Você está aqui:Home » Dicas » Professores » Instituto Natura oferece curso gratuito para professores

Instituto Natura oferece curso gratuito para professores

Olá, leitor!

Você, professor, que tal aprimorar suas práticas pedagógicas por meio de cursos gratuitos?

Uma das maiores vantagens da expansão tecnológica é, sem dúvidas, a facilidade e praticidade de poder estudar online. O estudo a distância facilita principalmente a vida de professores que têm uma rotina atarefada.

Temos uma boa notícia. O Instituto Natura, por meio do Projeto TRILHAS, oferece um curso preparatório totalmente grátis e online. O Instituto Natura foi fundado em 2010 e desde esse tempo vem contribuindo com a melhoria da educação pública.

O Instituto Natura está presente em mais de 80% dos municípios brasileiros e já ajudou muitas escolas, principalmente do nível fundamental.

Todos os participantes do curso recebem certificado após o término. Docentes que lecionam nas escolas para turmas de educação infantil e ensino fundamental, também ganham um Kit TRILHAS ao final do curso. O Kit é enviado diretamente no endereço do participante.

Confira mais informações sobre o curso e sobre o projeto!

Sobre o Projeto TRILHAS

instituto-natura-oferece-curso-gratuito-para-professores-01

O Projeto TRILHAS é uma iniciativa do Instituto Natura, que tem como objetivo, colaborar com a formação de qualidade de professores de Instituições públicas ou privadas.

O projeto tem como premissa o Plano de Metas e Compromisso Todos pela Educação, que tem como finalidade fomentar a alfabetização de crianças até 8 anos de idade. Com uma educação de qualidade, podemos garantir um futuro melhor para nossas crianças.

Os maiores potenciais do Projeto TRILHAS são estimular a formação continuada presencial e a distância dos docentes, garantir materiais didáticos completos e o uso de portais virtuais para trazer maior interatividade e eficiência no aprendizado.

Sobre o curso gratuito para professores

O curso aborda temas práticos e fundamentos teóricos que dizem respeito à leitura, escrita, oralidade e atividades em sala de aula. No ano de 2017, o curso foi ampliado para 85 horas de aulas.

O maior destaque do curso é o Kit TRILHAS, que conta com cadernos de orientações para os professores, dicas de jogos e atividades para serem utilizadas em sala de aula.

Todos esses materiais são gratuitos e podem ser baixados. Porém ao término do curso, o professor irá receber gratuitamente em sua residência, um Kit TRILHAS completo.

Os módulos iniciais do curso abordam textos narrativos, poéticos e jogos. Também aborda todo o conteúdo dos cadernos do Kit TRILHAS. Os módulos seguintes, que compõem as 45 horas restantes, são abordados gêneros literários, textos informativos e uma visão geral sobre o sistema de escrita.

Vale ressaltar que o curso está dividido em 4 módulos, que são:

  • Módulo 1: Apresentação
  • Módulo 2: Trilhas para começar
  • Módulo 3: Trilhas na prática
  • Módulo 4: Trilhas de aprofundamento

Faça o download do conteúdo programático, que está disponível na própria página do site do projeto e confira todas as abordagens do curso.

Como funciona o desenvolvimento do curso?

Para participar do curso, é necessário se cadastrar no Portal TRILHAS. Lá você terá acesso a todas as informações sobre o projeto, uma biblioteca completa para auxiliar os estudos e uma comunidade com fóruns e discussões em grupo.

Após a finalização do curso, o professor pode trocar suas experiências com outros docentes de todo o país por meio da comunidade “Rede que ensina”. Todos os participantes recebem um certificado.

O Instituto Natura é o responsável pela emissão do certificado quando os participantes atingem a média de 15 horas e o mínimo de 660 pontos. Quando o participante atingir a média de 45 horas, terá o certificado assinado pelo Instituto Natura e emitido pelo Instituto Singularidade – Instituto Superior de Educação de São Paulo (ISESP), que é reconhecido e credenciado pelo MEC.

Cada módulo irá apresentar ao participante uma série de questões e avaliações. Cada uma das questões irá gerar pontos que no final serão acumulados. De acordo com a pontuação do participante é possível solicitar o certificado.

O certificado pode ser solicitado em 3 situações:

  • Certificado equivalente a 15 horas: Realização do módulo 1 e atividades do módulo 2 com total mínimo de 660 pontos.
  • Certificado equivalente a 40 horas: Todas as atividades do módulo 2 com o total de 1320 pontos e módulo 3 totalizando 2.000 pontos.
  • Certificado equivalente a 45 horas: Estudos completos do módulo 4, totalizando 6.680 pontos.

É possível ainda acessar todo o conteúdo do curso, através do seu smartphone ou qualquer outro dispositivo.

Vale ressaltar que um dos requisitos básicos para a solicitação do certificado é a publicação de um vídeo na “Rede que Ensina”. O vídeo deverá ser aprovado pela equipe do Projeto TRILHAS.

Esse vídeo será basicamente uma demonstração do uso das práticas do curso em sala de aula e um depoimento do participante.

Para mais informações, acesse o site oficial do projeto TRILHAS.

Até breve!

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo