Guia completo sobre intercâmbio para especialização profissional
Olá, leitor!
Fazer uma especialização no exterior, seja para fins acadêmicos ou profissionais, é uma opção válida diante da concorrência e das exigências do mercado de trabalho. Para ajudá-lo nesse quesito, criamos esse guia completo sobre intercâmbio para especialização profissional. Confira!
Como fazer intercâmbio?
Hoje, há várias opções de cursos e trabalhos no exterior, sendo que o aluno pode estudar línguas estrangeiras, fazer o Ensino Médio, a graduação, um curso profissionalizante ou desempenhar serviços, remunerados ou não, fora do país.
Normalmente, o intercâmbio para fins profissionais varia de 2 semanas a 6 meses, dependendo do país e do curso escolhido, que pode ou não incluir o aprendizado de idiomas e a realização de estágios. Além disso, para poder viajar, é muito importante se organizar e cumprir todas as exigências relacionadas a passaporte, visto e documentos pessoais. Para isso, leia este artigo com 10 dicas para organizar sua viagem de intercâmbio.

Fonte: Reprodução
Ao decidir fazer um intercâmbio para fins profissionais, tenha claro quais são seus objetivos. Em seguida, você precisará estar atento ao seu nível de conhecimento da língua do país de destino, pois, para que haja um maior aproveitamento dessa experiência, levando em conta que o tempo para realizá-la pode ser curto, é preciso ser fluente em inglês ou no idioma do local.
É necessário também estar disposto a ter contato com outras culturas e ter fortes habilidades interpessoais, para poder se comunicar com facilidade durante a viagem. Quando o intercâmbio for proporcionado pelo seu local de trabalho, é provável que ocorram treinamentos, reuniões e trocas de experiência com profissionais da sua área. Aproveite ao máximo esses eventos.
Estabelecidos os objetivos, verificados seus conhecimentos linguísticos e culturais, é preciso contabilizar gastos com documentos, passagens aéreas, estadia e lazer. Feito isso, é só fechar as malas e viajar.
Você já pensou em fazer intercâmbio em países que falam português? Clique aqui e saiba mais!
Para onde viajar?
Agora, vamos listar algumas sugestões de programas e agências de intercâmbio que podem ser interessantes para você. Acompanhe:
Trabalho remunerado na França
A Bex Intercâmbio oferece um programa para trabalhar na França, realizando serviços em hotéis, restaurantes, lojas e bares. A instituição fornece orientações sobre acomodação e documentos, mas é exigido que os interessados no intercâmbio tenham entre 18 e 26 anos, falem francês (nível intermediário), tenham experiência de trabalho na área de serviços, sejam comunicativos e cursem ensino superior.
O programa dura de 2 a 3 meses e ocorre de dezembro a fevereiro. A Bex providencia o documento que autoriza o trabalho provisório na França, obtido no Ministério do Trabalho Francês, mas não se responsabiliza por bilhetes aéreos, taxas de embarque, custo das acomodações, transportes, seguros médicos e de viagem.
A Bex é uma organização brasileira especializada em intercâmbio cultural e cursos no exterior que está no mercado desde 1992. Possui agências em vários estados brasileiros e oferece outros programas, como um intercâmbio de estudo e trabalho no Canadá e cursos de inglês em vários países.
Estudo e trabalho remunerado no Canadá
Esse intercâmbio oferece um curso técnico na área de hospitalidade, semelhante a turismo e hotelaria, em Greystone College, em Toronto, com duração de 26 semanas, sendo 12 de estudo, 12 de estágio (não remunerado) e mais 2 para a finalização do curso. O programa disponibiliza 20 horas semanais para você exercer um trabalho remunerado, mas não inclui gastos com acomodação, alimentação e taxas de matrícula.
Inglês e trabalho remunerado
A agência também oferece opções para aprender inglês em vários países. Confira:
- Nova Zelândia – 14 semanas de curso de inglês, na escola LSI, em Auckland, com permissão para trabalhar até 20 horas por semana.
- Austrália – 14 semanas de curso de inglês, na escola Elsis, em Brisbane. Também há permissão para trabalhar durante o intercâmbio.
- Irlanda: 25 semanas de curso de inglês, mais 8 semanas de férias, com permissão para trabalhar 20 horas semanais. O pacote inclui carta de solicitação de visto para estudante e Learner Protection Insurance (seguro exigido pelo governo irlandês, que reembolsa o aluno caso a escola não possa oferecer o curso comprado).
Para saber mais sobre bolsa de estudos para intercâmbio, clique aqui!
Estágios
A CI (Central de Intercâmbio) possui um programa de estágio voltado para jovens universitários que querem ter experiências internacionais remuneradas. Os estágios podem durar de 2 a 18 meses e os estudantes devem ter entre 18 e 32 anos. Existem muitas opções disponíveis, confira:
Estados Unidos – programa de estágio no qual o estudante poderá realizar um treinamento profissional em áreas como Tecnologia e Marketing. O salário é de US$ 5,15 por hora e é preciso ter conhecimento avançado de inglês.
IAESTE (International Association for the Exchange of Students for Technical Experience) – programa que inclui de 2 a 12 meses de estágio, com remuneração para cobrir despesas básicas, como alimentação e alojamento.
O intercâmbio possui 2 áreas de abrangência. A primeira (Grande Área de Abrangência) é responsável por cerca de 80% das vagas dos estágios e inclui os campos de engenharia, arquitetura, informática, tecnologia, física, química e bioquímica. Já segunda (Menor Área de Abrangência) oferece menos vagas, nos setores de administração, agronomia, farmácia, economia e marketing.
Para participar do programa, é preciso ser estudante universitário, de graduação ou pós-graduação, e ter domínio de idiomas como inglês, alemão, espanhol e francês.
Você pode se interessar também por 10 coisas sobre intercâmbio que você talvez não saiba.
Existem outras opções para quem quer aperfeiçoar sua atuação profissional no exterior. O programa YLAI, por exemplo, ocorre nos Estados Unidos e oferece uma bolsa de estudos com todas as despesas pagas, mas sem espaço para exercer trabalhos remunerados.
Há também a possibilidade desempenhar em outro país funções como babá e monitor de áreas recreativas, além de atividades voluntárias. Se você tiver interesse, sugerimos que leia:
- Trabalho voluntário: STB-Intercâmbio
- Babá: Au pair
E então? Gostou de nosso guia completo sobre intercâmbio para especialização profissional? Já sabe para onde vai viajar e que curso vai fazer? Deixe aqui nos comentários!
Até breve!
Para saber mais sobre os tipos de intercâmbio, clique aqui!