por Amanda Carolina, UX/UI Designer na JBQ.Global. Para se inscrever na palestra, clique aqui.

3. User interface não é sobre criar telinhas — 23 de novembro

Essa aula será focada na parte de UI e na construção de uma interface. Planejar e desenvolver uma interface é uma etapa que exige muita criação e atenção aos detalhes, pois isso influencia o trabalho da área de UX e, consequentemente, impacta toda a jornada de compra do cliente.

Um site ou sistema com interface intuitiva, em que o(a) usuário(a) tem facilidade de se situar nele, possui mais chances de prender a atenção da pessoa e mantê-la no conectada. O conteúdo aborda os seguintes tópicos:

  • O que é Style Guide (Guia de Estilo)?;
  • Combinação de cores, acessibilidade e sua importância além da beleza visual;
  • Do wireframe ao resultado final;
  • Prototipação — Visualizar antes de desenvolver.

A aula será ministrada por Lucas Benevides, UX/UI Designer na JBQ.Global. Para se inscrever na palestra, clique aqui.

4. Meu produto digital fez o GoLive. E agora, o que eu faço? — 30 de novembro

“GoLive” é um termo utilizado por profissionais de UX para sinalizar que o projeto que está pronto para a produção. Desse modo, a última aula da programação abordará o papel do UX durante esse momento e alguns conceitos que os(as) profissionais da área devem dominar.

A palestra também traz temas de questões tecnológicas e operacionais, como psicologia cognitiva dentro do consumo, a fim de expandir o conhecimento sobre esse universo. O conteúdo aborda os seguintes tópicos:

  • O que é e qual importância do Monitoramento pós GoLive?;
  • Psicologia cognitiva com design emocional dentro do consumo digital;
  • A importância dos dados;
  • Fatores de risco de um produto sem acompanhamento;
  • Benefícios do monitoramento de UX.

A aula será ministrada por Carla Bueno, UX Lead na JBQ.Global. Para se inscrever na palestra, clique aqui.

Inscrição e certificado

Para participar dos encontros ao vivo e receber lembretes do horário das palestras, basta clicar no link referente à(s) aula(s) que deseja assistir e preencher os campos com os dados solicitados. Ao final de cada palestras, a JBQ disponibilizará certificado de participação.

JBQ.Global oferece 4 aulas on-line gratuitas sobre UX e UI

Fonte: Reprodução

Importância do UX e UI e carreira nas áreas

Em primeiro lugar, é necessário diferenciar os conceitos de UX e UI. UX está relacionado à experiência do usuário com uma aplicação, ou seja, à maneira como ele(a) interage e se sente ao utilizar um site. Já UI está ligado ao uso da interface de um site, utilizado para guiar o(a) usuário(a) durante a navegação, levando-o(a) a tomar determinadas ações.

Apesar de conceitos diferentes, as áreas de UX e UI são complementares. Para que o(a) cliente tenha uma boa experiência de uso com um site ou e-commerce, ele(a) deve-se situar rapidamente na tela e conseguir utilizar os recursos disponíveis (clicar em botões, encontrar a busca, abrir imagens, entre outros) com facilidade para tomar as decisões referentes à jornada de compra.

Do mesmo modo, os profissionais de UX devem elaborar uma jornada de compra específica, planejando possíveis interações e sensações do(a) usuário(a), e repassar para o time de UI construir a interface voltada para os objetivos esperados. Logo, percebemos que as áreas estão em constante comunicação e atuam em conjunto para melhorar a experiência do usuário.

Ao oferecer uma experiência personalizada e satisfatória, os(as) usuários(a) passam a ter uma percepção positiva da empresa, aumentando a credibilidade do negócio e, consequentemente, conquistando mais clientes. Por isso, há muitas oportunidades de emprego nessas áreas, já que a tendência é continuar investindo com foco no(a) cliente.

De acordo com uma pesquisa da Alura, as vagas mais procuradas na área de UX são Product Designer (50%) e UX Designer (22,8%), com 59,8% das vagas no formato remoto. Além disso, como a demanda por esses serviços está alta, os salários são compatíveis com essa dinâmica. Segunda a mesma pesquisa, a média salarial mensal de um profissional júnior de UX está entre 2 e 4 mil reais. Isso revela a flexibilidade do setor e o investimento que vem sendo feito nele para aumentar a competitividade no mercado e a qualidade dos(as) profissionais.

JBQ.Global

Há mais de 15 anos no mercado, a JBQ.Global é uma empresa de consultoria em Tecnologia da Informação, especializada em terceirização e soluções personalizada para transformação digital. O foco da JBQ está em auxiliar grandes empresas que estão passando por processo de transformação digital.

Atuando na América Latina e na Europa, a empresa possui profissionais de arquitetura de software, de programação e desenvolvimento para oferecer suporte técnico, manutenção e treinamento. Para saber mais sobre os serviços da JBQ.Global e sua atuação no ambiente virtual, clique aqui.

Vamos conhecer mais sobre áreas que estão crescendo no mercado e abrem muitas possibilidades de trabalho? Então compartilhe este texto com os(as) amigos(as) que se interessam por user experience e user interface e aproveite as aulas com eles(as)!

No Canal do Ensino, leia também:

Até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo