Você está aqui:Home » Livros Grátis » Medicina e Saúde » Guia on-line gratuito aborda saúde mental e física de jovens

Guia on-line gratuito aborda saúde mental e física de jovens

Olá, leitor(a)! 

A pandemia de Covid-19 e o consequente isolamento social ainda são grandes desafios para muitas pessoas. Especialmente para adolescentes e jovens, esse período tem sido muito complicado devido às novas relações sociais e às medidas de proteção sanitária, que acabam impactando sua saúde mental e física. 

Foi por isso que o projeto Promover para Prevenir, uma parceria entre a Associação pela Saúde Emocional de Crianças (Asec Brasil) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), produziu o Guia do autocuidado – Ser adolescente e jovem que se cuida! 

Publicado em novembro de 2020, ele foi adicionado, em setembro de 2021, ao repositório do USP Diversidade, programa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP (Universidade de São Paulo). O material está disponível on-line e é 100% gratuito. 

Guia do autocuidado – Ser adolescente e jovem que se cuida!

Guia on-line gratuito aborda saúde mental e física de jovens

Fonte: Reprodução

Guia do autocuidado é um material ilustrado que aborda assuntos sobre saúde mental, física e emocional para auxiliar adolescentes e jovens no enfrentamento dos desafios gerados pelo distanciamento social 

Nele, você encontra uma série de dicas para cuidar da saúde mental, como escrever um diário, saber dizer “não” e buscar ajuda; da saúde física, como exercitar-se, tirar folgas e se afastar um pouco dos aparelhos eletrônicos; e da saúde emocional, como passar um tempo com pessoas queridas e expressar os próprios sentimentos.  

Esses são apenas alguns dos vários autocuidados citados no e-book. Além disso, por exemplo, há conselhos ligados ao cuidado com a saúde espiritual, que nem sempre está associada à religião, como fazer reflexões, ter contato com a natureza e meditar. 

O material também pode ser utilizado por professores(as) durante as aulas para combater distúrbios que se tornaram frequentes na pandemia de Covid-19, como a ansiedade e a depressão. Ele é bem didático e lúdico, o que facilita a compreensão. 

Para ter acesso ao Guia, basta clicar neste link. Você pode lê-lo de 2 formas: 

  • Leitura on-line, na página na qual o material está hospedado; 
  • Em PDF. Nesse caso, é preciso baixar no seu dispositivo e selecionar uma pasta em que o arquivo ficará guardado no seu computador. 

Iniciativa Promover para Prevenir

iniciativa realizada pela Asec, em parceria com UNICEF, tem como objetivo promover e divulgar assuntos relacionados à saúde mental de jovens entre 14 e 24 anos. Está organizada em 3 eixos: 

  1. Fortalecimento de adolescentes e jovens: segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), 1 em cada 5 adolescentes afirma ter enfrentado problemas de saúde mental. Portanto, um dos focos é estimular o autocuidado com a saúde, não só mental, mas também física; 
  2. Qualificação de profissionais da rede interdisciplinar: a iniciativa oferece um curso on-line sobre saúde mental para capacitar profissionais que lidam com adolescentes e jovens na rede pública de ensino e em organizações não governamentais (ONGs); 
  3. Canal de ajuda: com o nome Pode falar, é uma plataforma on-line que oferece informações, apoio e escuta sobre saúde mental. 

Programa USP Diversidade

O objetivo do programa é desenvolver ações que promovam a solidariedade, o respeito aos direitos humanos, a igualdade e, principalmente, a diversidade. 

Por meio de projetos, atividades e grupos existentes na USP, o programa busca criar ações e políticas de combate ao preconceito e à discriminação. 

A fim de gerar um impacto real na sociedade, o programa investe em ações para melhorar o entendimento da população sobre os assuntos ligados à diversidade. Para saber mais, é só clicar neste link. 

Pronto(a) para ler o guia on-line gratuito que aborda saúde mental e física de jovens? Compartilhe o artigo com os(as) amigos(as) e leve uma informação tão importante para mais pessoas! 

No Canal do Ensino, leia também: 

Cuide-se e até a próxima! 

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo