Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Educação e Pedagogia » Itaú Cultural oferece 2 cursos on-line gratuitos sobre fotografia e literatura na educação

Itaú Cultural oferece 2 cursos on-line gratuitos sobre fotografia e literatura na educação

Olá, leitor(a)! 

Durante o isolamento social, em decorrência da pandemia de Covid-19, educadores(as) do mundo todo tiveram que descobrir formas de lecionar a distância. Ainda que as ferramentas artísticas já existissem no meio pedagógico, elas passaram a ser muito mais utilizadas nesse período. Isso porque os(as) professores(as) buscavam oferecer uma dinâmica convidativa aos (às) estudantes, de modo a promover maior engajamento nas aulas. 

Nesse sentido, e amparando profissionais que desejam inovar em suas classes, a Escola Itaú Cultural disponibiliza 2 cursos on-line e gratuitos que mostram como a fotografia e a literatura podem ser inseridas no processo de aprendizagem. Além disso, abordam as vantagens que essas expressões artísticas apresentam quando aplicadas em metodologias de ensino. 

Cursos disponíveis 

Ambos os cursos são autoformativos, o que significa que o(a) cursista poderá acompanhar as aulas no próprio ritmo de estudos. Ademais, contam com recursos como quizzes interativos, material de apoio, vídeos e legendas em português e em Libras. Vejamos, abaixo, mais detalhes sobre cada um deles:

Itaú Cultural oferece 2 cursos on-line gratuitos sobre fotografia e literatura na educação

Fonte: Reprodução

1. Percurso nas artes para professores: a fotografia na sala de aula

Essa formação propõe o uso da fotografia como instrumento pedagógico, ampliando o espaço da sala de aula e fomentando, por exemplo, a subjetividade dos(as) alunos(as). O conteúdo traz discussões sobre história da fotografia, linguagem fotográfica, movimentos históricos da área e muito mais.  

Dividido em 30 aulas, o curso possui carga horária de 10 horas e tem como docente responsável João Kulcsár, curador de exposições fotográficas e mestre em artes pela Universidade de Kent, na Inglaterra. Para acessar a formação, clique aqui. 

2. Percurso nas artes para professores: literatura na sala de aula

Esse curso tem como objetivo fazer com que professores(as) trabalhem a literatura do ponto de vista social, estimulando discussões sobre textos e os impactos que eles podem causar em que lê. O conteúdo programático aborda temas como a importância da literatura feminina e da escrita de textos no gênero diário. 

A formação está dividida em 30 aulas e possui carga horária de 10 horas. A docente responsável pelo conteúdo é a escritora Tatiana Sabadini, graduada em comunicação social pelo Centro Universitário IESB e mestranda em literatura na Universidade de Brasília (UnB). Para acessar o curso, clique aqui. 

Inscrição e certificado 

Para se inscrever em um dos cursos (ou nos dois), é necessário ter uma conta na plataforma da Escola Itaú Cultural. Se você já possui uma, realize o login normalmente aqui. Caso contrário, clique neste link e preencha os dados solicitados. Depois, basta acessar a formação desejada e clicar no botão “Inicia agora”.  A instituição fornece certificado após assistir a, no mínimo, 75% das aulas. 

Itaú Cultural e Escola Itaú Cultural 

O Itaú Cultural (IC) foi criado em 1987, entendendo a cultura como peça-chave para a construção da cidadania e da identidade brasileira. Nesse sentido, sua missão é democratizar e promover acesso a conteúdos artístico-intelectuais para todos os públicos. Pensando nisso, o IC desenvolve inúmeras atividades e iniciativas gratuitas.  

A Escola Itaú Cultural é uma delas e tem como foco o ensino a distância, possibilitando a formação cultural de forma simples e acolhedora. Desde sua fundação, em 2020, a plataforma oferece palestras, oficinas, cursos livres e de pós-graduação de alta qualidade. Para mais informações sobre o projeto, clique aqui. 

Viu só como a arte e a cultura podem renovar o ambiente de ensino e aprendizagem? Então compartilhe nosso artigo com os(as) amigos(as) educadores(as) e incentive uma educação transformadora! 

No Canal do Ensino, leia também: 

Bons estudos e até o próximo texto! 

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo