Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Idiomas e Línguas » Guia completo para você aprender coreano usando a internet

Guia completo para você aprender coreano usando a internet

Olá, leitor!

Com a cultura coreana cada vez mais presente no universo ocidental, é importante que esse idioma comece a fazer parte da nossa realidade.

A língua coreana é falada por cerca de 80 milhões de pessoas ao redor do mundo. Saber coreano torna-se um ótimo diferencial para quem deseja complementar seus estudos em outro país ou entrar no mercado de trabalho internacional.

O coreano é a língua oficial das Coreias do Norte e do Sul, além de ser reconhecido em algumas cidades na região da fronteira com a China. Também temos que considerar as comunidades coreanas espalhadas pelo mundo, principalmente na Europa, nos Estados Unidos e no Brasil.

A cultura contemporânea coreana, como o k-pop (korean pop), gênero musical que abusa de elementos audiovisuais, e o k-drama (novela), tem conquistado jovens do mundo inteiro, inclusive os brasileiros. A internet tem um papel importante nesse contexto, afinal de contas, ela é a principal disseminadora desse patrimônio que ficou tantos anos afastado do ocidente.

A Coreia do Sul possui uma das infraestruturas mais avançadas do mundo e abriga grandes marcas de itens eletrônicos e automobilísticos, como a Hyundai, além de estar entre os 3 primeiros países com maior índice de acesso à internet . Por esses motivos, a Coreia é considerada a 13° maior economia do mundo, sendo vista pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) como uma nação desenvolvida.

Dessa forma, estudar coreano é uma ótima ideia para quem se interessa pela cultura do oriente, para quem procura se destacar internacionalmente e para aqueles que viajam muito.

Outra justificativa valiosa é que ao aprender novos idiomas, você começa a compreender melhor a sua língua-materna, já que você passa a prestar mais atenção no significado das palavras e nas estruturas sintáticas.

Um pouco da história do idioma coreano

 Aprender coreano usando a internet

Fonte: Reprodução

Por muito tempo, os coreanos utilizaram como sistema de escrita os ideogramas chineses, fruto da dominação da China sobre a Coreia. Até que, no século XV, o rei Sejong, o Grande, encomendou a criação de um novo alfabeto para representar a língua coreana.

O monarca justificou seu pedido afirmando que o coreano era um idioma fonologicamente diferente do chinês, por isso, demandava um alfabeto próprio. Além disso, a escrita em ideogramas chineses era muito difícil para a população em geral.

Dessa forma, surgiu o Hangeul, o alfabeto coreano. Contudo, a criação não foi bem aceita pela elite, que a considerava um sistema de escrita pouco sofisticado.

Assim, o Hangeul  só se popularizou no século XIX, tornando-se o alfabeto oficial das duas Coreias na década de 1945. Ainda hoje, os caracteres chineses são usados como decoração nas palavras em placas e propagandas.

Já deu para perceber que esse idioma é muito complexo, por isso, não perca tempo!  Veja os sites que oferecem o curso de coreano.

6 sites para aprender coreano

1 – Study Korean Online

O site Study Korean Online é uma plataforma desenvolvida por brasileiros estudantes de coreano e tem o objetivo de tornar o aprendizado mais divertido e interativo.Estão disponíveis videoaulas, exercícios com verificação no próprio site e uma página especial para alfabeto, escrita e pronúncia.

Há também uma aba dedicada à conversação, chamada “Talk to me in Korean”, na qual é possível praticar a escuta e a fala. Você ainda encontra mais duas páginas: o Korean Quiz, jogo com perguntas sobre as lições, e um setor que oferece letras de músicas, para você aprender cantando.

Também existe a possibilidade de incluir outras ferramentas: uma extensão do Chrome para traduzir o que você aprendeu e um aplicativo para continuar estudando com o celular onde você estiver.

No site, há a limitação de 4 ou 5 aulas gratuitas. Os conteúdos posteriores só podem ser acessados pelos alunos com cadastro Premium, que exige o pagamento de uma taxa. Além disso, o curso não oferece certificado.

2 – Aprendendo Coreano

O canal do YouTube Aprendendo Coreano é totalmente dedicado ao aprendizado da língua, principalmente das expressões e do básico da gramática.

O canal está estruturado em playlists, que trazem os seguintes temas: expressões e cumprimentos, gramática básica, vocabulário, dicas de coreano, ppalli ppalli (vídeos curtos, para aprendizado rápido) e tradução de letras.

Destaca-se a série Coreano para iniciantesuma playlist com 19 vídeos nos quais se aprende desde o Hangeul (alfabeto usado na língua coreana) até a gramática propriamente dita.

O canal é associado à página do Facebook, e ao blog,  Aprendendo coreano com Aileen, na qual há a possibilidade de interação com a professora e com os demais estudantes. É na rede social que estão os exercícios sugeridos durante os vídeos.

O curso é totalmente gratuito, mas não oferece certificado de conclusão.

3 – Wespeke -Aprender Coreano com os nativos

A página Wespeke oferece um curso gratuito para aprender e praticar coreano com falantes nativos.

Ao entrar no site, você pode realizar um novo cadastro ou utilizar sua conta do Facebook, do Google ou do LinkedIn. A partir então, começa o intercâmbio. As opções são oferecidas de acordo com seu nível de aprendizado, do iniciante ao avançado.

A conversação é feita em vídeo e áudio e há a possibilidade de explorar a comunidade utilizando filtros como: idioma nativo, idioma de interesse e idade.

O Wespeke possui aplicativo para celular e é uma grande oportunidade de conversar com nativos e trocar informações culturais e dicas sobre pronúncia e expressões.

No caso do idioma coreano, pelo menos até a data em que esse artigo foi escrito, não havia na plataforma oferta de material didático ou lições. O site não oferece certificado e apenas o início do curso é gratuito.

4 – LingQ

O LingQ é um sistema de aprendizagem criado pelo linguista canadense Steve Kaufmann, que aprendeu 17 idiomas com esse método.

Com o LingQ, a pessoa estuda a língua aumentando seu vocabulário, treinando sistematicamente a fala e a escrita e definindo objetivos.

A plataforma também oferece conversação ao vivo, correção de textos, comunidades, tutores e material para download. Além disso,  a página está totalmente em inglês e é estruturada por meio de jogos e brincadeiras.

O site possui aplicativo para celular e pode parecer um pouco complicado no início. Por isso, sugerimos que, antes de iniciar o curso, você consulte a aba “Ajuda” que se encontra em seu perfil.

Também é importante ressaltar que o curso não é totalmente gratuito.

5 – Loecsen

Loecsen é uma plataforma que oferece gratuitamente vários cursos de idiomas, inclusive de coreano.

O site é indicado para quem vai viajar e precisa aprender o básico de modo rápido.

As palavras estão separadas em categorias como o ” indispensável”, ” expressões, cumprimentos, conversação”, “simulação de diálogos”, “restaurante”, “hotel”, “números” e “cores”.

Os temas trazem áudios e há um Quiz com verificação ao final de cada aula. Existe uma página exclusiva para o alfabeto, para aprender a escrita e a pronúncia.

As lições podem ser impressas gratuitamente. Já o material completo, em pdf e mp3, requer pagamento para ser baixado.

O site conta ainda com sugestões de cursos para quem quiser se aprofundar na língua, visto que esta plataforma é focada no básico do idioma. O curso também não possui certificação.

6 -Duolingo

O Duolingo é  um site que ensina brincando, por meio de jogos. Contudo, as aulas de coreano são oferecidas apenas em inglês.O curso básico é gratuito, mas  existe uma versão paga, que garante mais recursos de download e suporte. Não estão disponíveis certificados.

Além disso, o Duolingo também pode ser acessado via aplicativo para celular.

O alfabeto coreano-Hangeul

O alfabeto coreano é composto por 24 letras básicas, divididas em 14 consoantes e 10 vogais. Se considerarmos as derivações, o Hangeul pode ter até 40 caracteres.

No alfabeto, as letras estão unidas em blocos silabários, chamados de Jamo. Cada bloco contém no mínimo 2 e no máximo 5 letras, possuindo necessariamente uma vogal e uma consoante.

Além disso, as consoantes foram projetadas como representações do aparelho fonador durante a pronúncia da letra. Confira abaixo uma lista com os principais caracteres do Hangeul.

Consoantes simples

ᄌ – j

ᄃ – d

ᄀ – g e k

ᄉ– s

ᄆ– m

ᄂ– n

ᄅ– r,l

ᄒ– r

ᄏ– k

ᄐ– t

ᄎ– ch

ᄑ– p

ᄋ– ng

Vogais simples

ᅡ– á

ᅥ– ó

ᅩ – ô

ᅮ – ú

ᅢ– ê

ᅦ– é

ᅳ – ú

ᅵ– í

Consoantes duplas

ᄈ– b

ᄍ– j

ᄄ– d

ᄁ– g

ᄊ– s

Vogais compostas

ᅣ– já

ᅧ– jó

ᅭ– jô

ᅲ– jú

ᅤ– jê

ᅨ– jé

Frases em coreano

Veja agora algumas palavras e frases básicas em coreano.

안녕하세요 Annyeong·haseyo  Olá
감사합니다 Kamsamnida Obrigado
죄송합니다 Choesong·hamnida Desculpe
제발 Chebal  Por favor
건배! 위하여! Keonbae! Wihayeo! Saúde! (brinde)
안녕히 계세요 Annyeong·hi gyeseyo Tchau  (dito pela pessoa que parte)
안녕히 가세요 Annyeong·hi kaseyo Tchau (dito pela pessoa que fica)
계산해주세요 Kyesanhae·juseyo Por favor, a conta
한국 Han·guk Coreia, Coreia do Sul
한국어 Han·gug·eo Coreano (idioma)
서울 Seoul Seul
Won Won (moeda sul-coreana), círculo
예 / 네 Ye / ne Sim
아니요 Aniyo Não
Il Um, dia
Sam Três (3)
이것 Igeot Isto, este
저것 Cheogeot Aquilo, aquele
매우 좋은 Maeu choeun Muito bom
아름다운 Areumdaun Belo, lindo
맛있는 Mashi·neun Gostoso
좋습니다 Choseumnida Está bem
실례합니다    Sh illye·hamnida Com licença (pedir atenção)
뭐라구요? Bworaguyo? O que?
언제요? Eonjeyo? Quando?
조금 Chogeum Um pouco, alguns
환영합니다!  Hwa Hwan·yeong·hamnida! Bem-vindo!
안녕! Annyeong! Oi!
잘 가! Char ga! Tchau!
나중에 보자  Na Najunge boja Até mais tarde
고맙습니다   Ko Komapseumnida Valeu
…은(는) 어디에있습니까? …-eun (-neun) eodie iseumni·kka? Onde é …?
나는 그것을 좋아합니다 Naneun keugeos·eur choa·hamnida Eu gosto
안녕히 주무세요 Annyeong·hi chumuseyo Boa noite (ao sair)
그것은 얼마입니까? Keugeos·eun eolmaimni·kka? Quanto custa?
대단히 감사합니다 Taedani kamsamnida Muito obrigado
천만에요 Cheonmaneyo De nada
괜찮습니다 Kwaenchan·seumnida Sem problemas
나는 당신을 사랑합니다 Naneun tangshin·eur sarang·hamnida Eu te amo
축하합니다! Chukhamnida! Parabéns!
무엇을 추천하십니까? Mueos·eur chucheon·hashimni·kka? O que você recomenda?
사진을 찍어도 됩니까? Sajineur jjigeodo toemni·kka? Posso tirar uma foto?
저것은 무엇입니까? Cheo·geos·eun mu·eoshimni·kka? O que é aquilo?
당신은 어디에서 오셨습니까? Tangshineun eodieseo osyeo·seumni·kka? De onde você é?
어떻게 지내세요? Eo·tteoke jinaeseyo? Tudo bem?
제 이름은 …입니다 Che ireumeun …-imnida Meu nome é…
만나서 반갑습니다 Mannaseo pan·gap·seumnida Muito prazer
다시 말씀해주세요 Tashi malsseumae·juseyo Por favor, pode repetir?
영어를 할 수 있습니까? Yeongeo·reur har su iseumni·kka? Você fala inglês?
나는 한국어를 조금 할 수 있습니다 Naneun han·gugeo·reur chogeum har su iseumnida Falo um pouco de coreano
여기서 인터넷을 이용할 수 있습니까? Yeogiseo inteones·eur iyong·har su iseumni·kka? Aqui tem acesso à Internet?
화장실은 어디에 있습니까? Hwajangshir·eun eodie iseumni·kka? Onde é o banheiro?

Principais dicas para aprender coreano

Confira agora algumas dicas simples e práticas para aprender coreano.

  • Não compare o português com o coreano; são línguas distintas, com suas próprias palavras, estruturas e peculiaridades;
  • Comece aprendendo o alfabeto e, em seguida as frases mais comuns. Com o tempo, vá dificultando o nível;
  • Memorize todo o alfabeto coreano;
  • Pense em coreano e encaixe o idioma na sua rotina. Para isso, você pode mudar a configuração do seu celular, computador e redes sociais, colocando as páginas na língua que você está aprendendo;
  • Anote todas as palavras e frases que você estudar;
  • Pratique a pronúncia;
  • Use aplicativos que podem ajudá-lo a aprender;
  • Ouça músicas coreanas;
  • Assista filmes e novelas coreanas;
  • Converse com nativos;

Cantores coreanos famosos

Uma forma divertida de aprender coreano é ouvindo músicas nesse idioma. Por isso, separamos alguns cantores da Coreia do Sul que fazem sucesso aqui no Brasil. Veja os 10 principais:

1. Psy – música mais conhecida: Gangnam style

2. BoA – música mais conhecida: Masayume Chasing

3. Taeyang – música mais conhecida: Eye, Nose, Lips

4. Taeyeon – música mais conhecida: Why

5. Jeon Jung- kook – música mais conhecida: Euphoria

6. Jimin – música mais conhecida – Fake love

7. Seungri – música mais conhecida: Bang bang bang

8. Rain – música mais conhecida: Bad Guy

9. Park Jin- young – música mais conhecida; Who’s your mama

10. Lee Hyori – música mais conhecida: U- Go- Girl

Principais dramas coreanos

Outra maneira de aprender o idioma é assistindo novelas em coreano, setor no qual a Coreia do Sul tem se destacado globalmente. Confira os principais dramas coreanos.

  1. Cheese in the trap
  2. Cinderella and the four knights
  3. Remember
  4. The k2
  5. Doctor crush
  6. Signal
  7. Moonlight drawn by clouds
  8. W – two words
  9. Moon lovers – scarlet heart: ryeo
  10. Descendants of the sun (Disponível no Netflix)

Os principais erros de quem está aprendendo coreano

Confira os erros mais comuns de quem está aprendendo coreano.

  1.  Achar que vai ficar fluente em um curto período de tempo: o coreano é um idioma bastante complexo e é preciso muito estudo e dedicação para falá-lo fluentemente.
  2.  Pular etapas: não é possível avançar de nível sem adquirir os conhecimentos necessários.
  3.  Acreditar que um dia vai parar de estudar: assim como qualquer idioma, se você parar de estudar coreano, você vai esquecer tudo o que aprendeu.
  4. Desistir ao perceber que sua evolução no idioma está demorando para acontecer: o coreano é um idioma complexo e muito diferente das línguas ocidentais, por isso, demanda estudo e dedicação. Além disso, é importante lembrar que cada pessoa tem seu próprio ritmo de aprendizagem.
  5. Não praticar o que aprendeu: pratique para que o idioma fique sempre vivo em sua mente.

Essas foram nossas dicas para quem pretende iniciar os estudos de coreano gratuitamente.

Fomos em busca de páginas que se utilizam do lúdico, pois estudar uma nova língua pode não ser uma tarefa fácil, principalmente se for tão diferente do português, como é o caso do coreano. Para aprender idiomas, a motivação pessoal é essencial, porém, a didática do curso também deve ser atraente.

Para quem não é muito fã de jogos, trouxemos ainda algumas sugestões de plataformas que usam os recursos de vídeo e áudio, ferramentas essenciais para a prática correta do idioma. Além do material que pode ser baixado, praticamente todos os sites citados possuem aplicativos para celular.

Gostou? Então, não perca mais tempo e aproveite para aprender essa língua, que vem de uma cultura que consegue ser antiga e contemporânea ao mesmo tempo.

Bons estudos!

Até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo