Você está aqui:Home » Dicas » Professores » Guia interativo gratuito de tecnologia na educação

Guia interativo gratuito de tecnologia na educação

Olá, leitores do Canal do Ensino!

Atualmente a tecnologia já é um recurso que faz parte das nossas vidas. Praticamente em todos os setores do cotidiano, ela está envolvida. Por isso que seu uso na educação se tornou algo recorrente e até mesmo necessário.

Nesse sentido, o site Porvir preparou um guia interativo gratuito de tecnologia na educação, para entender todos os aspectos dessa verdadeira revolução no ensino.

O guia fala da importância da tecnologia, quais os recursos mais indicados, a infraestrutura necessária, dicas de aplicação em sala de aula e as novidades que são atualizadas a cada dia.

Guia sobre tecnologia na educação

Este guia digital gratuito sobre tecnologia na educação traz não só textos, mas também vídeos e diversos recursos interativos para facilitar o uso e a identificação dos tópicos.

Para ajudar gestores e educadores a garantirem o acesso a recursos educacionais interativos a todos os alunos brasileiros, o Porvir produziu este especial com recomendações e experiências sobre o tema.

O material foi produzido a partir dos documentos Inovações Tecnológicas na Educação: Contribuições para Gestores Públicos, elaborado pelo Movimento Todos Pela Educação e o Inspirare, e Conectividade nas escolas públicas brasileiras, realizado pelo Porvir/Inspirare e a Fundação Lemann, com apoio do Instituto de Tecnologia & Sociedade do Rio (ITS) e da rede Nossas Cidades.

As recomendações para a rede pública listadas no guia são resultado de debates do encontro Série de Diálogos O Futuro se Aprende sobre conectividade, que reuniu profissionais especializados em educação, tecnologia, financiamento e compra de equipamentos, mobilização social, leis e regulação.

Alguns tópicos que são demonstrados no guia digital sobre educação

  • Por que a tecnologia hoje é cada vez mais importante na educação?

O histórico da tecnologia: do quadro-negro ao tablet e uma discussão sobre a necessidade da tecnologia para aproximar a escola do universo do aluno.

  • Quais são os principais recursos tecnológicos usados para ensinar e aprender?

Objetos digitais de aprendizagem, plataformas, ferramentas de gestão, ambientes virtuais, recursos tecnológicos variados, ferramentas de comunicação e de trabalho.

  • Como criar a infraestrutura necessária para usar tecnologia nas escolas?

Conectividade, rede interna, equipamentos, manutenção e mobiliário necessário para montar uma boa infraestrutura para ter tecnologia nas escolas.

  • Quais exemplos de aplicação da tecnologia na prática são inspiradores?

Exemplos de ações educativas com o uso da tecnologia em instituições no Uruguai, EUA, Amazonas, Ceará, São Paulo, entre outros lugares.

  • O que está por vir em tecnologia para a educação?

As tendências para o uso de tecnologia na educação apontam para a convergência de dispositivos eletrônicos portáteis que ampliam as oportunidades de aprendizagem dentro e fora de sala de aula e geram dados sobre esses processos e as pessoas envolvidas neles. Entenda mais sobre esse tópico.

Veja este guia interativo gratuito de tecnologia na educação e transforme sua escola num ambiente mais interativo e convidativo para os alunos. É a tecnologia a serviço da educação.

Até mais.

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo