Você está aqui:Home » Dicas » Arte e Cultura » Itaú Cultural oferece oficinas on-line gratuitas para crianças sobre circo

Itaú Cultural oferece oficinas on-line gratuitas para crianças sobre circo

Olá, leitor(a)!

O circo é um dos primeiros locais criados pela sociedade para oferecer diversão e entretenimento. A arte circense chegou ao Brasil no século XIX, por volta de 1830, e era realizada por famílias europeias, que tiveram que adaptar o conteúdo e a forma do espetáculo aos gostos da população brasileira.

Desde então, esse entretenimento ganhou muita popularidade e relevância no território brasileiro. Pensando em compartilhar o conhecimento e a diversão dos espetáculos circenses, o Itaú Cultural (IC) disponibilizou uma série de oficinas on-line gratuitas sobre circo. O conteúdo é voltado para crianças e tem o objetivo de ensinar algumas performances que podem ser realizadas em casa.

IC para crianças – Circo

A série foi elaborada pelo IC para crianças, iniciativa do Itaú Cultural responsável por produzir conteúdos para o público infantil. As oficinas são ministradas pelo integrante da Companhia Suno, o malabarista, acrobata e palhaço Duba Becker.

O material está dividido em 10 vídeos e todos possuem tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Vamos apresentá-los a seguir:

Itaú oferece oficinas on-line gratuitas sobre circo para crianças

Fonte: Reprodução

1. Introdução ao malabarismo

O malabarismo é uma das práticas mais comuns do circo e faz muito sucesso entre o público. As apresentações podem parecer difíceis, mas Duba Becker mostra que aprender malabarismo é mais fácil do que parece.

Ele utiliza sacolas plásticas para ensinar um pouco do malabarismo de contato, assim como os(as) artistas fazem no circo. Clique aqui para ver.

2. Introdução à mágica

A mágica é um campo com diversas possibilidades e muitas técnicas envolvidas em seus processos. Discurso persuasivo, ilusionismo, foco e atenção são alguns dos conceitos que fazem parte desse universo.

Nesta oficina, a criança vai aprender truques e ilusionismos utilizando objetos do cotidiano. Clique aqui para ver.

3. Introdução ao equilíbrio

O equilíbrio é uma habilidade que possui muitos usos no circo, como se equilibrar em cordas penduradas em grandes alturas ou equilibrar objetos no corpo. Além disso, essa habilidade sempre desperta tensão e admiração no público.

Nesta oficina, o artista mostra como equilibrar objetos em algumas partes do corpo, como pés e nariz. Clique aqui para ver.

4. Introdução à mímica

A mímica, presente no circo europeu desde que ele foi fundado, é uma característica marcante das artes circenses da Europa. Quando chegou ao Brasil, essa característica perdeu espaço para apresentações que utilizam mais a fala.

Contudo, como essa forma de expressão ainda é muito popular, a oficina ensina as crianças sobre a mímica clássica. Clique aqui para ver.

5. Malabarismo com bolinha

Após aprender os princípios do malabarismo, é o momento de aprofundar mais essa habilidade. Nesta oficina, o artista evolui para malabares com bolinhas — ou meias, caso não tenha uma bolinha em casa.

Ele mostra como fazer malabarismo com uma, duas e três bolinhas. Clique aqui para ver.

6. Contorcionismo

Esse é um dos elementos mais complexos de ser desenvolvido no universo circense. Ele exige muita elasticidade, atenção e, principalmente, treinamento.

Nesta oficina, Duba Becker mostra algumas técnicas de alongamento para introduzir as crianças nessa difícil habilidade. Clique aqui para ver.

7. Acrobacia

Durante o espetáculo, o momento das acrobacias é um dos preferidos do público. Assim como o equilibrismo, ele desperta tensão, admiração e, na maioria das vezes, alívio ao perceber que a acrobacia deu certo.

Nesta oficina, o artista explica conceitos de força, agilidade e flexibilidade para mostrar como são feitas apresentações em solo, em dupla ou em trio. Clique aqui para ver.

8. Malabarismo com caixas

Continuando na habilidade do malabarismo, essa oficina ensina a malabarear utilizando caixas. No circo, há uma caixa específica para esse tipo de apresentação, chamada Cigar Box.

Em casa, a habilidade pode ser treinada utilizando rolos de papel higiênico. Clique aqui para ver.

9. Parada de mão

Essa oficina mostra um dos segmentos do equilibrismo: a parada de mão. Essa habilidade utiliza as mãos como centro de apoio do corpo.

Duba Becker ensina técnicas de alongamento e posições para desenvolver a parada de mão. Clique aqui para ver.

10. Introdução à palhaçaria

A última oficina aborda um dos principais elementos e símbolos do circo: o palhaço. Afigura do palhaço é considerada a alma do circo e faz uso de algumas habilidades listadas acima.

Duba Becker, que atua como palhaço na Cia Suno, introduz técnicas e conceitos necessários para se tornar um palhaço profissional. Clique aqui para ver.

Itaú Cultural e IC para crianças

Inaugurado em 1987, o Itaú Cultural é uma organização do Itaú que busca democratizar o acesso da população a produtos artísticos-culturais, contribuindo com a valorização da cultura. Para isso, o IC produz, incentiva e divulga conteúdos artísticos em suas plataformas.

Visando aproximar o público infantil e fomentar a cultura e a arte nesta etapa da vida, a organização lançou o IC para crianças, com materiais educativos e de entretenimento. Para saber mais sobre as ações do Itaú Cultural, clique aqui.

Vamos ampliar o conhecimento das crianças sobre o circo e ajudá-las a se divertirem em casa? Então compartilhe este texto com os(as) amigos(as) nas redes sociais!

No Canal do Ensino, leia também:

Até o próximo texto!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo