Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Institutos Federais: Mais de 200 Cursos Online Gratuitos com Certificado de Graça

Institutos Federais: Mais de 200 Cursos Online Gratuitos com Certificado de Graça

Como você está usufruindo do seu tempo nesse período de isolamento social? Já pensou em utilizar suas horas para fortalecer alguma habilidade? O Canal do Ensino está aqui para ajudá-lo(a) na capacitação profissional, por isso, trouxemos mais dicas para você aproveitar a quarentena. Confira!

11 institutos federais disponibilizaram cursos on-line gratuitos em ambientes virtuais de aprendizagem denominados MOOCs – Massive Open Online Courses (Curso On-line, Aberto e Massivo, tradução para o português). As aulas abordam assuntos como desenvolvimento de sistemas, empreendedorismo, uso de ferramentas para educação a distância, negócios, informática e idiomas. A carga horária varia entre 20 e 120 horas; após a conclusão, o participante recebe uma declaração ou certificado.

O que são institutos federais?

De acordo com o Ministério da Educação, são instituições que ofertam educação profissional e tecnológica em todos os níveis e modalidades. O objetivo é qualificar o indivíduo para os diversos setores da economia brasileira, a fim de fortalecer o desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional.  

A história iniciou em 1909, quando o então presidente Nilo Peçanha criou 19 escolas de Aprendizes e Artífices por meio do Decreto nº 7.566. O objetivo era qualificar a população carentedisponibilizando ensino profissional primário e gratuito. Em 2008, começou a vigorar a Lei 11.892, que instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica 

Distribuída em todos os estados brasileiros, a Rede integra, atualmente, 38 institutos federais, 2 Centros Federais de Educação Tecnológica (CEFETs), o Colégio Pedro II e 23 escolas técnicas vinculadas às universidades federais. Há cursos de qualificação, ensino médio integrado, cursos superiores de tecnologia e licenciaturas. O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), por exemplo, é ofertado em institutos federais. 

Em 2011, veio a Rede e-Tec Brasilque fomenta a educação profissional e tecnológica na modalidade EaD (Educação a Distância). O objetivo é democratizar o acesso à educação profissional pública e gratuita. Por isso, 11 instituições federais conseguiram abrir suas aulas para qualquer pessoa que deseja potencializar suas habilidades: Instituto Federal Baiano, Instituto Federal Sertão Pernambucano, Instituto Federal do Acre, Instituto Federal do Amazonas, Instituto Federal do Pará, Instituto Federal de Rondônia, Instituto Federal do Tocantins, Instituto Federal do Espírito Santo, Instituto Federal do Sul de Minas Gerais, Instituto Federal do Rio de Janeiro e Instituto Federal do Rio Grande do Sul. 

A seguir, saiba como funciona a aula on-line! 

Ferramentas de estudo disponíveis

Por meio da parceria entre o Instituto TIM e a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação, foi desenvolvida a plataforma TIM Tec para as instituições públicas de ensino da Rede e-Tec Brasil.

O MOOC, como é chamado, é uma plataforma aberta, geralmente criada por órgãos acadêmicos, acessível para qualquer pessoa com conexão à internet. Por meio desse sistema, os institutos federais oferecem diversos recursos para os alunos aprenderem de modo autodidata, ou seja, sozinhos. Veja as ferramentas disponíveis:

a) Vídeos on-line

As aulas são divididas em pequenos capítulos, com poucos minutos de duração. Assim, os estudantes podem assistir a cada um dos conteúdos com tranquilidade, conforme seu próprio ritmo.

b) Testes e simuladores

Após finalizar um capítulo, o aluno pode responder aos testes ou realizar exercícios em simuladores de programação para computadores. O objetivo é ajudá-lo a reforçar o conhecimento sobre a matéria estudada.

c) Fórum

Os participantes também contam com um fórum. As melhores questões e respostas ficam no topo da lista. O intuito é que todos colaborem uns com os outros no processo de aprendizagem.

Gostou? Agora confira a lista dos institutos federais que oferecem aulas on-line gratuitas.

11 institutos federais oferecem cursos on-line gratuitos

Fonte: Canal do Ensino

11 institutos federais oferecem cursos on-line gratuitos

São diversas opções em diferentes áreas do conhecimento. Não há pré-requisitos para acessar as plataformas, portanto, o interessado pode escolher qualquer MOOC, seja do Instituto Federal do Acre, seja do Instituto Federal do Amazonas. Contudo, alguns sistemas colocam prazo de inscrição, como ocorre com o Instituto Federal do Rio Grande do Sul e o Instituto Federal do Rio de Janeiro. Nesses dois casos, fique atento(a) para não perder a data da matrícula.

Quanto à emissão da declaração ou certificado, é necessário entrar no sistema como aluno para saber o passo a passo, pois a estrutura de alguns MOOCs é diferente. No geral, o participante gera o documento ao final do curso, caso atinja o aproveitamento necessário para aprovação. Para acessar a plataforma, basta realizar um breve cadastro e, depois, clicar no menu “Cursos”. Todas as aulas são gratuitas, aproveite!

1) Instituto Federal do Acre 

São 27 cursos: 

Para mais informações, por favor, clique aqui.

2) Instituto Federal do Amazonas 

São 10 cursos: 

Para mais informações, por favor, clique aqui.

3) Instituto Federal Baiano

São 29 cursos:

Para mais informações, por favor, clique aqui.

4) Instituto Federal do Espírito Santo 

São 4 cursos: 

Para mais informações, por favor, clique aqui.

5) Instituto Federal do Pará 

São 29 cursos: 

Para mais informações, por favor, clique aqui.

6) Instituto Federal do Rio Grande do Sul 

São cerca de 100 cursos divididos em áreas de conhecimento: 

A) Ambiente e Saúde (básico)

B) Ciências e Exatas (básico)

C) Ciências Humanas (básico)

D) Educação (básico)

E) Gestão e Negócios (básico)

F) Idioma (básico)

G) Informática (básico)

H) Pré-IFRS: Preparatório para as Provas de Ingresso no IFRS

I) Produção Alimentícia (básico)

J) Recursos Naturais (básico)

K) Turismo e Hospitalidade (básico)

Obs.: Excepcionalmente, a plataforma do Instituto Federal do Rio Grande do Sul coloca um período de inscrição; fique de olho para não perder o prazo: até 30/06/2020. Para mais informações, por favor, clique aqui.

7) Instituto Federal do Rio de Janeiro 

São 6 cursos: 

Obs.: Excepcionalmente, a plataforma do Instituto Federal do Rio de Janeiro coloca um período de inscrição; fique de olho para não perder o prazo de matrícula: até 30/04/2020. Clique aqui e saiba mais.

8) Instituto Federal de Rondônia 

São 29 cursos: 

Para mais informações, por favor, clique aqui.

9) Instituto Federal Sertão Pernambucano

São 28 cursos:

Para mais informações, por favor, clique aqui.

10) Instituto Federal do Sul de Minas Gerais 

São mais de 20 cursos:  

Para mais informações, por favor, clique aqui.

11) Instituto Federal do Tocantins 

São 4 cursos: 

Para mais informações, por favor, clique aqui.

Quantas opções para você aproveitar seu tempo de modo enriquecedor, né? Então não perca essas oportunidades e aprimore seus conhecimentos! Bons estudos e até mais!

Fonte: Ministério da Educação

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo