Itaú Cultural oferece curso on-line gratuito sobre produção audiovisual voltada para crianças
Olá, leitor(a)!
No filme A invenção de Hugo Cabret (2011), acompanhamos a jornada do menino Hugo, que vive em uma estação de trem na década de 1930. Lá, seu caminho se cruza com o de George Méliès, que, nesta obra de ficção, após se desiludir com os horrores da Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918), se aposenta da carreira de cineasta e passa a vender brinquedos em uma loja na estação.
Juntos, ele e Hugo (re)descobrem o cinema como uma fábrica de sonhos e de reflexões diante da dura realidade. Coincidindo com esses valores, e pensando em ampliar a compreensão sobre infâncias e imagens em movimento, o Itaú Cultural, por meio de sua Escola, oferece um curso on-line gratuito sobre produção audiovisual com e para crianças. A formação conta com uma carga horária de 10 horas, dividida em cinco aulas, e oferece certificado de conclusão.
Curso Infâncias plurais: produção audiovisual com e para crianças
O conteúdo foi organizado para levantar discussões sobre os métodos e os recursos necessários para uma produção audiovisual destinada às crianças que seja baseada no diálogo e na observação. Para tanto, apresenta um percurso formativo composto por vídeos, podcasts, documentos de leitura e infográficos, com legendas e interpretação em Libras.

Fonte: Reprodução
Ao longo dos materiais, o curso traça a definição do conceito de infâncias plurais e estuda as possibilidades da brincadeira e da imaginação. Ainda, traz um panorama histórico da evolução do cinema e se debruça sobre as relações entre produção audiovisual, arte e educação. A ementa detalhada contempla:
Aula 1 – Crianças e infâncias:
- Infância e criança: uma perspectiva antropológica;
- Ser-estar criança no mundo: corpo, gestos, sons;
- Práticas de escuta, observação e registro;
- Videoaula – Crianças e infâncias: um convite ao “agachamento”;
- Videoaula – Estudo de caso: As aventuras de Alice no País das Maravilhas.
Aula 2 – Produção audiovisual com crianças:
- Pré-cinema: brinquedos ópticos que produzem imagens em movimento;
- Ideias e estratégias para construir produtos audiovisuais com crianças;
- Planejamento e organização: pesquisa e seleção de espaços, materiais e equipamentos;
- Videoaula – Do pré-cinema ao pós-cinema: uma breve introdução;
- Videoaula – Estudo de caso: A.Cineminha – cinema experimental para crianças;
- Podcast – Inspirações poéticas: Emicida e apresentação do livro de poemas Amoras.
Aula 3 – O brincar e o brinquedo:
- Brincar livre versus brincar dirigido;
- Imaginação, criatividade e arte;
- Jogos de imaginação;
- Convite à experiência em campo: construção de taumatrópio;
- Videoaula – O brincar e o brinquedo: da materialidade à imaginação;
- Videoaula – Oficina: construção de taumatrópio (brinquedo óptico da época pré-cinema);
- Podcast – Inspirações poéticas: apresentação do poema Menino do mato, do escritor Manoel de Barros, como fonte de inspiração para se aproximar do ser criança e de seu modo de ver o mundo.
Aula 4 – Referências e inspirações na produção audiovisual com e para crianças:
- Apreciação e debate de vídeos selecionados na jornada Infâncias plurais 2020;
- Debate e reflexões sobre imagem em movimento em diálogo com crianças e infâncias;
- Podcast – Um convite à apreciação de vídeos feitos com e para crianças.
Aula 5 – Arte, educação e infâncias:
- Hibridismo arte-educação;
- Representações de infâncias na linguagem audiovisual;
- Artista-educador e compromisso social;
- Videoaula – Arte, educação e infâncias: retrospectiva do curso e reflexão sobre a responsabilidade social do artista-educador para e com crianças a partir das premissas do educador Paulo Freire;
- Podcast – Inspirações poéticas: apresentação do poema Ser criança, da escritora Tatiana Belinky, como inspiração para tratar aspectos quase universais que constituem as crianças do mundo.
As aulas contam com a participação de renomados especialistas. Um dos docentes é Melina Sanchez, mestra em educação pela UFSCar que foi coordenadora da Escola de Dança de São Paulo e consultora no programa das Fábricas de Cultura. Ao lado dela, está Rodrigo Gontijo, doutor em multimeios pela Unicamp que atuou no desenvolvimento das exposições A beleza sombria dos monstros, sobre a obra de Tim Burton, e As aventuras de Alice, sobre o livro Alice no País das Maravilhas e suas adaptações.
Inscrição e certificação
Apesar de ser destinado a artistas, educadores(as), gestores(as) e produtores(as) culturais, todas as pessoas interessadas podem se inscrever. Para tanto, é necessário acessar a página do curso e clicar em “Iniciar agora”. Se você já possuir cadastro na plataforma, basta preencher login e senha. Caso contrário, é só selecionar “Cadastrar” e informar os dados solicitados.
Para obter o certificado de conclusão, o(a) estudante precisa consumir a formação dentro do prazo indicado na plataforma e cumprir pelo menos 75% das atividades.
Itaú Cultural e sua Escola
Fundado em 1987, o Itaú Cultural considera a cultura essencial para a construção da cidadania. Logo, tem como objetivo mapear, estimular e difundir ações culturais e intelectuais na sociedade brasileira. Para tanto, realiza diversas atividades gratuitas, on-line e presenciais, como exposições, exibições de peças teatrais e de filmes, publicações, palestras, aulas e podcasts, sempre prezando a diversidade, a representatividade e a qualidade.
Uma de suas iniciativas é a Escola Itaú Cultural. Lançada em 2020 com a missão de facilitar o acesso ao conhecimento sobre arte e cultura, a plataforma oferece formações gratuitas, on-line e híbridas, que podem ser livres, de extensão e pós-graduação. Muitos de seus cursos são autoformativos e à distância, abordando temas como educação, gastronomia, cenografia, fotografia e dramaturgia. Para consultar o catálogo completo, acesse este link. Já para ficar por dentro de todas as ações do Itaú Cultural, basta clicar aqui.
E então? Pronto(a) para conhecer mais sobre a produção de obras audiovisuais para o público infantil? Compartilhe o texto com os(as) amigos(as) para que eles(as) também possam aprender sobre esse universo fascinante!
No Canal do Ensino, leia também:
- Sesc oferece curso on-line gratuito sobre iluminação cênica
- Sebrae oferece 6 cursos on-line gratuitos sobre o mercado audiovisual
Bom estudo!