Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Hábitos que sabotam a concentração dos concurseiros

Hábitos que sabotam a concentração dos concurseiros

Olá, leitores!

Mesmo as menores distrações durante os estudos para concursos, podem causar um prejuízo enorme. De acordo com a pesquisadora da Universidade da Califórnia, Gloria Mark, nosso cérebro demora 23 minutos para retornar a tarefa original após uma interrupção.

Confira alguns hábitos comuns que podem atrapalhar no seu foco:

  1. Celular

A tentação de conferir os aplicativos é infinitas vezes maior do que estudar para o concurso. Deixar apenas no silencioso não funciona, porque o celular vibra e vai causar curiosidade do mesmo jeito. O certo é deixar o celular fora de alcance e de vista, ou deixar no modo avião.

  1. Não dar intervalos

Diferente do que muitos pensam, estudar muitas horas seguidas não vai garantir a tão sonhada aprovação. Segundo um estudo feito pela neurociência, nosso cérebro não consegue se fixar em um objeto por mais de uma hora. É recomendável que faça uma pausa de 15 minutos a cada hora de estudo.

  1. Ambiente mal iluminado e barulhento

Busque ambientes claros e de preferência silenciosos para ajudar na compreensão do conteúdo e na concentração do candidato. É claro que qualquer lugar pode ser aproveitado para ter contato com a matéria, como por exemplo, em filas ou no trânsito. Mas vale lembrar que o conteúdo só será fixado pelo cérebro em ambientes mais calmos.

mulher-apontando-para-livros

  1. Estudar uma única disciplina no dia

Não é uma estratégia eficiente, pois o cérebro fica viciado em uma única forma de pensar e se cansa. Engana-se quem pensa que, trocar de disciplina depois de duas ou três horas de estudo diminui a eficiência do período. Estudos comprovam que a lógica aumenta, o que, consequentemente, aumenta a eficiência na fixação dos conteúdos.

  1. Estudar muitas disciplinas na semana

Outro erro é ter uma agenda diversificada demais. Cuidado, a variedade excessiva de assuntos também cansa o nosso cérebro e ele fica mais vulnerável à distrações. O ideal é separar os conteúdos em ciclos, com no máximo 8 matérias em cada semana.

  1. Postura

A memorização do conteúdo também é prejudicada se você não tem uma postura física ao estudar. É preciso ter uma cadeira e uma mesa adequada e confortável para você se sentir bem e se concentrar. Lembre-se, o mal estar físico por causa de uma postura errada, interfere na concentração.

  1. Não ser muito exigente

Estipule metas diárias de estudo para não se dispersar facilmente. Manter o foco nas obrigações do dia não é aconselhável. Dedique-se mais nos assuntos que são prioridade para o concurso, que estão presentes nos editais.

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo