Você está aqui:Home » Dicas » Arte e Cultura » Itaú Cultural: oficinas on-line gratuitas para crianças sobre cinema

Itaú Cultural: oficinas on-line gratuitas para crianças sobre cinema

Olá, leitor(a)! 

Fazer uma criança se divertir dentro de casa, ainda mais no contexto da pandemia de COVID-19, se tornou uma tarefa ainda mais desafiadora. Contudo, há várias maneiras de estimular a curiosidade e a vontade de brincar delas, utilizando materiais que você possui em casa. 

Foi pensando nesse cenário que, entre julho e setembro de 2021, o Itaú Cultural (IC) lançou a série Luz, sombra e ação! com 12 vídeos didáticos e lúdicos para ensinar crianças a construir instrumentos e brinquedos. Tudo de maneira segura, divertida e prática.

Luz, sombra e ação!

Desenvolvido pelo Itaú Cultural para criançasLuz, sombra e ação! é um projeto que visa promover materiais artísticos culturais para as crianças. O projeto utiliza conceitos de ótica, de fotografia e de cinema para criar instrumentos lúdicos a partir de objetos que são facilmente encontrados em casa. 

A série de 12 vídeos teve participação do artista visual e educador Gustavo de Magalhães, em que ele ensina passo-a-passo como construir os instrumentos e depois demonstra o resultado final, na prática. Saiba quais são as oficinas abaixo:

Oficinas on-line gratuitas para crianças

Fonte: Reprodução

1. Taumatrópio

O primeiro instrumento é um brinquedo inventado no século XIX e utiliza o conceito de persistência da visão: quando olhamos algo, a imagem do objeto permanece na nossa retina por uma fração de segundos, mesmo que o objeto tenha desaparecido. 

O taumatrópio vai brincar com esse conceito de ilusão e para construí-lo você só precisa de cartolina, palito de churrasco, cola, tesoura e material de desenho.

2. Imagens escondidas

Você sabia que sem luz não há como ver uma imagem? Provavelmente sim, mas sabia que é possível descobrir novas imagens quando jogamos mais luz em alguns desenhos? 

Nesta oficina, o artista ensina como isso é possível usando apenas folha sulfite, tesoura, cola, lanterna e material de desenho. 

3. Projetor de sombras

O cinema nada mais é do que uma máquina que projeta imagens em uma superfície lisa. Logo, podemos criar um sistema parecido com este usando o mesmo conceito. 

Com copos de plástico, fita adesiva, tesoura, cola, papel e material de desenho é possível criar um projetor de sombras capaz de emitir qualquer figura. 

4. Flip book

flip book brinca com o conceito de ótica ao apresentar rapidamente uma sequência de fotos ou desenhos, o que causa um efeito de movimento em quem está olhando. 

Para produzir um flip book é necessário folha sulfite, cola, régua, material de desenho e grampo de encadernação. 

5. Disco cinético

Este é mais um brinquedo baseado em conceitos de ótica e dessa vez brinca com a velocidade e a cor. Ao girar rapidamente o disco, a imagem presente nele desaparece ou fica em degradê. 

Para produzi-lo você vai precisar de papelão, folha de papel, um barbante, cola, tesoura e material de desenho.

6. Óculos 3D e anáglifo

Você já foi ao cinema e assistiu a um filme em que os personagens saíam da tela até a sua direção? Esse efeito nas imagens pode ser percebido graças aos óculos 3D, ou anáglifo. 

Para produzir esse tipo de óculos, sem sair de casa, você vai precisar de régua, cartolina, caneta permanente azul e vermelha, cola e material de desenho. 

7. Teatro de sombras

No palco, na rua, com sombras e até fantoches, o teatro está presente em vários formatos. Nesta oficina, você vai aprender como construir um teatro de sombras completo e caseiro. 

Você vai precisar de palito de churrasco, cola, uma caixa, tesoura, fita adesiva, papel vegetal e uma lanterna. 

8. Fenacistoscópio

Apesar do nome complicado de pronunciar, esse brinquedo consegue gerar imagens em movimento. Entretanto, para criar o efeito correto, você deve observá-lo por trás e na frente de um espelho. 

Para produzir o seu fenacistoscópio você vai precisar de papel, tesoura, palito de churrasco, tachinha e materiais de desenho.

9. Caleidoscópio

Criado em 1817, na Inglaterra, o conceito por trás deste brinquedo já foi utilizado para produzir vitrais e estampas de roupas ao longo das décadas. Ele é composto por um tubo em que, ao girá-lo, ele forma milhares de imagens fragmentadas. 

Para construí-lo você vai precisar de cartolina, EVA preto, fita adesiva transparente, 3 réguas, cola, material de desenho, canudo e palito de churrasco. Para ver a oficina, clique excepcionalmente neste link.

10. Câmera escura

Este vídeo vai ensinar a construir o instrumento mais antigo dessa lista. Idealizada na Grécia antiga, a câmera escura se consolidou no século XIX como o primeiro instrumento da fotografia. 

Com uma caixa de sapato, fita adesiva transparente, lupa, cola, cartolina preta, papel vegetal e tesoura você consegue criar o instrumento que inspirou a criação da câmera fotográfica.

11. Tablet

É possível criar um tablet analógico? A resposta é sim e você mesmo pode criar as imagens que vão aparecer na “tela”, como se estivesse escrevendo uma história. 

Você vai precisar de uma caixa de papelão, rolos de papel alumínio, tesoura, cola, tampinhas, tinta, pincel, material de desenho, folhas de sulfite e régua.

12. Projetor de hologramas

Este é o instrumento mais tecnológico da lista, mas até mesmo em casa é possível criar a invenção que produz imagens incríveis em 3D. 

Você vai precisar de uma embalagem de plástico, fita adesiva transparente e um celular para exibir os vídeos. Para saber como fazer, clique excepcionalmente neste link.

Itaú Cultural e IC para crianças

Itaú Cultural (IC) é uma organização criada em 1987 com o propósito de incentivar a criatividade das pessoas. Em 2019, ela passou a integrar a Fundação Itaú para Educação e Cultura, a fim de garantir mais segurança e frequência dos materiais para o cumprimento do propósito. 

Por meio da pesquisa, produção e difusão de materiais artísticos culturais, a organização busca inspirar as pessoas para gerar transformações no mundo da arte e cultura brasileira. E a inspiração começa desde muito cedo. 

A partir disso, há uma área do Itaú Cultural voltada exclusivamente para a produção de materiais para as crianças, o IC para crianças. Com a produção e divulgação de oficinas, livros e encontros presenciais, o IC leva cultura, arte e conhecimento para os(as) pequenos(as) de todo o Brasil. 

Para conferir a série Luz, sombra e ação! do IC para crianças, clique neste link.

São muitas oficinas e instrumentos interessantes, não é mesmo? Deixe nos comentários qual das oficinas você mais gostou! 

No Canal do Ensino, leia também: 

Aproveite as oficinas e até o próximo texto!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo