Você está aqui:Home » Dicas » Idiomas » Guia para aprender italiano com Podcast

Guia para aprender italiano com Podcast

Olá, leitor!

Com as tecnologias disponíveis hoje, as maneiras de estudar ficam mais fáceis e até mais divertidas. Um exemplo são os Podcast, eles são “uma forma de publicação de ficheiros multimídia na Internet” e podem ser escutados pelo celular.

Os assuntos dos podcast são os mais diversos, e muitas pessoas estão aproveitando para estudar com eles.

Eles podem ser importantes aliados da produtividade nos estudos. Por exemplo, enquanto você está no ônibus, pode aproveitar e escutar um podcast. Ao mesmo tempo você aprende! Inclusive aprender um novo idioma pode ser possível com podcast. Quem sabe até aprender italiano com podcast? Confira!

Aprender italiano com podcast é possível?

aprender_italiano_com_Podcast_italiano_podcasts_estudar_italiano

Qualquer idioma que irá se aprender, nem sempre é um processo fácil. Exige muitas leituras, horas de estudo, treino, ou seja, a dedicação é fundamental.

Independente do idioma é preciso estudar. E mesmo que o italiano tenha uma pronúncia semelhante com o português do que outros idiomas, é necessário compreender o que se diz e entender o significado das palavras. Isso pode gerar um pouco de confusão.

Por que estudar italiano com podcast?

Há vários motivos para você se valer do podcast e estudar. Independente do conteúdo é possível aprender escutando podcast!

Podcast é móvel: é vantajoso, pois como é áudio, os podcast são móveis, ou seja, você pode escutar do seu celular. Não é desculpa porque você não precisa comprar algo em específico para escutar eles.

Pode escutar enquanto faz uma tarefa: é possível escutar podcast enquanto você lava a louça, limpa e organiza a casa. Pode ser que você não preste tanta atenção se não estivesse fazendo nada, mas já é possível otimizar o seu tempo estudando enquanto realiza outras tarefas.

Podcast são gratuitos: e o melhor, os podcast são gratuitos. Então não tem desculpa para falar que você não tem dinheiro para comprar, porque simplesmente eles são gratuitos! Ou seja, tendo um celular é possível escutar e aprender.

Pode escutar offline: e você também não precisa da internet para escutar um podcast. Você pode baixar eles enquanto tiver acesso à internet e depois pode escutá-los em qualquer lugar mesmo sem ter acesso a uma rede.

Viram os motivos para estudar com podcast? Normalmente você precisa baixar um aplicativo gratuito mesmo em seu dispositivo para então baixar os podcasts. Há vários disponíveis. Um deles é o CasBox!

Como estudar italiano com podcast

Agora que você viu a importância dos podcast, sabe que com ele pode aumentar a produtividade de estudo sobre um idioma. Hoje há vários Podcasts para aprender italiano que estão disponíveis na web.

Por isso, os Podcasts são ótimas alternativas para exercitar o seu conhecimento.

Para começar a aprender italiano através do podcast, sugerimos que você tenha certa familiaridade com a língua italiana. Que conheça de forma geral o vocabulário, senão você não conseguirá nem entender, nem falar em italiano.

Os Podcasts são uma ótima solução para aprimorar a compreensão das palavras e o significado delas. Você pode, conforme estuda, aprimorar o estudo das palavras com os Podcasts.

Mas não se esqueça de incluir os exercícios práticos em sua rotina. A teoria é importante, mas deve-se treinar também!

Guia dos podcast para aprender italiano

Agora vamos apresentar os melhores podcasts para aprender italiano. Esperamos que eles sejam muito úteis para seu aprendizado! Lembrando que alguns podcasts são bem específicos para o nível que você está estudando, desde iniciante, intermediário e avançado.

Mesmo que a grande maioria seja gratuito, pode haver alguns pagos. Se você achar que vale a pena escutar e que realmente está aprendendo italiano escutando podcast, pode ser que seja interessante assinar ou comprar o pacote!

Veja o nosso guia com os melhores Podcasts para aprender italiano.

News in Slow Italian

Indicado para aqueles que querem começar a aprender italiano, pois os dois locutores falam bem devagar, para que suas falas sejam entendidas com perfeição. Este podcast é bastante recomendado, porque ele fala de atualidades internacionais. Nível iniciante!

Al dente

É de nível A2 e foi elaborado para estudantes que acabaram de começar a aprender o italiano. Nível intermediário!

Italiano automático

(Este site deixou de exibir o conteúdo. Atualizado em 05/12/2019)

Este podcast é uma maneira divertida de aprender curiosidades, frases ou palavras em italiano. Através dele você vai conseguir falar o italiano oral e familiar. Nível intermediário!

Maxmondo encontro italiano

Você vai aprender muitas coisas sobre os italianos (cultura, gastronomia, costumes etc.) e sobre a Itália. Este podcast é realmente muito bom. Nível Intermediário!

Historycast

É um podcast sobre história antiga. Graças a seus criadores, você vai descobrir histórias fascinantes e melhorar seu vocabulário. Nível avançado!

ItalianLingQ

É um podcast e que você vai encontrar informações online sobre atualidades, viagens, curiosidades, história e muitas outras informações referentes à Itália. Nível avançado!

Finestre sull’arte

Podcast italiano criado para explicar a história da arte. Quem é um apreciador de artes e já possui um nível de conhecimento da língua italiana relativamente avançado, não pode deixar de escutar este podcast. Nível avançado!

ItalianPod101 

Se você tem vontade de aprender não apenas o idioma, mas também um pouco sobre a cultura da Itália, esta é uma ótima maneira de estudar. Além dos podcasts, o ItalianPod101 oferece também vídeos gratuitos para os usuários. Aqueles que acessarem o site podem também obter conteúdos via assinatura. Nível avançado!

LearnItalianPod

Eles já estão no número 3 do avançado, mas obviamente você pode começar do início tranquilamente. Os Podcasts são um pouco longos, mas um dos criadores é italiano, então você aprende com o sotaque real. Eles têm a versão paga – 14,50 dólares por mês – nessa versão eles te dão a transcrição de todas as lições, e eles lhe enviam tarefas que então corrigem você.

Vamos falar italiano

Este podcast é sobre um rapaz – não italiano – então seu sotaque em italiano não é exatamente o melhor, mas ele tem um estilo muito jovem, engraçado. O único problema é que desde o pod 50 decidiu fazer o pagamento e agora você tem que comprá-los. Mas eles são baratos, 15 dólares por 124 Podcasts. Além disso, o blog inclui o texto do que ele diz – apenas as frases em italiano.

De que forma estudar com os podcast?

Vale ressaltar que os Podcasts são um complemento para você aprender um novo idioma. Talvez apenas com ele seja difícil assimilar tudo. Pode ser necessário olhar vídeos no YouTube, ou até mesmo fazer a leitura de outros livros.

Mas com certeza eles podem ser uteis para você, se já possui uma rotina de estudos e quer intensificá-la.

Como listamos vários Podcasts para aprender italiano, é interessante você determinar em qual nível se encontra e depois fazer um teste com cada Podcast para ver qual você se identifica e gosta mais.

Cuidado para não perder muito tempo selecionando episódios, pode ser até que no início você demore um pouco mais para se familiarizar, mas depois este processo acontece naturalmente e você vai observando que a ferramenta é bem útil e você aprende com ela.

‘Não tenho tempo’! Essa desculpa não vale mais

Sabe aquelas pessoas que vivem arrumando desculpas para não aprender algo novo, como por exemplo, um idioma? Com os Podcasts essa desculpa não vale mais!

É só aproveitar as tarefas cotidianas que realiza para escutar. Então você pode ouvir Podcast enquanto toma o banho, lava louça, almoça, na fila do banco, e até mesmo na academia. Aproveite este tempo para aprender. Torne o seu tempo produtivo!

Transforme seu tempo ocioso em algo produtivo. Lembre-se que falar outros idiomas representa uma vantagem competitiva no mercado de trabalho. Imagine como você pode aproveitar o seu tempo aprendendo e consequentemente até se destacando no mercado de trabalho!

Aprender uma nova língua, além de proporcionar a oportunidade de interagir e entender outras culturas em um mundo tão globalizado, permite você sair do modo automático, ativar outros pontos do seu cérebro.

O interessante em relação aos Podcasts é que você pode aproveitar e repetir os episódios caso não tenha compreendido corretamente, eé possível ouvi-los quantas vezes achar necessário!

Os Podcasts estão aí para nos ajudar e não somente a aprender italiano, como também se aprofundar em outros assuntos. No livro O Poder Do Hábito, Charles Duhigg mostra a importância do hábito nas nossas vidas e como é importante compreendê-los.

E você pode começar a ouvir Podcast diariamente. Logo isso fará parte de sua rotina, e se tornará um hábito, e o melhor, saudável! Aprenda italiano escutando podcast. Você pode otimizar o seu tempo e ainda aprender. Se você já ouve e tem mais dicas que mostre os benefícios de ouvir Podcast, por favor, utilize os comentários e compartilhe conosco.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo