Informações do seu currÃculo que os recrutadores mais observam
Olá, leitor!
Deixar um currÃculo atraente aos olhos dos recrutadores pode ser a oportunidade de encontrar seu mais novo emprego. Mas como fazer isso? Depois de consultar o que recrutadores de R.H, especialistas em T.I e marketing mais buscam nos currÃculos dos candidatos, chegamos a algumas sugestões que ajudarão a montar seu currÃculo. Confira!
Como tornar seu currÃculo especial?
Foto
Na maioria dos casos, currÃculos sem foto são deixados para depois. Não é concurso de beleza, mas o responsável por selecionar candidatos a preencher uma vaga de uma empresa procura alguém que possa fazer parte dos seus ideais.
A primeira impressão será importante. Em uma foto você poderá passar muito mais do que traços estéticos, mas também psicológicos. Dependendo do cargo, sua postura segura, confiante, determinada, poderá fazer toda a diferença.
Não precisa ser uma foto 3 x 4 – geralmente elas não favorecem! Tem que ser uma foto com qualidade, visÃvel, clara e sóbria. Não tem que ser uma super produção, mas que seja de acordo com o que você quer passar sobre si. Tenha cuidado com isso: quanto mais simples melhor.
InÃcio do CurrÃculo
O inÃcio do currÃculo deve ter seus dados pessoais: nome completo, idade, estado civil, endereço (bairro, cidade e estado), telefone (celular e residencial) e e-mail. Não precisa colocar números de documentos. Eles serão solicitados no momento certo, caso seja escolhido.
Objetivos
Esse é um dos tópicos que deverão ser refeitos para cada cargo que se candidate, pois os objetivos que você deverá escrever serão relacionados ao cargo pretendido. O que pretende ser ou fazer ao preencher esse cargo. Seja claro e sucinto.
Quando você preenche um currÃculo em uma plataforma de vagas de emprego, poderá citar algumas funções em outras empresas que trabalhou que poderão demonstrar sua capacidade para preencher o cargo, desde que seja sincero e utilize bons exemplos.
Qualificação Profissional
Nesse tópico, deverá colocar os nomes e as funções em que trabalhou nas 3 últimas empresas, quanto tempo trabalhou, quando saiu (mês e ano), quais cargos assumiu e quais as atividades que exerceu.
Aproveite as oportunidades para destacar o que aprendeu, as habilidades que adquiriu e que poderão ser úteis ou que agregaram valor a sua qualificação profissional, e que certamente serão importantes para as atividades na empresa a qual esteja se candidatando.
Se você não tem muita experiência profissional, ou trabalhou apenas como estagiário, freelancer ou ainda somente em serviços voluntários, não se acanhe. Saiba encontrar o que aprendeu e possa ser utilizado em seu futuro emprego.
Conta como experiência. Inclusive, voluntariado tem sido muito valorizado pelos recrutadores. Se ainda não fez voluntariado, vale a pena pensar nisso.
Formação Acadêmica
Cite sua última formação, em qual escola ou faculdade, em que mês e ano iniciou e concluiu ou previsão de término. Se tiver realizado algum projeto relevante deverá citá-lo também, assim como especialização ou MBA.
Cursos complementares: não precisa citar todos os cursos que fez. Cite apenas os mais importantes, que obteve aprendizado profissional ou relevante a sua área de interesse, ou à área do cargo pretendido.
Workshop, cursos online, poderão ser incluÃdos também. Em todos deverão ter o nome da instituição, o mês e o ano do inÃcio e término e a carga horária. Idiomas e informática poderão ser colocados também, principalmente se for útil em sua profissão, afinal quanto mais conhecimento nessas áreas melhor.
Importante: seja honesto em relação ao nÃvel de conhecimento de outro idioma, o recrutador poderá testá-lo na hora e se sua informação não coincidir com o que foi avaliado, poderá estar perdendo sua chance por ter tentado ludibriar. Melhor ser sincero e procurar voltar a estudar.
Leia mais sobre cursos que poderão melhorar seu currÃculo
- 7 Cursos gratuitos para melhorar seu currÃculo;
- 10 cursos online gratuitos para turbinar seu currÃculo.
Preste atenção nesses itens
Palavras-chave
Devido os recursos existentes com a tecnologia, muitos recrutadores acabam treinando seus olhos para localizarem as palavras-chave que indicam a qualificação do candidato. Principalmente os currÃculos online, onde usam os filtros localizadores de palavras que mais tem a ver com o cargo.
Procure identificar quais as palavras chaves que são mais solicitadas em sua função. Use em seu currÃculo as palavras que fazem parte do seu conteúdo e já ganhe assim mais um destaque.
Segundo pesquisa realizada pelo site Zipe Recruiter , você poderá ter suas chances aumentadas ou diminuÃdas conforme as palavras escolhidas. Existem as que são altamente recomendadas e as que deverão ser evitadas a todo custo:
Recomendadas
- Palavras que demonstrem habilidades de gerenciamento, não necessariamente como gerente mas gerenciando algo como o tempo, por exemplo;
- Palavras que denotam atitudes proativas em relação ao trabalho como: suporte, responsável, cliente;
- Palavras que demonstram sua capacidade de resolver problemas: dados, análise, operação;
- Além dessas palavras: experiência, gestão, projeto, desenvolvimento, negócio, habilidade, conhecimento, equipe, liderança, entre outras que sejam referentes as suas habilidades.
 Devem ser evitadas
- Palavras que dê a impressão aos recrutadores de que você é inexperiente, que precisa de muito treinamento, adia o trabalho difÃcil;
- Palavras que tenham conotações negativas: difÃcil, primeiro, eu mesmo, tempo, necessidade, chance, desenvolve, aprendendo.
Internet
Uma caracterÃstica importante no campo da internet é o uso de redes sociais. Ter um perfil na plataforma LinkedIn é bem visto, pois é uma rede social mais dedicada ao campo profissional. Se pretende citar suas redes tenha cuidado em como usá-la.
Se pretende que seja seu cartão de visitas, evite postagens polêmicas, não se exponha. Restrinja suas publicações onde pretende ser mais casual, apenas para amigos Ãntimos ou familiares. Evite publicações que comprometa seu futuro profissional. Pense em qual publicidade quer ter de você.
Outras informações importantes
Apresentação
Faça do seu currÃculo um documento atrativo visualmente, ou manuseado. Cuide da apresentação: que seja limpo, organizado, com boa formatação e de português impecável.
Se coloque no lugar de um recrutador que precisa selecionar alguns candidatos no meio de milhares de currÃculos. Você acha que terá tempo, mesmo paciência para ler todos? No mÃnimo fará uma pré-seleção.
Não dificulte para o recrutador. Formate de maneira que seja fácil abrir. Existem modelos prontos na internet, pode se inspirar neles, sendo agradável de ler e localizar as informações principais. Salve o documento com seu nome, coloque o tÃtulo do cargo e as seções conforme citamos.
Layout
- Formate em papel A4 se for para candidatura no Brasil. Se for para outro paÃs verifique se há diferença;
- As margens deverão ser de 1 cm podendo também serem reduzidas para até 0,25 cm, sendo que todas as informações deverão ser impressas na página;
- Escolha as fontes mais simples e legÃveis como a Arial, Verdana, Calibri ou Times New Roman, nos tamanhos entre 10 e 12 para o texto e 14 e 16 para o tÃtulo do currÃculo (seu nome e o cargo).
Saiba mais sobre modelos de currÃculos
Essas foram nossas sugestões para que tenha um currÃculo de primeira. Capriche nesses detalhes aqui listados, lembre-se de que muitas informações serão solicitadas no momento da entrevista, ou em outro estágio da seleção.
Tenha organizado certificados, referências, cartas de recomendação, carta de apresentação. Esteja preparado para a entrevista e para assumir seu cargo, pois ao trabalhar seu currÃculo esse será o caminho natural. Esperamos que consigo sua vaga de emprego o quanto antes.
8 modelos de currÃculo para você baixar.
Até breve!