Guia on-line gratuito ensina a combater a desinformação na internet
Olá, leitor(a)!
De acordo com um estudo conduzido pelo Poynter Institute, escola de jornalismo e organização de pesquisa mundialmente reconhecida, 44% dos brasileiros afirmam receber notícias falsas diariamente e 65% temem que eles mesmos ou alguém próximo venha a ser enganado por uma fake news. O levantamento, realizado em 2022, contou com o apoio do Google e entrevistou mais de 8 mil pessoas nos Estados Unidos, no Brasil, no Reino Unido, na Alemanha, Nigéria, Índia e Japão.
Por mais que fiquemos atentos, ninguém está imune a notícias falsas, principalmente no ambiente demasiado conectado em que vivemos. Nesse sentido, e tendo em vista o papel da informação verídica no desenvolvimento de uma sociedade mais justa, hoje indicamos um guia on-line gratuito que ensina a combater a desinformação. Confira!
Guia sobre combate à desinformação
O material Muito mais do que fake news, composto por um site e um e-book, foi criado com o objetivo de levar educação midiática para a juventude de regiões periféricas. A iniciativa surgiu a partir do projeto Jovens Comunicadores, experiência realizada pela Bem TV, em parceria com o UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), em comunidades do Rio de Janeiro visando a combater a desinformação durante os tempos mais duros da pandemia de Covid-19.
O guia, bastante sucinto, define os conceitos essenciais para o debate sobre notícias falsas no meio virtual e conta com dicas práticas para a checagem de informações. O site apresenta um tutorial para identificar fake news e um glossário que explica termos inerentes ao assunto, como algoritmo, big tech e infodemia. Por fim, há a indicação de textos, vídeos e podcasts para quem quiser saber mais sobre o tema.

Fonte: Reprodução
Já o e-book se caracteriza por aprofundar a discussão. O livro versa sobre questões importantes, como o estímulo para a desinformação nas redes sociais, os limites entre fake news e liberdade de expressão e as razões por trás do alto engajamento normalmente obtido por notícias falsas. Além disso, traz exercícios de verificação, recomenda filmes e páginas especializadas em checagem de fatos.
Com uma linguagem leve e acessível, o material pode ser consumido por todas as pessoas interessadas no assunto. Se você ainda não sabe se tem afinidade com o tema do combate à desinformação, nossa sugestão é começar acessando o site e, se gostar, ampliar seus conhecimentos lendo o e-book.
UNICEF e Bem TV
Fundada na década de 1990 com o propósito de contribuir para uma sociedade mais justa, a Bem TV é uma organização sem fins lucrativos que leva educação midiática para jovens em comunidades periféricas no estado do Rio de Janeiro. Um de seus projetos é o Jovens Comunicadores, cuja missão é formar jovens aptos para usarem a informação como meio de promoção de direitos.
Por sua vez, o UNICEF foi criado pela Organização das Nações Unidas em 1946 para auxiliar crianças na Europa, no Oriente Médio e na China no período pós-guerra. Desde então, a entidade consolidou sua presença ao redor do mundo e, hoje, atua em mais de 190 países e territórios, assistindo, inclusive, crianças e adolescentes em situação de extrema vulnerabilidade.
No Brasil, possui como ações principais o Selo UNICEF, com foco no apoio às crianças do Semiárido e da Amazônia, e a #AgendaCidadeUNICEF, que busca mitigar as desigualdades nos centros urbanos. Essas iniciativas impactam positivamente cerca de 2 mil municípios na Amazônia e no Semiárido e 15 capitais brasileiras.
E então? Já baixou o e-book e salvou o link do site para consultar sempre que receber uma notícia duvidosa? Compartilhe o artigo para que mais pessoas possam aprender sobre um tema tão importante!
No Canal do Ensino, você vai gostar de:
- 8 dicas para identificar notícias falsas na internet
- Guia on-line gratuito aborda saúde mental e física de jovens
Boa leitura!