Você está aqui:Home » Dicas » Intercâmbio » Intercâmbio Au Pair: como fazer gastando pouco?

Intercâmbio Au Pair: como fazer gastando pouco?

Olá, leitores!

O mercado de trabalho anda cada vez mais competitivo e as empresas têm se tornado mais exigentes durante o processo de contratação de seus colaboradores.

Há alguns anos, era necessário ter formação universitária, um tempo depois, fluência na língua inglesa, em seguida, falar vários idiomas, e agora, pede-se experiência fora do Brasil, ou seja, intercâmbios.

Entretanto, não são todos os brasileiros que têm condições financeiras de fazer uma viagem desse tipo, e mesmo excelentes currículos acabam sendo descartados pelos recrutadores.

A boa notícia é que existe uma modalidade de intercâmbio mais em conta que pode ajudar a alavancar sua carreira em apenas um ano. Estou falando do intercâmbio Au Pair. Quer entender um pouco mais sobre esse tipo de experiência? É só continuar acompanhando o post.

O que é intercâmbio Au Pair?

Intercâmbio Au Pair

Fonte: Reprodução

O termo Au Pair tem origem no francês e que dizer “ao par” ou “igual”. O intercâmbio recebe esse nome porque o viajante vai morar na casa de uma família em outro país, tornando-se parte dela e de sua rotina.

O intercâmbio Au Pair é voltado para pessoas que buscam adquirir fluência em qualquer idioma enquanto vivenciam uma nova cultura e atuam cuidando de crianças por um ano.

Portanto, você vai para um país de sua escolha, para aprender um novo idioma e morar com uma família nativa. Essa é uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional e, o melhor de tudo, com baixo custo.

Cada país tem um regulamento específico para o intercâmbio Au Pair. Nos Estados Unidos, por exemplo, essa modalidade é oferecida apenas para candidatas do sexo feminino, pois eles acreditam que a contratação é mais rápida, já que as famílias se sentem mais confortáveis em receber meninas.

Outro fator no qual quem pretende fazer esse tipo de intercâmbio deve prestar atenção é a remuneração, já que alguns países, como Estados Unidos, Alemanha e França, remuneram Au Pairs, enquanto outros não garantem o pagamento de um salário mensal.

O intercâmbio Au Pair assegura para os viajantes refeições, acomodações, férias, bolsas de estudo e assistência médica internacional.

Nos Estados Unidos, algumas agências ainda oferecem um workshop em Nova York na primeira semana. Nele, as garotas aprenderão sobre cuidados infantis, cultura americana, brincadeiras que as crianças gostam e o seu tipo de alimentação preferida. O programa de Au Pair tem um ano de duração, mas pode ser estendido por mais 6, 9 ou 12 meses.

Quais são os benefícios de uma Au Pair?

Segundo a regulamentação do programa e de acordo com o que foi determinado pelo Departamento de Estado Americano, uma Au Pair:

  • Trabalha no máximo 45 horas por semana, não mais do que 10 horas por dia.
  • Tem direito a um dia e meio de folga por semana e um final de semana inteiro livre por mês.
  • Tem direito a duas semanas de férias remuneradas durante o programa.
  • Vai viver com uma família anfitriã por 12 meses, podendo estender esse período.
  • Deve completar pelo menos 6 créditos, ou o equivalente em horas, em uma universidade americana credenciada.
  • Deve receber da família anfitriã acomodação, refeições, um salário semanal de USD 195.75 e uma bolsa de até USD 500 para ajudar a custear seus estudos.
  • Terá 4 semanas para viajar como turista ao final do programa.
  • Terá suporte durante o programa através de coordenação local.

Pré-requisitos para participar do intercâmbio Au Pair

Para participar do intercâmbio Au Pair, a pessoa precisa cumprir alguns requisitos, já que as famílias são muito exigentes e estudam profundamente cada candidata antes de aceitá-la.

O primeiro requisito é gostar de crianças. Além disso, é exigido ter pelo menos o segundo grau completo e inglês intermediário. Quanto à idade, é preciso ter entre 18 e 26 anos, entretanto, algumas agências aceitam garotas com até 28 anos.

Outro requisito é ter experiência comprovada de, no mínimo, 300 horas com crianças (que não sejam familiares). Além disso, é preciso estar disponível para permanecer pelo menos 12 meses no país de destino e ter carteira de habilitação internacional. Finalmente, a Au Pair não pode ter filhos e deve ser solteira.

Como são as famílias que recebem as Au Pairs?

Para que as famílias sejam selecionadas para participar do programa, é preciso cumprir uma série de requisitos. No caso dos Estados Unidos, os integrantes das famílias devem ser cidadãos americanos ou residentes no país.

Geralmente, são famílias de classe média ou alta que trabalham fora, têm de 3 a 4 filhos e moram em cidades pequenas ou em subúrbios próximos a centros urbano. Podem ser compostas por pais solteiros ou casados e pertencer a qualquer tipo de crença religiosa. Além disso, cerca de 80% dessas famílias já tiveram uma Au Pair em casa.

Curiosidades que você precisa saber sobre as Au Pairs

Tarefas domésticas

Como Au Pair, você precisa ter em mente que será um membro da família e, como integrante desse lar, você também deverá participar das atividades domésticas.

Mas, tome cuidado. Durante o processo de contratação, serão descritas as tarefas que você realizará, e você deve ficar restrita somente a elas. Essa é uma norma para ser seguida à risca.

Automóveis

Grande parte das famílias que participam do programa possui automóveis, entretanto, nem todas os deixam disponíveis para a Au Pair utilizar. Assim, durante a entrevista, verifique com a família as condições de transporte público na cidade em que você ficará.

Carteira de motorista internacional

Outra exigência do programa é que a candidata tenha carteira de motorista nacional e internacional. Além disso, é preciso ter prática em direção veicular.

Região

Grande parte das famílias anfitriãs, mais especificamente 90% delas, vive em cidades de tamanho médio ou em subúrbios (perto de grandes cidades). No entanto, existem famílias que vivem em cidades pequenas e mais afastadas.

Processo de seleção das Au Pairs

Durante o processo seletivo, as famílias entrevistam as candidatas por telefone. Então, é importante ter fluência intermediária no idioma do país para o qual você pretende ir. Além disso, é nessa fase que as futuras Au Pairs são questionadas sobre sua experiência com crianças. Logo, quanto mais experiência, melhor a colocação.

Como se tornar uma Au Pair?

Se você está decidida a se tornar uma Au Pair, vale a pena seguir as dicas que preparamos. Vamos começar?

Escolha a agência e veja palestras informativas

O primeiro passo é escolher a agência de intercâmbio mais adequada para o seu perfil. Em seguida, a instituição avisará sobre palestras informativas que ocorrem durante o ano em várias cidades.

Esses eventos são uma das melhores maneiras de você saber mais detalhes e tirar todas as suas dúvidas sobre o programa. A duração da palestra varia de acordo com a agência, mas a média é de 2 horas. Muitas vezes, há a participação de uma ex-Au Pair para falar um pouco sobre sua experiência.

Preencha seu application online

Antes mesmo de participar da palestra informativa, você já pode começar a criar o seu perfil e a preencher o application. Esse é um passo indispensável para as candidatas, já que a melhor maneira de atrair a atenção da família anfitriã é um application bem caprichado.

Nele, é importante que você insira suas experiências com crianças, além de suas aptidões profissionais e escolares. Ainda há um espaço para você descrever seus hobbies, talentos e interesses.

Além de preencher seu application, você deve entregar os seguintes documentos na agência de  intercâmbio:

  • Uma carta pessoal para a família anfitriã.
  • Pelo menos 3 contatos para referências (não podem ser de familiares).
  • Um formulário preenchido pelo seu médico confirmando que você está em boas condições de saúde.
  • Fotografias que revelem sua personalidade e sua rotina.
  • Cópias de seu certificado de conclusão do ensino médio, da carteira de motorista e do atestado de antecedentes criminais.

O envio das fotografias é para que a família anfitriã te conheça melhor. Tire fotos de sua rotina e seus hobbies, mostrando realmente quem você é.

Como no intercâmbio Au Pair a candidata fará parte da família que irá recebê-la, o processo de seleção é bastante exigente, já que é preciso que a menina tenha um perfil específico. É isso que irá determinar o sucesso de sua participação no programa.

O processo seletivo também é bem burocrático. Depois da realização da entrevista, é feita uma revisão do perfil da candidata, de seus formulários e das referências. Por isso, é fundamental ser honesta e sincera em todas as respostas e documentos.

Também será solicitado que a candidata faça um vídeo, para se apresentar para a família que irá recebê-la. Essa é considerada uma das partes mais importantes do processo de seleção. Se você não tem experiência na criação de vídeos, não se preocupe, pois as agências de intercâmbio disponibilizam um guia que irá te ajudar nessa etapa.

Seja escolhida por uma família anfitriã

Você está quase lá! Agora que já cumpriu toda a parte burocrática, é hora de ser escolhida pela família anfitriã. Veja como ter êxito na seleção:

  • Assim que seu application for aceito, os responsáveis pelo programa no país de destino irão revisar suas habilidades e qualificações.
  • Quando uma família solicitar uma Au Pair com o seu perfil, você será colocada em contato com ela através de sua conta online. A família poderá acessar suas informações pessoais e você também receberá alguns dados sobre ela.
  • A família anfitriã irá ver seu application e assistir ao seu vídeo para te conhecer melhor. Se ela gostar de seu perfil, será solicitada uma entrevista por telefone.
  • Após a entrevista, você e a família terão um tempo para decidir se querem seguir com o processo.
  • Assim que ambas tiverem decidido, será dado início aos trâmites para a viagem.

Dê entrada no seu visto e finalize todos os preparativos para a viagem

Agora que você já conhece a família que será sua anfitriã, é o momento de preparar a documentação para a viagem.

Se você optar por fazer o intercâmbio nos Estados Unidos, precisará do visto J-1, que é a forma legal de passar um ano nesse país. O visto tem validade de 12 meses, mas concede mais 30 dias de permanência  após o término do programa.

A agência de intercâmbio dará as orientações necessárias para a solicitação do visto. Mas é tarefa da Au Pair agendar um horário no Consulado Americano e passar por uma entrevista; o visto só será emitido após estes procedimentos.

A agência de intercâmbio também irá emitir suas passagens de avião. Como os embarques geralmente ocorrem nas mesmas cidades, a maioria das Au Pairs acaba viajando em grupo.

Certifique-se de que terá um representante da agência de intercâmbio no aeroporto do país destino; isso irá facilitar sua chegada e recepção. Somente após um treinamento específico é que as Au Pairs são encaminhadas para as casas das famílias, onde finalmente começarão o seu intercâmbio.

Terei suporte durante meu intercâmbio Au Pair?

Antes do embarque, você receberá os contatos da sua Area Director, que é o setor da agência de intercâmbio que vai te acompanhar durante o programa e estará disponível sempre que você precisar.

Esse departamento é especializado no atendimento das necessidades tanto das famílias quanto das Au Pairs. A equipe ainda tira dúvidas sobre a região em que você irá morar, as escolas em que as Au Pairs poderão fazer cursos, a carteira de motorista local, entre outras perguntas que poderão surgir ao logo do tempo.

Prós e contras de ser uma Au Pair

Entre os pontos positivos de ser uma Au Pair, destacam-se:

  • Não ter que se preocupar com aluguel e outras contas como água, luz e internet.
  • Não precisar fazer compras.
  • Nos Estados Unidos, algumas famílias disponibilizam carro para uso particular e pagam até a conta de telefone (mas isso ocorre esporadicamente).
  • É a forma mais barata de viver no exterior.
  • Melhorar a fluência no idioma local.
  • Aprender mais sobre a cultura do país de destino.
  • Conhecer pessoas de todo o mundo.
  • Desenvolver maturidade e independência.
  • Melhorar seu currículo e sua atuação como profissional.

Por sua vez, existem também as desvantagens de ser uma Au Pair. São elas:

  • Por conviver 24 horas por dia com a família, é difícil saber quais são seus momentos de folga.
  • As crianças podem precisar de ajuda durante suas horas de descanso.
  • A maioria das famílias gosta de interagir com a Au Pair. Isso acaba fazendo com que você participe de muitas atividades e trabalhe mais do que o permitido.
  • É preciso se adaptar ao estilo de vida da família.
  • A família é o mais importante. Sua vida pessoal ficará sempre em segundo plano.

Outras opções de trabalho no exterior

Se você é do sexo masculino e pretende fazer um intercâmbio, saiba que também existem oportunidades para você. Veja e escolha a mais adequada para seu perfil:

Disney Cultural Exchange Program

O Disney Cultural Exchange Program é um intercâmbio que ocorre durante as férias de verão do Brasil. Nele, o participante terá a oportunidade de trabalhar nos parques do complexo e aperfeiçoar suas habilidades profissionais e pessoais.

Monitor de acampamento

Se você gosta de trabalhar com crianças e adolescentes, a função no exterior ideal para você é monitor de acampamento. Nesse tipo de intercâmbio, você terá 10 semanas para aprender sobre as tradições americanas e conhecer as belezas naturais do país.

O mais interessante é que, após a conclusão do programa, o viajante tem o benefício do Grace Period, que é o direito a um mês nos Estados Unidos para fazer turismo.

Agora que você sabe tudo sobre o intercâmbio Au Pair, é hora de preparar sua viagem! Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

Até a próxima!

Para saber mais sobre os tipos de intercâmbio, clique aqui!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo