Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Outros Cursos » Inscrição aberta para Mestrado gratuito em Educação Profissional e Tecnológica

Inscrição aberta para Mestrado gratuito em Educação Profissional e Tecnológica

Olá, leitor!

É um educador e está interessado em fazer um mestrado gratuito na área de educação profissional e tecnológica? Então a hora é agora!

O ProfEPT (Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica) abriu recentemente o processo seletivo para o preenchimento de vagas na área. As vagas serão distribuídas em 36 unidades espalhadas por 24 estados brasileiros.

Os docentes interessados, deverão realizar a inscrição até o dia 04 de março. Haverá a necessidade de pagar uma taxa de inscrição no valor de R$70,00. No ato da inscrição, todos os documentos serão solicitados para o preenchimento do formulário.

Confira a seguir todas as informações relevantes que você precisa saber para prosseguir com sua inscrição.

Sobre o programa

Inscricao_aberta_para_mestrado_gratuito_em_educação_profissional_e_tecnoloogica_

O ProfEPT é um programa reconhecido pelo CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior) com apoio do MEC. O objetivo do processo seletivo é justamente proporcionar aos interessados, uma formação de qualidade em educação profissional e tecnológica.

Contudo, o programa oferece vagas para a conclusão do mestrado em modalidade semipresencial. Os cursos serão ministrados por Instituições Associadas que já estão pré-estabelecidas e contidas no cronograma.

Vale ressaltar que as disciplinas obrigatórias, de acordo com as regras do MEC para cursos de mestrado, serão realizadas totalmente na modalidade presencial. O ideal é que todo curso a distância tenha no máximo 30% de aulas a distância para que seja reconhecido pelo MEC.

Dessa maneira, a maioria das atividades práticas será ofertada na modalidade presencial, enquanto as demais atividades poderão ser realizadas a distância.

De acordo com as regras do programa, as Instituições Associadas estão livres para comandar as atividades a distância de acordo com a disponibilidade dos alunos e da própria Instituição.

Sobre as vagas do processo seletivo

Um ponto importante que vale ressaltar é que 50% das vagas serão destinadas exclusivamente para servidores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Há também a lei de cotas que deverá ser respeitada, sendo vagas reservadas para: indígenas, negros, pardos e pessoas com deficiência física.

As vagas são distribuídas de acordo com cada campus, há uma relação no site de todas as vagas disponíveis em cada campus de cada estado. Vale a pena conferir antes de realizar a inscrição.

Poderão participar do processo seletivo todo e qualquer profissional que tenha em mãos o certificado de conclusão de curso superior reconhecido pelo MEC. Quanto às vagas reservadas, poderão participar todos os profissionais servidores, técnico-administrativos e docentes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Como fazer a inscrição do mestrado gratuito?

Para realizar a inscrição, basta acessar a página inicial do processo seletivo, ler com atenção os termos do edital e prosseguir para a inscrição do formulário. Você pode acessar o manual de inscrição para evitar eventuais dúvidas.

Após a realização da inscrição, o candidato terá acesso ao portal do aluno, onde terá acesso a todas as informações pertinentes à sua inscrição.

Há ainda a possibilidade de requerer a isenção do pagamento da taxa de inscrição. Para isso, o interessado deverá solicitar a isenção no prazo de 15/02/2018 a 21/02/2018.

A prova acontecerá no dia 15 de março e será realizada em duas modalidades:

  • A prova objetiva de caráter eliminatório com 30 questões
  • A prova discursiva de caráter classificatório

A divulgação do gabarito estará disponível no dia 16 de março no próprio site do programa. É de total responsabilidade do participante checar a consistência de sua inscrição, assim como a situação da sua nota final.

Para solução de demais dúvidas, acesse o edital completo do programa de mestrado gratuito ou através do e-mail: profept@ifes.edu.br

Boa sorte!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo