Você está aqui:Home » Livros Grátis » Diversos » Intercâmbio nas férias: estude em outro país!

Intercâmbio nas férias: estude em outro país!

Olá Leitores,

O intercambio é uma atividade que todos querem fazer pelo uma vez na vida, é o sonho de muitas pessoas viver nem que seja por apenas um mês em outro país.

Os dez países mais desejados pelos estudantes brasileiros são o Canadá, depois vem os Estados Unidos, seguidos pela Inglaterra, Austrália, Irlanda, Nova Zelândia, África do Sul, Suíça, Espanha e Alemanha.

Sendo assim, separamos algumas etapas do que você precisará para iniciar seus estudos e moradias em um intercâmbio nas férias.

Qual o seu foco?

A primeira etapa a definir é qual o foco do intercâmbio, qual tipo de experiência você quer trazer para a sua vida. Exemplo, defina primeiro se vocêr quer no caso aprender um curso com o nome da escola no currículo, ou uma faculdade para ter o mesmo efeito, se quer conhecimento no idioma e entre outros.

Decidindo primeiramente o foco do seu intercâmbio você saberá quanto deve ficar, e as demais atividades que serão realizadas. Por exemplo, se for faculdade, um mês não basta.

Treine o idioma

Caso for fazer um curso que não seja do idioma, é preciso saber falar e entender a língua do país em que deseja ir. Como você estará indo aprender algo que você ainda não sabe, ou aprimorar, nenhum professor falará com você em português, então é bom treinar caso já fale a língua, se não procure aprender primeiro antes de ir.

Se for intercâmbio cultural para aprender o idioma, caso já saiba algumas coisas treine mesmo assim, para não correr o risco de cair em um nível que você já passou aqui no Brasil.

Pesquise!

Depois de decidir o que você fará, pesquise sobre exatamente tudo, pesquise primeiro: o local em que deseja ir, faça uma lista de lugares possíveis e os que você sempre quis conhecer, veja os pós e contras de cada, olhe seu orçamento e veja quais países possíveis você conseguirá aproveitar da melhor maneira; pesquisa as escolas, quais são realmente boas, a carga horário de cada uma; pesquise o lugar, veja os passeios mais legais para fazer, o que tem de melhor na cidade, onde e como você pode ir e se locomover.

Formato do intercambio

Pesquise muito antes de decidir qualquer coisa, depois vá atrás das agências de intercambio ou empresas que possam realizar essa experiência para você, independente se for cultural, profissional ou para estudar.

Ao contatar as empresas de intercâmbio você verá grandes diferenças de preços, por isso é importante pesquisar tudo antes de ir nelas. O que varia o preço são as escolas, acomodações, se oferecem ou não a passagem de avião, seguro e entre outras ferramentas importantes.

Se prepare!

Como você está indo para um país diferente, uma cultura diferente, é importante entender os costumes do país destino. Você pode ir para países que a diferença não será tão grande assim do Brasil, mas em muitos outros lugares são.

Por isso é preciso conhecer antes e se preparar para o que virá, para não ter um choque cultural ao chegar no destino.

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo