Você está aqui:Home » Vídeo Aula » História » História da política brasileira: principais acontecimentos

História da política brasileira: principais acontecimentos

Olá,

A atual situação da política Brasileira não está nada boa, a cada novo dia aparece mais um político envolvido com escândalos e corrupção. É certo que daqui alguns anos, estudar essa fase política será muito difícil. Mas é importante estudar também o passado, só assim você vai conseguir entender, o motivo de chegarmos a esse ponto. Separamos os principais acontecimentos da história da política brasileira, não deixe de conferir.  

O autor Laurentino Gomes escreveu em seu livro “1889” a seguinte ideia “Uma sociedade que não estuda história não se consegue entender a si própria porque desconhece as suas raízes e as razões que a trouxeram até aqui. E, se não consegue entender a si mesma, provavelmente também não estará preparada para construir o futuro de forma organizada”. É extremamente importante falar sobre história, aprender e saber o que aconteceu no passado.

Por isso, por mais que você já tenha se formado e não estuda mais, não deixe de conhecer um pouco da história do seu país. Leia livros, converse com pessoas, assista ao jornal, tudo isso vai ajudar a entender o que está acontecendo e conhecer os principais acontecimentos da história da política brasileira.

Os livros do autor Laurentino Gomes são apenas o começo da história da política brasileira, são livros que tratam a vinda da família real de Portugal para o Brasil e como tudo começou. São três livros que mostram momentos diferentes da história, todos valem a pena ser lidos, 1808, 1822 e 1889. Mas e depois dessa época, quais foram os principais acontecimentos? Você sabe que muita coisa aconteceu, vamos citar algumas.

Os principais acontecimentos da história da política brasileira

Estudiosos da política brasileira, dividem em três fases os acontecimentos, sendo o primeiro o Absolutismo Colonial, em segundo vem o Parlamentarismo da Monarquia Unitária e depois o Presidencialismo da República Federativa. Nos livros citados você vai aprender bastante das duas primeiras fases, é uma história bem detalhada de como tudo aconteceu.

Você vai perceber como no Absolutismo Colonial o destino do Brasil estava nas mãos da vontade soberana dos reis de Portugal. Já na segunda fase o governo era exercido por imperadores hereditários. Eles eram auxiliados por gabinetes dependentes do parlamento popular.

Só na terceira fase que a forma de governo passou a ser como a que conhecemos hoje, ele é constituído pelo povo e para o povo. Esse é o regime que vigora no Brasil desde a Proclamação da República. Na democracia brasileira a Constituição rege os direitos garantindo o desenvolvimento do homem respeitando a liberdade. Entre os principais acontecimentos na história da política brasileira, nesta terceira fase, podemos citar:

  • Primeira República (1889-1930) – Com pontos importantes como o primeiro governo provisório, a presidência de Deodoro da Fonseca, o coronelismo e a Coluna Prestes.
  • Revolução de 1930;
  • Era Vargas (1930-1945);
  • Ditadura militar (1964–1985) – com acontecimentos como a Queda de João Goulart, a censura, a Diretas Já e a eleição de Tancredo Neves.

Já tivemos muitos outros acontecimentos desde então como a crise econômica em 1987, a renúncia de Fernando Collor pouco antes de sofrer impeachment em 1992. O lançamento da nova moeda em 1994, a série de escândalos que abalaram a credibilidade do Congresso Nacional em 2009 e outros que você tem acompanhado.

Não deixe de estudar a história do Brasil, é importante saber os acontecimentos e acompanhar a política. Saber a história é importante não só para passar no vestibular, mas também para opinar e votar consciente.

Compartilhe com seus amigos o que acabou de ler aqui, eles também precisam saber a história da política brasileira e seus principais acontecimentos.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo