Itaú Cultural oferece curso on-line gratuito sobre cinema brasileiro
Olá, leitor(a)!
Você sabia que ontem, 3 de abril de 2023, Central do Brasil, filme brasileiro que deu o que falar no Oscar de 1999, completou 25 anos? O cinema nacional, como pode-se perceber a partir dessa obra, é extremamente rico, repleto de nuances e reflexões sobre nossa condição humana e social. Com isso em mente, o Itaú Cultural, por meio de sua plataforma de educação virtual, oferece um curso on-line gratuito com certificado sobre cinema brasileiro. Confira!
Curso sobre cinema brasileiro
A formação Cinema brasileiro – fabulações sobre um território em disputa faz parte do projeto Constelação das artes, trilha de aprendizado, composta por várias capacitações, concebida pela Enciclopédia Itaú Cultural, que promove o diálogo entre a história da arte e da cultura e a construção da identidade nacional brasileira.
Com foco na sétima arte, o curso traça um panorama histórico do cinema brasileiro, analisando as contradições, as identidades em disputa e as possibilidades de diálogo presentes nos filmes. Para tanto, estuda os retratos cinematográficos de três localidades do país (Brasília, São Paulo e Amazônia); mostra como o cinema serviu para legitimar as ações do Estado e de certos grupos sociais; e reflete sobre as tensões raciais abordadas nas obras audiovisuais.
A formação é assíncrona, ou seja, pode ser consumida no ritmo do(a) estudante, quando e onde ele(a) quiser. Com 20 horas e constituído por vídeos, textos e questionários interativos, dispondo de legendas e acessibilidade em Libras, o material está estruturado em três eixos temáticos, cada um com quatro aulas, veja só:
Eixo 1: Alegorias de um território fraturado – discute filmes que retratam diferentes perspectivas da Amazônia, de São Paulo e de Brasília, bem como suas implicações políticas e culturais. As aulas que formam esse eixo são:
- Aula 1: Um corte seco e não dialético, natureza e progresso;
- Aula 2: O irreparável da história;
- Aula 3: Utopia de um lugar em suspensão;
- Aula 4: A explosão do Terceiro Mundo.
Eixo 2: Corpo, espaço, fratura e fartura – mostra como as tensões que permeiam a identidade brasileira se refletem em obras audiovisuais a partir da análise de códigos corporais, raciais, históricos e sociais. As lições que compõem essa unidade são:
- Aula 1: A fúria do corpo;
- Aula 2: Quilombo como tecnologia;
- Aula 3: O não lugar como condição;
- Aula 4: A fala muda dos espaços.
Eixo 3: Territórios Brasis: encontros entre o mar e a terra – versa sobre as intersecções entre cinema, história e território, estudando especialmente as maneiras simbólicas de retratar o mar nas obras audiovisuais e de abordar narrativas que fogem do padrão. As aulas desse módulo são:
- Aula 1: Povo-embarcação;
- Aula 2: Pano e contraplano da pedagogia cinematográfica;
- Aula 3: Figurações marítimas do cinema brasileiro;
- Aula 4: Territórios da existência do cinema lésbico contemporâneo brasileiro.
Todo esse conteúdo é ministrado por Carol Almeida, doutora em comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), crítica de cinema e integrante assídua de comissões responsáveis por festivais de filmes; Juliano Gomes, crítico, diretor de cinema e professor, mestre em Tecnologias da Comunicação e Estética pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); e Mariana Lucas, doutoranda em audiovisual pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e mestra em história social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Inscrição e certificação
Apesar de ser destinado a educadores(as), produtores(as) culturais e estudiosos(as) das artes, todas as pessoas interessadas podem se inscrever. Para tanto, é necessário acessar a página do curso e clicar em “Iniciar agora”. Se você já possuir cadastro na plataforma, basta preencher login e senha. Caso contrário, é só selecionar “Cadastrar” e informar os dados solicitados.
Para obter o certificado de conclusão, o(a) estudante precisa consumir a formação dentro do prazo indicado na plataforma e cumprir pelo menos 75% das atividades.
Itaú Cultural e sua Escola
Fundado em 1987, o Itaú Cultural considera a cultura essencial para a construção da cidadania. Logo, tem como objetivo mapear, estimular e difundir ações culturais e intelectuais na sociedade brasileira. Para tanto, realiza diversas atividades gratuitas, on-line e presenciais, como exposições, exibições de peças teatrais e de filmes, publicações, palestras, aulas e podcasts, sempre observando a diversidade, a representatividade e a qualidade.
Uma de suas iniciativas é a Escola Itaú Cultural. Lançada em 2020 com a missão de facilitar o acesso ao conhecimento sobre arte e cultura, a plataforma oferece cursos gratuitos, predominantemente virtuais e autoformativos, que abordam temas como educação, gastronomia, cenografia, fotografia e dramaturgia. Para consultar o catálogo completo, acesse este link. Já para ficar por dentro de todas as ações do Itaú Cultural, basta clicar aqui.
E então, fez sua inscrição? Compartilhe o artigo para que mais pessoas possam aprender sobre um tema tão fascinante!
No Canal do Ensino, leia também:
- Sesc lança curso on-line gratuito sobre cinema brasileiro
- Itaú Cultural oferece curso on-line gratuito sobre produção audiovisual voltada para crianças
Bom curso!