Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Outros Cursos » IBM oferece diversos cursos on-line gratuitos sobre tecnologia e gestão

IBM oferece diversos cursos on-line gratuitos sobre tecnologia e gestão

Olá, leitor(a)! 

A constante evolução de tecnologias tem obrigado empresas e profissionais a se adaptarem e a se reinventarem com muita rapidez. Nesse sentido, e tendo em vista os desafios de ingressar e se manter no mercado de trabalho, investir em uma educação inovadora é essencial, não apenas em momentos isolados, mas de modo contínuo.  

Pensando nisso, a IBM SkillsBuild disponibiliza diversos cursos on-line gratuitos sobre tecnologia e gestão que treinam e requalificam estudantes e colaboradores(as). As formações emitem uma espécie de certificado digital e são autoinstrucionais, ou seja, o(a) cursista segue o próprio ritmo de estudo. Além disso, todos os conteúdos são abordados de forma introdutória, sem pré-requisitos para estudá-los. 

Cursos de tecnologia e gestão da IBM SkillsBuild 

O portal de formações IBM SkillsBuild atua em mais de 140 países e alia recursos do ensino on-line com os princípios do livre acesso à educação. Assim, busca garantir que todas as pessoas, independentemente de suas circunstâncias, recebam capacitação moderna de qualidade.  

Para auxiliar na exploração e no desenvolvimento das habilidades mais pertinentes para o ambiente de trabalho, a plataforma disponibiliza um catálogo de cursos dividido por modalidades. Selecionamos duas delas para você conhecer. Vejamos:  

IBM oferece diversos cursos on-line gratuitos sobre tecnologia e gestão

Fonte: Reprodução

Para Estudantes 

Essa modalidade tem como público-alvo pessoas que estejam na formação básica, do ensino fundamental ao médio, e tenham entre 13 e 18 anos. A ideia é fornecer treinamento e assistência para que estudantes iniciem carreira na área de tecnologia. Para isso, foram traçadas trilhas de aprendizagem, que estão divididas em aptidões técnicas, competências no trabalho e expansão de horizontes. Entre elas, destacamos: 

Inteligência artificial 

Focada em introduzir o conceito de Inteligência Artificial (IA) e em explorar como esta poderá contribuir para o futuro do mercado de trabalho, a trilha apresenta fundamentos técnicos e aplicações práticas sobre o tema. O material é composto por textos explicativos, vídeoaulas, e-books, e, ao final, ensina como construir um chatbot. Para iniciar essa formação, clique aqui.  

Tecnologias emergentes 

Nessa trilha, o(a) estudante vai aprender sobre seis tecnologias emergentes: Blockchain; Cibersegurança; Cloud Computing; Dados e Análises; Inteligência Artificial (IA) e Internet das Coisas (IoT). O conteúdo é composto por materiais em diversos formatos, do mesmo modo que na trilha anterior, e tem como foco ensinar as principais terminologias e aplicações dessas tecnologias. Para iniciar essa formação, clique aqui. 

Habilidades profissionais 

Entendendo que o meio corporativo vem priorizando cada vez mais as competências profissionais do que os diplomas, esta trilha aborda as principais habilidades exigidas para desenvolver um bom trabalho. Nela, serão trabalhados temas como formas inovadoras de trabalhar em equipe, resolução de problemas de forma crítica e habilidades interpessoais. Para iniciar essa formação, clique aqui. 

Sustentabilidade 

Essa trilha se dedica a debater questões relacionadas ao meio ambiente e em como a tecnologia pode ajudar nesse processo. Além disso, mostra quais carreiras podem ser seguidas nessa área e o papel exercido por diversas organizações em prol de um futuro sustentável. Para iniciar essa formação, clique aqui. 

Para Candidatos a Vagas de Emprego 

Conforme descreve o próprio nome dessa modalidade, ela é voltada para pessoas maiores de 18 anos que estejam em busca de trabalho. Com o intuito de fornecerem detalhes sobre algumas carreiras da área de tecnologia e sobre competências desejadas para exercê-las, as trilhas estão divididas em fundamentos profissionais e exploração da aprendizagem. Destacamos algumas delas para você:  

Analista de dados 

Citando uma previsão que indica que a demanda por analistas de dados crescerá 22% até 2030, essa trilha tem como objetivo mostrar as funções do cargo, as principais habilidades para desempenhá-lo e como ascender na carreira. Entre os temas abordados estão fundações de Big Data, ciência de dados aplicada com Python e habilidades profissionais. Para iniciar essa formação, clique aqui. 

Representante de atendimento ao cliente 

Representando a linha de frente das empresas, os(as) profissionais de atendimento são o principal meio de relação entre os(as) clientes e o negócio. Nesta trilha, serão trabalhadas as competências que os(as) colaboradores(as) devem ter, tais como escuta ativa e autocontrole, e outros temas da área, como organização de processos e solução de problemas. Para iniciar essa formação, clique aqui. 

Disponibilidade da força de trabalho 

Voltada para preparar candidatos(as) de maneira mais ampla, essa trilha pretende abordar diferentes aspectos do mercado de trabalho e dos(as) profissionais do futuro. Nesse sentido, vai ensinar competências técnicas para construção de marcas on-line, estruturação de um bom currículo, habilidades necessárias para trabalhar no mundo digital e muito mais. Para iniciar essa formação, clique aqui. 

Competências tecnológicas 

Para trabalhar na área de tecnologia, a alfabetização sobre termos tecnológicos é essencial. Essa trilha não só abordará conceitos como Computação Quântica, Computação em Nuvem e Blockchain, como apresentará as habilidades tecnológicas necessárias para utilizá-los. Para iniciar essa formação, clique aqui.

Inscrição e certificado 

Para realizar inscrição nas trilhas de aprendizagem, é preciso ter cadastro da plataforma. Caso você não tenha uma conta, acesse a página inicial da IBM SkillsBuild, clique em “Registre-se” e selecione a categoria na qual se enquadra (estudante, candidato(a) a vagas de emprego ou educador). Em seguida, escolha uma das seguintes opções para entrar: 

  • Use minha conta no Google; 
  • Use minha conta no Facebook; 
  • Use minha conta no LinkedIn; 
  • Use minha senha de ID IBM; 
  • Use minha senha de ID personalizada.  

Essa última opção pode ser usada por quem não possui conta em nenhuma das outras plataformas. Após escolher o meio de acesso, preencha os dados solicitados, confirme o termo de compromisso, selecione a trilha de preferência e comece a estudar. Conforme se concluem as etapas formativas, são fornecidos crachás digitais, que reconhecem o nível e as habilidades adquiridas pelo(a) cursista.  

IBM SkillsBuild 

Criada pela International Business Machines Corporation (IBM), que em português significa Corporação Internacional de Máquinas e Negócios, a IBM SkillsBuild é uma plataforma de educação digital voltada principalmente para a área de tecnologia. Com o intuito de promover e desenvolver as melhores competências técnicas para o mercado de trabalho em âmbito mundial, a iniciativa viabiliza ensino gratuito para estudantes, educadores e profissionais à procura de emprego. 

Dessa forma, são oferecidas diversas formações introdutórias — com metodologias e tecnologias modernas — que preparam esses públicos para realizar atividades em alta performance. A plataforma, disponível em vários idiomas, fechou parceria com mais de 170 instituições e se comprometeu a formar e recapacitar 30 milhões de pessoas até 2030. Conheça esse e outros projetos da iniciativa clicando aqui 

E aí, preparado(a) para se tornar um profissional de sucesso? Lembre-se de compartilhar nosso texto com a sua rede de amizades para que mais pessoas aproveitem essa oportunidade!  

No Canal do Ensino, leia também: 

Bons estudos e até logo!  

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo