Você está aqui:Home » Dicas » Intercâmbio » Intercâmbio voluntário: tudo o que você precisa saber

Intercâmbio voluntário: tudo o que você precisa saber

Olá, leitor!

A procura por intercâmbios voluntários vem crescendo. Por meio desse tipo de viagem, é possível se envolver com outras culturas, aprender um novo idioma, conhecer pessoas diferentes e participar de projetos socais. Porém, muitas pessoas ainda não sabem como funciona o processo para fazer essa modalidade de intercâmbio. Por isso, no artigo de hoje, vamos explicar as principais dúvidas relacionadas ao assunto. Confira!

Como funciona o intercâmbio voluntário?

Intercâmbio voluntário

Fonte: Reprodução

Ao optar por realizar um intercâmbio voluntário, você se dispõe a fazer determinadas atividades sem retorno financeiro. Precisa estar bem claro que, independente das funções que você exercerá, não haverá remuneração por isso.

Contudo, é importante ressaltar que, mesmo sendo um intercâmbio voluntário, a viagem envolve custos com transporte, hospedagem e alimentação. Então, não se esqueça de se organizar em relação a isso.

Esse tipo de experiência pode durar de 2 semanas a 3 meses, dependendo do país e do projeto para o qual você está se voluntariando, que pode envolver desde causas humanitárias até iniciativas sociais locais. Por isso, muitas pessoas acabam escolhendo o período de férias para fazer um intercâmbio voluntário.

Para participar, é preciso ser maior de idade e ter um nível de inglês ou da língua do país fluente ou intermediário. Também existem atividades das quais menores de 18 anos podem participar, desde que acompanhados pelos responsáveis.

Como organizar um intercâmbio voluntário?

A viagem pode ser viabilizada por meio de agências e organizações estudantis, mas também é possível montar tudo sozinho. Neste caso, lembre-se de que ficarão a seu cargo as responsabilidades com passagem, hospedagem, projetos e instituições. 

Contudo, se você deseja otimizar o processo, é interessante contar com a ajuda de organizações estudantis ou de agências especializadas. Isso acaba facilitando serviços como contratação de voos, hospedagem, seguro de saúde internacional, entre outras burocracias.

Onde fazer intercâmbio voluntário?

Separamos algumas agências que possuem programas de intercâmbio voluntário. Confira!

AIESEC:  oferece um programa de voluntariado global, no qual os jovens se candidatam para as oportunidades de seu interesse;

CI Intercâmbio: é mais focada em trabalhos sociais e ambientaispara ajudar na conservação do ambiente ou desenvolver ações humanitárias;

Exchange do Bem: possui mais de 50 opções de intercâmbio voluntário na África, Ásia e América Latina.

Volunteer Vacations: especialista em férias voluntárias, conta com mais de 30 programas em 20 países.

Precisa saber falar inglês?

Falar inglês é algo que vai auxiliar muito neste processo. Em alguns casos, a fluência na língua inglesa chega a ser um pré-requisito para a viagem. Mas, mesmo quando não há essa exigência, saber se comunicar minimamente em inglês pode facilitar o aproveitamento máximo do intercâmbio.

Isso acontece pois, quanto mais preparado você estiver, mais condições pessoais e psicológicas terá para ajudar. Chegar ao destino e ter dificuldades para se expressar pode tornar essa experiência não tão positiva assim.  

Se você viajar para um país cujo idioma oficial não é o inglês, também é indicado saber um pouco sobre a língua local.

Por que é importante fazer intercâmbio voluntário?

Fazer um intercâmbio voluntário pode trazer experiências e aprendizados significativos, já que é uma forma de sair da zona de conforto, entrar em contato com outras culturas e viver uma realidade diferente da sua. Assim, esse tipo de viagem costuma proporcionar autoconhecimento, autonomia e crescimento pessoal.

Além disso, segundo um estudo publicado pela Universidade de Harvard no fim de 2015, participar de trabalhos voluntários traz benefícios para a saúde, diminuindo o estresse e aumentando a qualidade de vida. 

Um intercâmbio também é uma oportunidade para fazer amizades e até contatos profissionais, já que é uma experiência valorizada pelo mercado de trabalho e permite o aprimoramento de habilidades como criatividade e fluência em um idioma estrangeiro.

Quanto custa fazer um intercâmbio voluntário?

O valor para fazer um intercâmbio voluntário varia de acordo com o país escolhido, a duração da viagem, o custo da passagem e o local de hospedagem. Mas, se investir em um intercâmbio fora do país está fora de suas possibilidades financeiras, saiba que também existem opções dentro do Brasil.

Não se esqueça…

Ao se candidatar para um programa de intercâmbio voluntário, é fundamental conhecer bastante o projeto do qual pretende participar. Pesquise sobre a cultura local, os trabalhos prestados pela instituição e seus princípios. Se possível, converse com outros voluntários para saber como foram as experiências deles.

Esse tipo de viagem é uma forma de treinar habilidades como comunicação interpessoal e criatividade, além de fazer você se destacar no campo profissional. Uma pesquisa realizada pelo Deloitte, em 2013, apontou que 4 em cada 5 diretores de recursos humanos levam em consideração os trabalhos voluntários realizados pelos candidatos na hora de contratar.

E vocês? Estão pensando em fazer um intercâmbio  voluntário?E quem já fez, como foi essa experiência? Deixem aqui nos comentários!

Boa sorte e até mais!

Para saber mais sobre os diferentes tipos de intercâmbio, clique aqui!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo