Você está aqui:Home » Dicas » Intercâmbio » Intercâmbio de pessoas com +50: tudo o que você precisa saber

Intercâmbio de pessoas com +50: tudo o que você precisa saber

Olá, leitor!

Viajar e aprender mais sobre uma nova cultura é transformador para qualquer pessoa. Por isso, os intercâmbios têm ganhado destaque, já que possibilitam muitas experiências enriquecedoras para os viajantes.

E se você possui mais de 50 anos e deseja se aventurar realizando um intercâmbio, veio ao lugar certo! Nesse texto, vamos trazer todas as informações que você precisa saber para atingir esse objetivo. Confira!

Intercâmbio depois dos 50 anos

Intercâmbio terceira idade

Fonte: Reprodução

O intercâmbio costuma ser associado a jovens estudantes. Mas, ultimamente, cada vez mais pessoas com mais de 50 anos estão buscando essa experiência, para se manterem ativos, saírem da zona de conforto e conhecerem culturas e pessoas diferentes.

O intercâmbio depois dos 50 é oferecido por muitas agências de turismo, que montam pacotes especiais para atender às necessidades dessa faixa etária.

Programas disponíveis

Há inúmeras possibilidades para realizar um intercâmbio depois dos 50 anos. Entre os programas mais oferecidos pelas agências estão:

  • Cursos de idiomas;
  • Cursos de idiomas ou profissionalizantes e universitários;
  • Cursos de idiomas com atividades específicas;
  • Ensino Superior no exterior.

Essas opções variam de acordo com o país de destino escolhido. Contudo, os programas voltados para cursos também incluem momentos de lazer. Por isso, ao optar por um pacote, certifique-se que ele possui atividades que sejam do seu agrado.

Nesse sentido, os passeios mais comuns são visitas a museus e galerias de arte, idas ao teatro, aulas de culinária, de História da Arte e passeios guiados pela cidade com professores de idiomas.

Cuidados especiais

Depois de uma certa idade, alguns cuidados precisam ser tomados. Assim, é necessário organizar a viagem com antecedência, para providenciar as devidas precauções. Se você faz uso de remédios, por exemplo, é fundamental levá-los para o intercâmbio, com as doses corretas para todos os dias que você ficará fora.

Outro ponto que não deve ser deixado de lado é o seguro de viagem. Lembre-se de contratar um pacote com um bom seguro, capaz de lhe dar assistência ao menor sinal de que as coisas não vão bem. Imprevistos podem acontecer com qualquer um e é bom estar precavido.

Benefícios

Há vários motivos para realizar um intercâmbio depois dos 50 anos. Conheça alguns:

  • Socialização: o intercâmbio é uma maneira de conhecer novas pessoas e fazer amizades;
  • Novas experiências: conhecer um país, uma língua e uma cultura diferente é uma forma de ter novas experiências;
  • Aprender algo novo: o intercâmbio é uma possibilidade de desenvolver novas habilidades. A maioria dos pacotes inclui cursos de idiomas, de gastronomia, entre outros;
  • Empreender nos negócios: para aqueles que ainda atuam no mercado de trabalho, o intercâmbio representa uma oportunidade para empreender. Lugares e culturas diferentes ajudam a ter novas ideias;
  • Melhora a autoestima: um intercâmbio proporciona o aumento da autoestima, já que traz desafios e o coloca em contato com o novo.

Como escolher um pacote?

A forma mais comum é por meio de agências de viagens, que costumam oferecer programas especiais, elaborados levando em consideração a faixa etária. É possível também montar um pacote de forma individual, mas demanda mais tempo e trabalho. Ao escolher o país de destino, não se esqueça de pensar em fatores como clima, idioma, moeda e localização das acomodações.

Conclusão

Realizar um intercâmbio depois dos 50 anos significa desafio, aprendizado e novas experiências, sendo um momento de lazer, mas também de transformação e expansão dos limites. Se você tiver dúvidas sobre fazer ou não esse tipo de viagem, não deixe de conversar com  pessoas que já passaram por essa experiência. 

E então? O que você achou do nosso artigo sobre intercâmbio para pessoas com mais de 50 anos? Gostaria de fazer uma pergunta ou compartilhar experiências e sugestões? Deixe aqui nos comentários!

Boa sorte e até logo!

Para saber mais sobre os diferentes tipos de intercâmbio, clique aqui!

comentários (1)

  • Lucas

    Fazer o programa de intercâmbio na Terceira idade no exterior deixou de ser privilegio somente para jovens, ainda bem!

    Hoje, há programas de intercâmbio exclusivos para pessoas acima de 50 anos, o Intercâmbio Terceira Idade. Conhecidos como 50+, são programas que combinam aulas de idioma com atividades culturais e excursões, destinados aos aventureiros da melhor idade.Feito sob medida para quem quer aprender ou aperfeiçoar o idioma de maneira leve e descontraída e viver uma experiência cultural única. Além de estudar, o viajante terá a oportunidade de conhecer lugares turísticos e ainda conviver e fazer novas amizades com pessoas da mesma faixa etária, provenientes de diversas partes do mundo.

    Quem gostar da dica https://www.rodamundo.tur.br/intercambio-para-a-terceira-idade/

    Responder

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo