Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Ciências Exatas » Instituto de Física da USP oferece curso gratuito

Instituto de Física da USP oferece curso gratuito

Olá leitores!

O Instituto de Física da Universidade da USP (IF/USP) está oferecendo um curso gratuito sobre princípios da tecnologia do vácuo para profissionais de empresas, indústrias e laboratórios que a utilizem em seu processo produtivo.

O curso tem duração de um semestre (de março a junho de 2015) e compreende aulas teóricas, seminários e atividades práticas. As inscrições estão abertas até o dia 23 de fevereiro de 2015 e podem ser feitas no site da Comissão de Cultura e Extensão do IFUSP (www.portal.if.usp.br).

O curso tem 20 vagas e o candidato deve apresentar carta solicitando sua inscrição, feita por sua empresa ou instituição. O início das aulas está previsto para o dia 16 de março e cada empresa pode enviar, no máximo, dois participantes.

Serão apresentados alguns aspectos da teoria cinética dos gases, necessários para o estudo de sistemas de vácuo, conceitos de velocidade de bombeamento, condutâncias, escoamento de gases nos regimes molecular, viscoso e intermediário.

Também serão discutidos os mecanismos de operação de medidores de pressão, bombas de vácuo, vazamentos reais e virtuais, componentes, materiais e fontes de gases associadas a seus respectivos modelos, como difusão, permeação e vaporização.

A Tecnologia do Vácuo é ferramenta básica em várias áreas da Física Experimental e em diversos setores da Indústria. Visando contribuir com esse conhecimento à Sociedade, o curso foi oferecido no início da década de 70 também aos pesquisadores e técnicos externos à USP. Inicialmente, a disciplina era comum aos alunos do IFUSP e aos participantes vindos de Empresas e Indústrias.

Percebendo que o aproveitamento seria melhor, devido aos perfis e objetivos distintos de alunos do Instituto e da Indústria, optou-se por criar um curso de Tecnologia do Vácuo dedicado exclusivamente a pessoas ligadas a Empresas e Indústrias que utilizam essa tecnologia.

Segundo o IF, os processos para a fabricação de transistores, que deram origem aos circuitos integrados e à microeletrônica, dependem da tecnologia do vácuo. Ela é utilizada também na fabricação de fármacos, lâmpadas incandescentes, garrafas térmicas, tubos de televisão, filmes ópticos, entre outros produtos.

As aulas serão ministradas no Instituto de Física da USP às segundas-feiras e terças-feiras das 19h30 às 22h30.

Para a seleção do candidato no curso é necessário o envio, em pdf, de uma carta solicitando sua inscrição, feita pela Empresa ou Instituição do candidato. Essa carta deverá ser enviada para o e-mail ccultext@if.usp.br. Serão limitadas as inscrições para no máximo dois participantes por empresa.

Mais informações: www.portal.if.usp.br

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo