Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Educação e Pedagogia » Itaú Cultural oferece 4 cursos on-line gratuitos sobre educação e arte

Itaú Cultural oferece 4 cursos on-line gratuitos sobre educação e arte

Olá, leitor(a)!  

No início de 2020, quando a pandemia de Covid-19 já atingia boa parte do mundo e o medo tomava conta dos nossos corações, a arte, e tudo que dela provém, foi o que nos deu força e esperança para acreditar que seria possível construir novos caminhos. Cenas de músicos(as) tocando em varandas, para aplacar a solidão do isolamento social, encheram nossos olhos de lágrimas, mas também de muita beleza.  

Essa sensibilidade, motivada pelas manifestações artísticas, é um dos maiores bens imateriais da humanidade. Amparado nessa crença, o Itaú Cultural, por meio de sua plataforma educacional, oferece 4 cursos on-line gratuitos sobre educação e arte. As formações são autoinstrucionais, com diversos recursos para que o(a) cursista possa aprender de modo independente, e disponibilizam certificado de conclusão.  

4 cursos on-line gratuitos sobre educação e arte 

Voltada especialmente para profissionais da educação, a série Percursos nas artes para professores possui 4 cursos que exploram a arte de maneiras distintas. Apesar de eles terem educadores(as) como público-alvo, qualquer pessoa interessada pelos temas abordados pode se inscrever. 

As formações foram estruturadas pela plataforma Escola Itaú Cultural e têm como intuito incentivar o uso de conteúdos artísticos na sala de aula e na vida. A partir de vídeos, textos, quizzes interativos e audiolivros, as aulas discutirão diversos campos da arte e como ela pode ser uma excelente ferramenta educacional. Vejamos mais detalhes a seguir:  

Itaú Cultural oferece 4 cursos on-line gratuitos sobre educação e arte

Fonte: Reprodução

1. Arte-educação como prática emancipatória

Apresentado pela educadora Luciana Ribeiro, este curso coloca em questão a colonização da educação e das expressões artísticas e busca criar olhares sob perspectivas não ocidentalizadas. O conteúdo programático é composto por 32 aulas, com carga horária de 10 horas, e aborda a origem de alguns conceitos da arte e como reestruturá-los para contemplar maior diversidade. A formação está dividida em 6 eixos temáticos: 

  • Apresentação; 
  • Arte hoje: decolonizações, antirracismo e novas narrativas; 
  • Projetos e metodologias de inferiorizações nas artes; 
  • Entre o tradicional e o contemporâneo: construções e reconstruções por meio da arte; 
  • Arte e educação como práticas emancipatórias e de luta contra as desigualdades; 
  • O que fazer para construir novas propostas de arte-educação. 

Para iniciar o curso, clique aqui 

2. A música e seus desdobramentos

Neste curso, o músico e educador André Hosoi mostra a influência da música nos espaços, principalmente o escolar, as funções e fundamentos dessa forma de arte e o que nosso corpo tem a ver com tudo isso. O conteúdo é composto por 31 aulas, com carga horária de 12 horas, e pretende dar suporte para professores(as) explorarem essa expressão artística em sala de aula a partir de itens do cotidiano. A formação está dividida em 4 eixos temáticos: 

  • Apresentação; 
  • Eu e a música; 
  • O corpo musical; 
  • Práticas musicais. 

Para iniciar o curso, clique aqui. 

3. As artes do corpo como metodologia

Descrevendo o corpo como principal ferramenta para a produção de novos conhecimentos, este curso tem como objetivo promover o uso da dança e do teatro em sala de aula. Nele, a artista e educadora Deise de Brito apresenta essas áreas a partir de narrativas decolonizadoras e estimula a reflexão sobre o fazer cênico como manifestação política e social. O conteúdo programático, que tem carga horária de 12 horas, é composto por 32 aulas divididas em 6 eixos temáticos: 

  • Boas-vindas; 
  • As artes do corpo; 
  • Pluriversos corporais; 
  • O quadril subversivo; 
  • Travessia investigativa; 
  • Reflexões.  

Para iniciar o curso, clique aqui. 

4. Arte e ciência

O último curso da série é mediado pela doutora em artes visuais Alecsandra Matias de Oliveira e traz um rico conteúdo sobre a arte enquanto conhecimento científico. Entre os principais objetivos, destacam-se o de mostrar as relações entre as expressões artísticas e a ciência e o de elucidar quais contribuições a arte ofereceu para o desenvolvimento de áreas científicas no decorrer da história. A formação possui 33 aulas, divididas em uma carga horária de 12 horas, e apresenta 5 eixos temáticos:  

  • Apresentação; 
  • Proposições artístico-científicas; 
  • As revoluções na arte e na ciência; 
  • Novos materiais, tecnologia e contemporaneidade; 
  • Reflexões.  

Para iniciar o curso, clique aqui. 

Inscrição e certificado 

Para se inscrever em um dos cursos (ou em todos eles), basta entrar no link mencionado nas descrições e clicar em “Inicia agora”. Se você já possui cadastro na plataforma, preencha o e-mail e a senha solicitados no lado esquerdo da página e comece o curso.  

Caso não tenha conta, clique em “Cadastrar”, no lado direito da página, preencha todos os dados e confirme o termo de adesão. As formações devem ser concluídas em até 30 dias a partir da data de inscrição, e o certificado de conclusão é fornecido mediante aproveitamento de 75% das aulas e atividades. 

Itaú Cultural e Escola Itaú Cultural 

O Itaú Cultural foi criado em 1987 e tem como principal objetivo produzir e divulgar conteúdos artístico-culturais para o povo brasileiro. A organização acredita que tanto a arte quanto a cultura são elementos indispensáveis para o exercício da cidadania, consequentemente, para a construção de um país melhor e mais sensível.  

Nesse sentido, como parte de suas ações, surgiu a plataforma educacional Escola Itaú Cultural. Trata-se de uma iniciativa voltada para a formação gratuita de qualidade, que oferece cursos livres, de extensão e pós-graduação nos campos relacionados à arte e à cultura. Para obter mais informações sobre a plataforma e as ofertas formativas, clique aqui.  

Se você também acredita que a educação e a arte podem tornar o mundo um lugar mais habitável, compartilhe este artigo com os(as) amigos(as) e inicie os cursos com eles(as)!  

No Canal do Ensino, leia também: 

Bons estudos e até breve!  

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo