Você está aqui:Home » Dicas » Idiomas » Guia prático para você aprender espanhol usando a Internet

Guia prático para você aprender espanhol usando a Internet

Olá,

Como fazer para aprender espanhol pela Internet? Será que é realmente possível aprender a língua espanhola através de uma educação à distância e muitas vezes autodidata? Onde pode existir meios e ferramentas que facilitem o aprendizado de idiomas nessa plataforma virtual?

Se você deseja aprender espanhol aproveitando os recursos que a Internet proporciona, então não pode deixar de ler esse artigo.

O espanhol é uma língua de suma relevância para todo o planeta. Na realidade, o espanhol é uma das línguas mais faladas em todo o mundo. Para sermos mais precisos, o espanhol é o segundo idioma mais falado no mundo, estando atrás apenas do chinês.

Isso é uma espécie de “herança” que a história da Espanha legou ao mundo. Há mais de 500 milhões de pessoas no mundo que falam espanhol, espalhadas por diversos países e continentes.

Além disso, o espanhol é a segunda língua franca, a segunda língua de comunicação do mundo, situando-se atrás apenas do inglês. Há alguns anos, inclusive, uma lei brasileira instituiu o ensino de espanhol como obrigatório nas escolas.

As oportunidades que se pode ter ao aprender espanhol são inúmeras. Com o auxílio da internet, essa tarefa pode ficar mais prazerosa e facilitada.

Forneceremos a vocês, dessa forma, diversas recomendações e dicas de como aprender espanhol e abrir novos horizontes!

Sem tempo de ler? Ouça o artigo, basta clicar no player abaixo!

Medidas necessárias para quem quer aprender espanhol através da Internet

Aprender espanhol usando a Internet é uma alternativa viável de conhecer e aprender a língua. No entanto, isso não quer dizer que estudar com a ajuda da Internet possa ou deva ser algo feito de forma displicente.

Vamos dar a vocês algumas recomendações de como aproveitar da melhor maneira os seus estudos da língua espanhola na Internet.

  • Mantenha o foco

Quando estamos usando a Internet, podemos acessar inúmeras páginas ao mesmo tempo, deixar o e-mail aberto, estar logado nas redes sociais, ouvir música e assim por diante.

No entanto, se não tomarmos cuidado, ao navegarmos na Internet, podemos acabar nos dispersando e assim não estudando espanhol ou reduzindo a nossa produtividade no decorrer dos estudos.

Quando estiver estudando espanhol com a ajuda de Internet, esteja sempre muito atento, mantenha um alto nível de concentração. Não abra os e-mails ou redes sociais enquanto estiver estudando.

Com um foco maior, você conseguirá aproveitar e render melhor os seus estudos.

  • Salve seus materiais em diferentes lugares

Hoje em dia a tendência é de que as pessoas usem o menos papel quanto possível, dando preferência para a emissão e leitura de documentos e materiais no formato digital.

Todavia, um computador, tablet ou celular estão sujeitos a quebras e outros problemas técnicos e com isso a possibilidade de você perder materiais e informações nos dispositivos.

Sendo assim, para facilitar a sua vida, quando baixar materiais para o aprendizado em espanhol, tais como vídeos, áudios, livros, apostilas, fichas, entre outros, salve em pen drives, dvds ou cds virgens, drives virtuais e assim por diante.

Dessa forma você garante que não precisará perder tempo e investimento recuperando os materiais que você adquiriu.

  • Pratique

É imprescindível que você pratique o máximo que puder tudo o que aprendeu no espanhol. Quanto mais pomos nossos conhecimentos de uma língua em prática, mais eles fixam em nossa mente e mais fácil é articulá-los sempre que necessário.

Busque letras de música, ver filmes ou séries na língua original e sem legenda, ouça música com e sem a letra.

  • Estude sem parar

Calma! Não queremos dizer com isso que você não deva ter tempo para mais nada ou faça uma pausa nos estudos. As pausas são super necessárias para assentar conhecimentos.

O que queremos dizer com isso é que você precisa estar sempre estudando espanhol, com alguma frequência, fazendo revisões e assim mantendo o conhecimento sempre vivo e fresco na mente.

  • Seja curioso

Nunca se contente com apenas um único material ou canal de estudos ou ainda com algum tipo de conteúdo. Seja uma pessoa curiosa e busque toda sorte de informações e conteúdos em espanhol, desde elementos para a conversação até aprender vocabulário técnico de alguma área, por exemplo.

Dicas relevantes para aprender espanhol pela Internet de forma eficiente

hablas-espanol

Como dissemos anteriormente, se você usar corretamente a Internet, aprender espanhol pode ser uma tarefa mais simples e mais rica ainda. Independente de como você aprende uma língua, há atitudes importantíssimas para que você seja capaz de se comunicar efetivamente na língua.

Sendo assim, iremos dar algumas dicas importantes para quem quer aprender espanhol pela Internet.

  • Use e abuse dos flashcards

Os flashcards consistem em pequenos cartões que ajudam e muito na hora de memorizar algum conteúdo. Vestibulandos e concurseiros se utilizam bastante desse método.

Você pode comprar cartões prontos ou ainda fazer você mesmo. Uma dica é comprar algum papel mais durinho, como cartolina, por exemplo, e fazer vários cartõezinhos. Nesses cartões você irá colocar algumas palavras em espanhol.

A dica de ouro consiste em, além da tradução, colocar uma frase contendo a palavra em questão. Isso ajuda a fixar melhor a informação.

  • Traduções mentais

Sempre que estiver lendo, ouvindo ou assistindo algo em espanhol, procure traduzir mentalmente aquilo que estiver sendo dito. Você será capaz de fazer maiores associações de palavras, em seus respectivos contextos e assim conseguir corrigir melhor os erros.

  • Podcasts

Uma boa dica é baixar podcasts no seu computador, escutar os podcasts online ou ainda baixar os podcasts e escutar no celular, iPod, mp3 e dispositivos similares. Isso ajuda a habituar o ouvido a escutar naquele idioma e isso facilita muito.

  • Assista as novelas mexicanas

Na Internet, seja no You Tube ou ainda na Netflix, você pode encontrar diversas novelas mexicanas que passaram na TV. Assista essas novelas, obviamente no legendado ou ainda na língua original e sem legendas.

  • Leia de absolutamente tudo

É importante que você leia não somente os livros e métodos específicos de aprendizado da língua, mas também toda sorte de leitura. Existem vários escritores maravilhosos que escrevem na língua espanhola, como Mário Vargas Llosa, Pablo Neruda, Jorge Luís Borges, entre outros. Revistas e jornais são sempre bem-vindos também.

  • Invista na boa e velha gramática

Há múltiplas e diferentes formas de se aprender uma língua, que são dotadas de uma eficiência maravilhosa. Entretanto, a boa e velha gramática continua sendo um modo poderoso de aprender espanhol.

Compre um ou mais tipos diferentes de gramáticas de espanhol, para que assim possa conhecer melhor e mais profundamente a estrutura da língua.

Descubra sites para aprender espanhol na Internet

Um dos trunfos da Internet é possibilitar as pessoas a aprenderem espanhol sem necessariamente sair de casa.

Existem diversos sites, gratuitos ou pagos, que contam com materiais de estudo, exercícios, vídeos, áudios, enfim, toda uma estrutura para o aprendizado da língua espanhola.

Indicaremos abaixo alguns dos melhores sites para aprender espanhol na Internet.

O site pertence a famosa emissora BBC. Ele possui um vasto arsenal de vídeos, áudios, exercícios, jogos e outros materiais para incrementar o aprendizado em espanhol. A linguagem é mais próxima obviamente daquela usada pelos nativos cotidianamente.

A linguagem desse site é bastante simples. Eles proporcionam toda uma sorte de conteúdos sobre gramática, verbos, ortografia, advérbios, tempos verbais, preposições e assim por diante. O nível vai do intermediário ao avançado.

Esse site é recheado com inúmeras lições para promover o aprendizado da língua. Além disso, ele é dotado de ferramentas que aumentam o conhecimento, como treinamento de vocabulário e sons.

O Busuu possui muitos conteúdos gratuitos para estudantes entre o nível intermediário ao avançado. Eles repassam os principais fundamentos da língua e dão a oportunidade de conversar com nativos.

Esse site, apesar de sua interface bem simples, possui um material bastante variado, contando com textos, exercícios, gramáticas, aulas online, guia de viagem, entre outros.

Canais do YouTube para aprender espanhol na Internet

Citaremos aqui alguns nomes de canais do YouTube para você poder acompanhar e ter maiores instruções de como aprender espanhol na Internet.

Aplicativos para fazer o download em seu celular e aprender espanhol

Como a vida de todos é bem corrida e não há tempo a perder, os smartphones podem ser um grande auxiliar no aprendizado da língua, pois podem ser usados a qualquer momento, em qualquer lugar.

Citaremos abaixo alguns aplicativos para você fazer o download e aprender espanhol usando a Internet em seu smartphone.

  • Duolingo
  • Busuu
  • Aprenda Espanhol: Babbel
  • Learn Spanish Free 0 Phrases and Vocabulary
  • Mosalingua
  • MindsSnacks
  • 50 Languages
  • Hellotalk
  • HiNative
  • Memrise
  • Mondly
  • Easy Ten

Saiba onde encontrar online materiais de espanhol para download

Toda variedade e infinidade de coisas e meios que podemos encontrar e utilizar através da Internet para aprender espanhol é sempre precioso. A Internet é rica em recursos para o aprendizado de idiomas.

No entanto, é particularmente interessante que além de desfrutar de meios e materiais online, seja possível fazer o download de materiais, para poder estudar espanhol, sem necessariamente estar online e sim offline.

Selecionamos abaixo alguns sites onde é possível encontrar um bom contingente de materiais de espanhol para fazer o download.

Aprender espanhol na Internet de forma rica e descomplicada

Em um mundo onde a tecnologia digital e a informática estão na ordem do dia, usar a Internet para o aprendizado de algum idioma pode ser especialmente interessante, dada a quantidade, variedade e facilidade do acesso à informação.

Invista mais em você e permita-se aumentar e melhorar os seus conhecimentos sobre a lingua espanhola. Atenda ao seu próprio desejo de conhecer uma nova língua e siga nossas dicas de como aprender espanhol usando a Internet. Desbravar o mundo só é possível com conhecimento e saber espanhol é parte disso.

Até logo!

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2012-2018 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo