Você está aqui:Home » Dicas » Professores » Idiomas sem Fronteiras: formação especializada de professores

Idiomas sem Fronteiras: formação especializada de professores

Olá,

Ter vários idiomas no currículo é uma vantagem competitiva muito grande, já que o mercado de trabalho anda tão exigente. Mostrar diferenciais garante uma carreira sólida e bem-sucedida. O programa idiomas sem fronteiras é uma forma de garantir maiores oportunidades para os professores, além de garantir ainda um crescimento e desenvolvimento pessoal.

O professor que se especializa em qualquer outro tipo de língua, pode aumentar significativamente seus rendimentos. Além disso, pode conhecer outras culturas, costumes e valores, aumentando ainda mais sua gama de conhecimentos.

Se você é um educador e se interessou pelo assunto, separamos algumas informações muito importantes que você precisa saber. Confira!

Idiomas sem fronteiras 2017: Saiba tudo sobre o programa

idiomas-semfronteiras

O idiomas sem fronteiras é um programa do Governo criado especialmente para capacitar e estimular o estudo de línguas estrangeiras. É um programa totalmente gratuito graças à parceria da CAPES e do MEC.

O programa foi criado em 2012 por um grupo de especialistas em línguas estrangeiras acompanhados pela Secretaria da Educação Superior. Aos poucos o programa foi tomando notoriedade e se tornou um dos programas do governo de maior prestígio. Uma importante iniciativa de internacionalização e desenvolvimento do conhecimento em línguas estrangeiras.

O maior objetivo do programa é promover ações de internacionalização de estudantes e principalmente professores. O programa oferece condições especiais para professores, e cursos de formação inicial e continuada.

O Idiomas sem fronteiras oferece oportunidades de cursos presenciais e também a distância para maior comodidade e praticidade. Além disso, é possível também realizar testes de proficiência linguística e de nivelamento, através do próprio site do idioma sem fronteiras.

Quais os cursos ofertados pelo idiomas sem fronteiras?

Teste de língua estrangeira

É possível definir o nível de proficiência linguística através de testes que são baseados em parâmetros pré definidos internacionalmente. Os testes consistem em avaliar a escrita, compreensão oral, audição e produção oral.

O Quadro Comum de Referência Europeu (QCRE) é uma base criada e desenvolvida pelo conselho Europeu.  Através desta base é possível ter referências de nível de aprendizagem, que consiste em nível A1, A2, B1, B2, C1 e C2.

Cursos Online

O programa idiomas sem fronteiras tem o apoio de várias Instituições de Ensino espalhadas por todo o Brasil. Estas Instituições serão os polos para cada aluno interessado cursar a distância. Alguns dos cursos podem exigir aulas presenciais esporadicamente.

Cursos Presenciais

O programa também tem apoio de diversas Universidades do Brasil que serão conhecidas como Núcleos de Língua (NucLi) do programa. A maioria dos cursos ofertados no programa são de caráter presencial.

Cursos de língua ofertados

Os cursos disponibilizados pelo programa são o Italiano, Alemão, Espanhol, Inglês, Japonês e Francês. Sendo que, os idiomas Alemão, Inglês e Italiano possuem a modalidade de curso a distância, ou seja, totalmente online com exceção de algumas aulas presenciais. O restante deles, são disponíveis somente na modalidade presencial.

Quem pode participar do programa?

O programa idioma sem fronteiras é voltado para a capacitação e formação de estudantes, professores e corpo técnico administrativo de Instituições e Educação Superior públicas ou privadas. No entanto, haverá regras específicas para cada uma das ações que integram o programa idioma sem fronteiras.

Além disso, o programa oferece também oportunidades para professores estrangeiros que querem melhorar sua proficiência na língua portuguesa.

Professores de rede básica ou pública, terão editais especiais com informações únicas e benefícios distintos.

Como são realizadas as inscrições? Passo a passo para a inscrição

As inscrições poderão ser realizadas através do aplicativo IsF ou através do próprio site oficial do programa. Para acessar o site, basta clicar neste link aqui. E um dos diferenciais do programa, que está chamando muito atenção, é disponibilizar o aplicativo para download gratuito.

O aplicativo poderá ser utilizado em qualquer dispositivo móvel. Através deste aplicativo exclusivo do programa é possível realizar a inscrição, acompanhar os resultados de sua inscrição, atualizações e calendário de cursos e ainda ter acesso a uma gama de informações importantes do programa.

Passo a passo para realizar a inscrição do idioma sem fronteiras

  1. Primeiro, leia o edital para saber todas as informações relevantes. Clique aqui para ter acesso aos editais abertos do programa.
  2. Baixar o aplicativo ou acessar o site oficial
  3. Selecione sua opção de participação no programa: Curso online, presencial ou teste de língua.
  4. Cadastre-se no programa inserindo todas as informações requisitadas pelo formulário de inscrição. Tenha em mãos seu CPF, RG e documentos de comprovação residencial.
  5. Inscreva-se no curso de idioma que você deseja aprender.
  6. Volte ao aplicativo ou no seu cadastro no site no dia estipulado para conferir o andamento de sua inscrição.
  7. Caso você seja selecionado, automaticamente o sistema lhe enviará um e-mail ou SMS de confirmação. Juntamente com este contato, haverá instruções para os próximos passos.

Quais são as Universidades parceiras para cursos presenciais?

Se você educador, prefere realizar um curso de línguas de caráter presencial, pode verificar se existe uma Universidade próxima a sua cidade. Vale ressaltar que cada Universidade está livre para escolher os diferentes tipos de cursos para oferecer. Desta maneira, vale a pena checar antes quais as opções ofertadas.

Existem pontos por todo o Brasil, e nesta aba aqui do programa, você pode visualizar no mapa, quais são os estados que possuem Universidades credenciadas. Basta selecionar o seu estado no mapa, que logo abrirá maiores informações sobre quais Instituições de Ensino são credenciadas pelo programa.

Qual a duração da carga horária dos cursos presenciais?

Não há requisitos iniciais para cursar um curso de línguas online ou presencial. No entanto, o que é avaliado e exigido é o seu nível de proficiência. Justamente por isso é que o próprio programa disponibiliza os testes gratuitos.

Quanto a carga horária dos cursos presenciais, cada curso varia de 16 a 64 horas, sendo 4 horas semanais. O prazo estipulado para a conclusão de cada curso gira em torno de 1 a 4 meses, dependendo do empenho do aluno.

Quais os critérios para participação dos cursos online?

Os cursos online oferecidos pelo programa idiomas sem fronteiras é especialmente desenvolvido por Cengage Learning e pela National Geographic, reconhecido pelo My English Online (MEO). Aliás, quem se interessar por realizar os cursos online através das Universidades credenciadas, podem também se inscrever através do próprio site da MEO.

O site disponibiliza também os testes de nivelamento, que são essenciais e porta de entrada para qualquer outro curso de idioma.

O único critério requerido, além do teste de nivelamento, é possuir cadastro ativo em qualquer uma das centenas de Universidades credenciadas espalhadas por todo Brasil. O seu CPF será vinculado a uma inscrição. Portanto, não é possível se cadastrar em mais de um curso por vez.

Após a conclusão de um curso, aí sim é possível se inscrever em outro curso de língua estrangeira. Se quiser saber maiores informações ou ter acesso a todas as perguntas frequentes, basta clicar neste link e você será direcionado a uma vasta gama de informações importantes antes de se inscrever.

Fique atento às novidades e atualizações do calendário de cursos, sempre surgem novas oportunidades. Não perca esta chance única de aumentar ainda mais seus conhecimentos e agregar valor ao seu currículo profissional.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo