Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Concursos Públicos » Interpretação de textos para concursos públicos

Interpretação de textos para concursos públicos

Olá!

verbo interpretar, de acordo com o dicionário Aulete Digital, comporta seis significados, dos quais vamos destacar apenas dois: dar sentido a; explicar (palavra, texto, lei etc.); dar um significado a; considerar, julgar.

Interpretar é descobrir o sentido e significado de algo. Sim. Descobrir o que o bendito autor quis dizer naquele determinado texto, para poder responder corretamente à pergunta que vem logo em seguida. E não me refiro somente à questões de língua portuguesa: quase todas as questões de quase toda prova têm um pouco de interpretação de texto. Afinal, se você não entendeu a pergunta, certamente não vai conseguir achar a resposta.

Legal. E como melhorar a interpretação?

Se você fizer uma busca simples sobre isso no Google vai achar algumas dicas interessantes como “leia em um lugar tranquilo”, “leia com atenção, e releia quantas vezes achar necessário”, “tenha um dicionário ao seu lado”, e etc.

Sim. São dicas lindas. Mas, não nos pertencem, né? Não podemos escolher um lugar tranquilo, nem reler mil vezes e nem muito menos consultar um dicionário na hora da prova. Então vamos à algumas dicas que realmente podem ajudar:

  1. Leia o texto inteiro: não pare na primeira palavra desconhecida. Ao ler tudo, você vai ter uma visão geral sobre o assunto, e talvez aquela palavra ou aquele parágrafo que você não entendeu faça sentido no final das contas;
  2. Embora você não possareler mil vezes o texto, repita a leitura pelo menos uma vez. Isso vai fazer com que você fixe melhor o tema tratado, e compreenda de maneira clara a intenção do autor.
  3. Você não está ali para ter uma opinião própria. Lembre-se: a opinião é do autor, você só deve percebê-la, e, a partir dela, chegar às conclusões (que também são dele). Não deixe que as suas ideias prevaleçam sobre as dele.
  4. Leia o enunciado da questãocom a mesma atenção que você leu o texto. Ele é tão importante quanto.

Também é interessante trazer as três maiores causas de erros nas perguntas que envolvem interpretação de texto, e enquadrá-las dentro das dicas acima.

  1. Extrapolação: ocorre quando se sai do contexto, acrescentado ideias que não estão notexto. Solução: dica 2 (a releitura faz com que você encontre os limites do texto).
  2. Redução: ocorre quando se dá atenção apenas a um aspecto, que pode ser insuficiente para o total entendimento do tema desenvolvido. Solução: dica 1 (ver o texto como um todo te mostra o conjunto das ideias, e não particularidades)
  3. Contradição: ocorre quando o leitor tira conclusões diferentes das apresentadas, com base em seu conhecimento ou convicção. Solução:dica 3 (as ideias e as conclusões que importam são as do autor, e não as suas).

E, por fim, uma dica fatal de como treinar tudo isso: leiaLeia mais. E leia mais um pouco.

Luciana Pimenta. Mãe em tempo integral. Coordenadora Pedagógica no IOB Concursos em horário comercial. Advogada quando necessário. Autora, revisora e diagramadora quando sobra tempo. E ainda caminhando.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo