Você está aqui:Home » Livros Grátis » Medicina e Saúde » INCA oferece cartilha on-line gratuita sobre prevenção ao câncer de mama

INCA oferece cartilha on-line gratuita sobre prevenção ao câncer de mama

Olá, leitor(a)!

No âmbito da saúde, o mês de outubro é um dos mais importantes do ano por promover campanhas de luta contra o câncer de mama, uma doença que ainda atinge muitas mulheres no Brasil e no mundo. Por isso, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) lançou uma cartilha on-line gratuita sobre a prevenção contra esse tipo de câncer.

A cartilha, que já está em sua sexta edição, faz parte da campanha da instituição no combate ao câncer de mama. Essa é apenas uma das várias ações e movimentos que diversas instituições realizam ao redor do mundo durante o Outubro Rosa, na tentativa de diminuir cada vez mais o número de casos e óbitos no planeta.

História do Outubro Rosa

O movimento internacional teve origem nos anos 80 e se popularizou na década seguinte. Após a morte de sua irmã Susan em 1980, vítima do câncer de mama, Nancy G. Brinker criou, em 1982, a fundação Susan G. Komen, destinada ao combate do câncer de mama no mundo e à realização de pesquisas em busca de mais informações sobre a doença.

primeira campanha sobre conscientização acerca deste tipo de câncer ocorreu em outubro de 1986. Desde então, o mês é utilizado como o momento do ano para promover diversas campanhas, internacionalmente, sobre métodos de prevenção, tratamento, diagnóstico e informações sobre a doença, que atinge majoritariamente as mulheres.

Cartilha on-line sobre prevenção ao câncer de mama

Fonte: Reprodução

Câncer de mama no Brasil

De acordo com um levantamento do Global Cancer Observatory, o câncer de mama foi o responsável por 11,7% dos novos casos de câncer no mundo em 2020, ultrapassando o de pulmão (11,4%). No Brasil, a situação é mais preocupante, pois, foi registrado que 29,7% dos novos casos de câncer, em 2020, eram de câncer de mama. Clique aqui para ver os dados completos.

Embora a chance de cura da doença seja de 95% quando diagnosticada precocemente, os índices brasileiros ainda estão elevados. Portanto, a conscientização e a divulgação de métodos de prevenção são fundamentais na luta contra a doença.

Câncer de mama: vamos falar sobre isso?

Como parte da campanha durante o Outubro Rosa de 2021, o INCA disponibilizou a cartilha on-line “Câncer de mama: vamos falar sobre isso?” com foco em mostrar ações para diminuir os fatores de risco e formas de identificar a doença precocemente. Para acessar e baixar a sexta edição da cartilha gratuitamente, basta clicar neste link.

O material tem o objetivo de reforçar as recomendações do Ministério da Saúde sobre o diagnóstico precoce do câncer. Dessa maneira, há mais chances de cura e menos riscos de reincidência.

INCA e sua atuação

Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes (INCA) é um dos órgãos auxiliares do Ministério da Saúde e atua na prevenção e tratamento do câncer no Brasil. Suas ações vão desde oferecer estrutura hospitalar e assistência médica gratuitas até pesquisas e promoção de ações sobre a doença.

Além da presença nacional, o INCA também expande o seu nome para o exterior por meio do intercâmbio de experiências técnicas, fortalecimento de políticas de apoio e troca de experiências com profissionais e instituições. Para saber mais sobre o Instituto, clique neste link.

Vamos fazer a nossa parte e ajudar as campanhas de combate ao câncer de mama? Então, compartilhe este texto com os(as) amigos(as) nas redes sociais!

No Canal do Ensino, leia também:

Obrigado pela atenção e até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo