Você está aqui:Home » Dicas » Intercâmbio » Inscrições abertas para as bolsas Eiffel de mestrado e doutorado na França

Inscrições abertas para as bolsas Eiffel de mestrado e doutorado na França

Olá,

A bolsa Eiffel é um programa desenvolvido pelo Ministério de Relações Exteriores e do Desenvolvimento Internacional da Franca, que tem como objetivo estimular instituições do país a atraírem alunos aos cursos de mestrado e doutorado. O objetivo principal do programa de estudos é formar futuros líderes para atuação nos setores público e privado.

Seu foco é o encorajamento a estudantes de países emergentes para se candidatarem a bolsa tanto para o nível de mestrado como também para o doutorado, este focado em países industrializados. A bolsa contempla as áreas de economia e gestão; direito e ciências políticas; engenharia, ciências da engenharia e ciências exatas.

Como concorrer

As inscrições para o programa foram iniciadas no dia 10 de outubro e é possível enviar os dossiês até o dia 6 de janeiro do próximo ano. Os resultados estão previstos para liberação na semana do dia 20 de março.

Para concorrer o candidato deverá ter nacionalidade brasileira – sem possuir dupla nacionalidade franco-brasileira. Não ter nenhum vínculo com outra bolsa de estudo no país; ter proficiência comprovada na língua. Ao programa máster é necessário ter no máximo 30 anos e 35 para o doutorado, ambos até o dia 6 de março.

A excelência acadêmica e o caráter inovador do projeto de pesquisa serão um dos critérios fortes para a seleção dos interessados.

Candidatura

O programa é ofertado pelos estabelecimentos franceses para contemplar os melhores candidatos inscritos, sendo assim, os interessados são apresentados de forma exclusiva pelos estabelecimentos que são responsáveis pala inscrição dos selecionados.

O estudante interessado precisa apresentar sua candidatura a uma universidade de sua escolha e, após uma pré-seleção, as instituições realizam a inscrição online destes candidatos.

É importante se atentar aos prazos já que cada estabelecimento pode estabelecer suas próprias datas de participação. Algumas instituições costumam pedir a apresentação dos dossiês entre novembro e dezembro. Além disso, elas podem exigir critérios específicos como o envio de documentos complementares.

Lista final destes estudantes é enviada ao Campus France até o dia 6 de janeiro. Vale ressaltar que os projetos encaminhados diretamente ao campus são desconsiderados pelo programa.

Período das bolsas

Para pós-graduação e mestrado a bolsa tem duração de 24 meses ao M1, 12 para M2 e 36 meses para o diploma de engenharia; há ainda as áreas de estudo complementares como a ciências do engenharo; economia; administração; direito e ciências políticas. O valor mensal da bolsa é de 1.181 euros incluindo despesas de viagem e relacionadas a atividades culturais e de segurança social.

Neste ano, existe a possibilidade de a bolsa ser estendida por dois meses para a realização de um curso de francês.

Ao doutorado são destinados o valor de 1.400 euros mensalmente, incluindo as despesas citadas a cima. A duração dos cursos é de 10 meses para as áreas de estudo de ciência do engenheiro; ciências exatas; ciências biológicas; ciências ambientais; tecnologias da informação e comunicação; economia; administração; direito e ciências políticas.

Aos estudantes de direito ainda é possível realizar um curso de língua francesa em paralelo aos estudos.

 Boa sorte!

 

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo