Você está aqui:Home » Dicas » Filmes » Itaú Cultural lança plataforma de streaming gratuita

Itaú Cultural lança plataforma de streaming gratuita

Olá, leitor(a)! 

Que tal aproveitar um fim de semana repleto de arte e cinema? O Itaú Cultural lançou a plataforma de streaming gratuita Itaú Cultural Play, com um catálogo inicial focado no cinema brasileiro que traz 135 títulos vindos de todas as regiões do país.  

O projeto engloba clássicos, obras premiadas e criações independentes, com filmes de ficção, longas-metragens, curtas, documentários, séries e animações. A seguir, falaremos sobre os destaques da plataforma e explicaremos como acessá-la. Confira! 

O que é a Itaú Cultural Play?

Itaú Cultural lança plataforma de streaming gratuita

Fonte: Reprodução

O projeto já era planejado pela companhia há dois anos e tem o objetivo de englobar a diversidade brasileira de artistas e temáticas. A plataforma ainda contará com mais duas etapas de lançamento, que devem ser concluídas até setembro de 2021 e consistem na integração com os espaços de cinema do Itaú e, posteriormente, na chegada aos aparelhos de smart TV.  

Há a possibilidade futura de monetizar alguns conteúdos, mas a maior parte dos itens da plataforma tende a permanecer gratuita. A Itaú Cultural Playdisponível para desktops, tablets e celulares, via Android iOS, traz uma seleção de filmes marcada por variedade, originalidade e representatividade regional, incluindo produções de autorias indígenas e negras. 

Além disso, o projeto conta com inúmeros parceiros, como a São Paulo Companhia de Dança, os Institutos Alana e CPFL, a Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), os canais Arte 1 e TVE/Bahia. Também conta com a programação de eventos importantes, como o Festival do Filme Documentário e Etnográfico de Belo Horizonte, responsável pela seleção de obras de produtores indígenas, IN-Edit (Festival Internacional do Documentário Musical) e É Tudo Verdade, que contribui com curtas premiados em suas edições. 

Quais são os destaques? 

Em sua fase inicial, a plataforma Itaú Cultural Play homenageia dois diretores brasileiros consagrados, Glauber Rocha (1939 – 1981) e Luiz Carlos Barreto (1928). Entre suas produções que estão no catálogo, temos:  

Deus e o Diabo na Terra do Sol (Rocha, 1964)

O filme Deus e o Diabo na Terra do Sol aborda a história de Manuel, um vaqueiro revoltado com a exploração imposta pelo coronel Moraes que acaba matando-o em uma briga. Por isso, passa a ser perseguido por jagunços, o que faz com que fuja com sua esposa Rosa. O casal se junta aos seguidores de Sebastião, beato que promete o fim do sofrimento por meio do retorno a um catolicismo místico.  

Isto é Pelé (Barreto, 1974)

O documentário Isto é Pelé narra a vida de Edson Arantes do Nascimento (1940), o Pelé, contando sua longa carreira no futebol. O jogador fala sobre suas qualidades e são exibidas cenas de partidas importantes. O filme também mostra momentos históricos do futebol brasileiro, como as Copas do Mundo de 1958 e de 1970. 

Como acessar? 

Confira o passo a passo para criar sua conta e assistir: 

  1. Acesse o site oficial da Itaú Cultural Play; 
  2. Clique no botão branco “Cadastre-se e descubra”; 
  3. Preencha os campos com nome completo, data de nascimento, e-mail e crie uma senha. Não se esqueça de concordar com os termos de privacidade; 
  4. Clique em “Acessar Conta” e comece a navegar. 

Vale lembrar que, para fazer o cadastro, é preciso ser maior de 18 anos e morar no Brasil. 

E então? Está ansioso(a) para assistir aos filmes disponíveis na plataforma de streaming gratuita oferecida pelo Itaú Cultural? Deixe nos comentários as obras que você pretende ver!  

No Canal do Ensino, você também encontra: 

Boa sessão e até a próxima! 

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo