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Guia completo sobre educação corporativa

Olá, leitor!                                                                                                             

Com o aumento da competitividade no mercado, empresas compreenderam a importância de ter colaboradores capacitados e aliados com as estratégias corporativas. Mas não basta buscá-los no momento da admissão, pelo contrário, devem ajudá-los a descobrir e desenvolver suas competências dentro do ambiente corporativo.

Por isso, falar de treinamento contínuo não é mais novidade entre empreendedores, mas sim necessidade. Quem deseja se destacar entre os concorrentes sabe que é imprescindível contar com a ajuda de todos da empresa. Assim, não adianta uma única pessoa deter da informação, o conhecimento deve ser compartilhado desde o topo até a base da estrutura organizacional.

Essa é a prática de quem implanta a educação corporativa. Além de direcionar a equipe para a cultura da empresa, ajuda a desenvolver profissionais e a reter talentos, conquistando um grupo preparado para alcançar bons resultados. Isso faz com que o funcionário se sinta valorizado, uma parte importante da organização, capaz de elevar a qualidade dos projetos.

Imagine a seguinte situação: Um executivo planeja entrar no mercado asiático: quer produzir e vender trajes de banho aos consumidores chineses. O que esse empreendedor deve fazer para alcançar esse objetivo?  Primeiro: não concentrar a informação e não pensar que os colaboradores devem apenas seguir as suas ordens. Segundo: Engajar e capacitar todos os setores de sua empresa, a fim de que saibam desse novo desafio e aprendam a trabalhar no intuito de conseguir produzir e vender o produto para o público-alvo.

Lembre-se: “Uma andorinha só não faz verão”. Empreendedores que buscam o desenvolvimento contínuo de todos os membros de sua equipe terão sucesso no mercado.

O que é educação corporativa?

Educação corporativa

Fonte: Reprodução

Anteriormente, empresas pensavam que os cursos de aperfeiçoamento deveriam ser de responsabilidade exclusiva dos colaboradores. Ou seja, se o funcionário quisesse se manter competitivo e melhorar o conhecimento sobre algum aspecto de sua profissão, caberia a ele procurar instituições de ensino e pagar pela qualificação.

Hoje, devido à crescente concorrência dos atuais modelos de negócio, empresas com visão estratégica perceberam que elas também compartilham da obrigação de investir na aprendizagem de sua equipe. Assim, surgiu a educação corporativa. É um sistema de ensino contínuo que ocorre dentro da empresa. O intuito é estimular ou aperfeiçoar as competências do colaborador e, a partir dessas habilidades, conseguir alcançar resultados positivos nos negócios.

A educação corporativa é mais uma das ferramentas de crescimento do mercado. Não é um gasto desnecessário, mas um investimento. Quem implanta esse sistema consegue direcionar para cada área ou perfil a qualificação que deseja desenvolver, atrelando esses conhecimentos com as metas ou planos da companhia. Por exemplo, se quer conquistar mais clientes, caberá fazer com que a sua equipe compreenda esse desafio e se prepare bem para almejá-lo. Assim, a educação corporativa é uma capacitação permanente que trabalha com as expectativas da empresa.

Público-alvo

Essa estratégia é destinada a todos os setores e colaboradores da empresa, ou seja, desde a base até o topo da estrutura organizacional. Isso porque, conforme mencionado anteriormente, o objetivo é alinhar toda a equipe com os desafios e valores da companhia.

Além de trabalhar com o público interno (colaborador), a educação corporativa também pode introduzir o público externo às suas estratégias, como fornecedor, cliente, entre outros envolvidos, direta ou indiretamente, nos seus interesses.

Veja 7 benefícios da educação corporativa

  1. Consciência e novas condutas: mais capacitados, os colaboradores irão questionar e sugerir melhorias, ao invés de aplicar ações repetitivas e sem resultado, por baixo da frase “sempre foi assim”;
  2. Motivação e participação: ao compartilhar as estratégias com o funcionário, ele deixa de ser coadjuvante e passa a ser coautor dos processos da organização. Assim, se sente uma peça importante na empresa.
  3. Não perder talentos: Estímulo contínuo de competências leva a descobertas de habilidades que podem ser bem aproveitadas em outras áreas;
  4. Melhora o desempenho da equipe: quando a empresa se interessa pela qualificação e desenvolvimento do funcionário, estimula o trabalho em equipe e preza pelo clima organizacional;
  5. Ganho de produtividade: Quando o colaborador está preparado, consegue executar as atividades com agilidade e eficiência;
  6. Conhecimento atrelado aos planos de negócios: dependendo das metas desejadas, a educação corporativa permite a adequação dos cursos para cada área, perfil ou plano de negócio;
  7. Sucesso da organização: todas essas ações levam a empresa a ser destaque no mercado, pois ao investir em conhecimento, a organização consegue enfrentar os desafios com segurança.

Como introduzir a educação corporativa na sua empresa

Agora que você percebeu a importância da qualificação constante de seus colaboradores, vamos explicar como introduzir a educação corporativa na sua empresa. Antes de tudo, é necessário definir um plano estratégico. Para ajudá-lo(a) a identificar as demandas e traçar os objetivos e metas, separamos algumas perguntas: Quais são os problemas da empresa? O que você pretende com esse treinamento? Quais conhecimentos você deseja que os seus colaboradores desenvolvam? Precisará de equipamentos e/ou instrutor?

Os custos com a educação corporativa não são altos, visto que há diversos meios para você desenvolvê-lo. Os treinamentos podem ser feitos a distância, presencial ou mista. Abaixo, confira as opções de como levar o conhecimento para o seu público-alvo:

  1. Treinamento online: Você pode instalar ferramentas de EAD ou procurar instituições que ofereçam cursos dentro das suas necessidades. Essa é a opção mais utilizada no meio corporativo, visto que é de baixo custo e possui flexibilidade de horário, além de contar com recursos como áudio e imagem, facilitando no engajamento e alcance de pessoas.
  2. Realizar parcerias com instituições de ensino: Entre em contato com instituições de ensino que ofereçam cursos de graduação, tecnólogos ou de aperfeiçoamento profissional. Estabeleça vínculos com elas e programe ou crie treinamentos personalizados, ligados ao perfil e estratégia da empresa. Essas instituições que trabalham com as diretrizes da organização são chamadas de Universidades Corporativas.

Lembre-se: Quando introduzir esse projeto, procure acompanhar regularmente os resultados, a fim de aperfeiçoá-los ou modificá-los.

Veja onde fazer cursos de educação corporativa

1. Cursos Grátis Online

O site Cursos Grátis Online oferece um curso básico gratuito de Educação Corporativa. Basta acessar o site e preencher um formulário de cadastro. Após confirmar os seus dados, você será direcionado(a) aos conteúdos. “O curso tem por objetivo identificar e aplicar novos métodos e soluções de aprendizagem no sistema de educação corporativa”.

  • Conteúdo programático: etapas para implantação de uma Universidade Corporativa; metodologias combinadas e aplicadas à educação corporativa; aspectos socioeconômicos e seus impactos na aprendizagem; entre outros.
  • Certificado: Após realizar uma avaliação, você poderá solicitar o certificado. O documento é emitido por uma instituição de ensino superior, a Faculdade Sul Mineira – FASULMG. O custo para a emissão está entre R$ 79,50 e R$ 99,50. Após o pagamento, o certificado é disponibilizado no site para a impressão, mas caso desejar o original, o prazo é de 7 dias para envio pelo correio. Saiba mais clicando aqui.

2. Centro Universitário Unidombosco (UniDBSCO)

O Centro Universitário Unidombosco (UniDBSCO)oferece um Curso de Extensão em Educação Corporativa. Até a data dessa publicação, o curso é pago, no valor de R$ 99,00, com 30 horas de duração. “O curso conta com videoaulas, material complementar e resolução de exercícios que resultam em 30 horas de certificação”. Ideal para quem é da área de gestão!

  • Conteúdo programático: gestão por competência; treinamento e educação corporativa; Universidade Corporativa; desafios organizacionais e tecnologia; cases em educação corporativa; entre outros.
  • Certificado: não informado no site. Para obter essa informação, por favor, entrar em contato direto com a instituição fornecedora.

3. Crie cursos ou conteúdos de ensino na plataforma Coursify.me

Coursify.me “é uma plataforma de ensino a distância, onde qualquer pessoa ou empresa pode construir seu EAD e vender cursos pela internet”. A plataforma é gratuita (também há a versão paga) e você pode customizar os conteúdos ou fazer uma escola online personalizada, ou seja, todo projeto voltado para o público ao qual quer trabalhar.

4. Educa+Brasil

O portal Educa+Brasil dispõe de várias instituições de ensino superior que oferecem bolsas para o curso de Educação Corporativa e Gestão do Conhecimento. Clique aqui e veja quais são as instituições no momento que estão com o desconto.

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