Você está aqui:Home » Livros Grátis » Artes » Guia on-line gratuito auxilia quem deseja trabalhar com figurino e cenografia

Guia on-line gratuito auxilia quem deseja trabalhar com figurino e cenografia

Olá, leitor(a)! 

Você já ouviu falar em cenografia? A palavra vem do termo grego skenenographie, que significa literalmente desenho da cena, e envolve tudo que é feito com o espaço cênico, ou seja, com o local escolhido para a representação da obra. Sendo assim, contempla cenário, iluminação, trilha sonora, objetos e figurino. 

A cenografia surgiu com o teatro, na Grécia Antiga, mas hoje é essencial em espetáculos de circo e de dança, em shows, desfiles de moda, museus, produções audiovisuais e até mesmo em ambientes digitais. Se você ficou curioso(a) e quer entender mais sobre essa área, o Portal de Livros Abertos da USP (Universidade de São Paulo) disponibiliza um e-book gratuito que aborda os fundamentos de cenografia e figurino. Acompanhe! 

E-book Figurino e cenografia para iniciantes 

O livro Figurino e cenografia para iniciantes tem o objetivo de funcionar como um guia para quem deseja trabalhar com cenografia e figurino, mas não sabe como começar. Ao longo de cerca de 50 páginas, os autores Fausto Viana e Dalmir Rogério Pereira, especialistas de grande renome, utilizam uma linguagem simples e informal enquanto mostram ao leitor e à leitora o passo a passo da construção de cenários e figurinos. Para tanto, trazem dicas, sugestões e uma série de ilustrações. 

O livro está dividido em duas partes, cada uma com tópicos específicos. A primeira é focada nas questões relativas ao figurino. Logo, aprofunda a definição sobre trajes de cena e seus elementos, explica o significado histórico das cores no teatro e fala da importância de conceber o figurino observando sua relação com o texto da obra. Além disso, inclui alguns modelos dos quais o(a) leitor(a) pode tirar cópia e desenhar por cima.  

Guia on-line gratuito auxilia quem deseja trabalhar com figurino e cenografia

Fonte: Reprodução

o trecho sobre cenografia discute o conceito e abrangência da área. Também identifica os diferentes tipos de palco e suas dimensões, disponibilizando esquemas em escala para serem copiados e recortados. Por fim, traz exercícios e sugere materiais para a realização das maquetes que representam os cenários. 

Em toda a sua extensão, o e-book frisa a necessidade de trabalhar em equipe com os diferentes profissionais envolvidos no espetáculo para produzir figurinos e cenografias e indica uma bibliografia para quem quiser se profundar nos temas. O livro tem o intuito de ser acessível para qualquer pessoa que deseje ler e aprender com ele. Clique aqui para baixá-lo. 

Portal de Livros Abertos da USP 

Criado em 2016 pelo Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi) da USP, o Portal de Livros Abertos tem o objetivo de promover e divulgar livros digitais produzidos por professores e demais funcionários dos diversos órgãos que compõem a Universidade. 

Atualmente, conta com centenas de obras sobre diferentes áreas do saber, incluindo ciências exatas e da saúde, ciências humanas, educação, artes e legislação, organizadas em categorias e em séries temáticas. Os materiais estão disponíveis em PDF e são gratuitos. Para saber mais e baixar os livros de seu interesse, clique aqui. 

E então? Pronto(a) para colocar a mão na massa e tirar suas ideias sobre cenografia e figurino do papel? Compartilhe o artigo com os(as) amigos(as) que são apaixonados(as) por esses temas! 

No Canal do Ensino, leia também: 

Bom trabalho, até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo