Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Empregos » Guia completo para seguir e ter sucesso como estagiário

Guia completo para seguir e ter sucesso como estagiário

Olá leitor!

Você quer um estágio que garanta oportunidades profissionais e ao mesmo tempo influencie positivamente em sua vida acadêmica?

Sabemos o quanto é complicado gerenciar estágio, faculdade, contas pra pagar, notas para se formar… São muitos os obstáculos que podem aparecer nesse período de profissionalização. Mas, essa é uma etapa da vida que vale a pena enfrentar.

O fracasso de muitas pessoas está ligada ao ato de procrastina e também, pela má gestão do tempo. Se cada dia tem 24h, por quê uma pessoa produz de uma forma e outra de maneira diversa? A resposta está na reflexão que você faz sobre como essas pessoas dividem as suas tarefas nessas 24h.

Para esta leitura você deve investir 9 minutos de seu tempo e já começar a dar os primeiros passos sobre como usar o tempo a seu favor. Boa leitura!

Não deixe que o seu estágio estrague a sua vida acadêmica

vida-academica

O estágio é uma das etapas de formação superior, é o contato com o mercado de trabalho da sua área de atuação. Mas, jamais cometa o erro de desvincular o estágio do seu Plano de estudos. Uma das dificuldades que encontramos no estágio é adaptar as teorias estudadas nas prática profissional.

Quando estamos na universidade ou faculdade, aprendemos muitas teorias de pensadores que desenvolveram as suas ideias sobre departamentos específicos do saber. Nós, encantados com todas as teorias, tendemos a sentir impacto da mesurada incompatibilidade de suas crenças científicas e a cultura organizacional.

Relaxe, o estágio é uma oportunidade de aprender. Não queira modificar a história hierárquica da instituição. Busque diálogo, compreenda a cultura do seu campo de trabalho, observe como será você mais a diante. Lembre-se que a maioria das pessoas do seu estágio já passaram pelo que você passa, e evoluíram em suas carreiras.

É uma maneira de saber como anda o controle de suas atividades laborais e a sua vida acadêmica, então verifique as suas notas. Mantenha as boas notas, essa é a maneira mais saudável de manter o equilíbrio de suas oportunidades futuras. Afinal, o ensino superior será a base mais forte de um período de vida.

Algumas dicas que podemos compartilhar com os estagiários iniciantes são:

Aprenda a fazer um relatório de estágio

Esse será o documento que irá validar a disciplina de estágio obrigatório e sem ele não é possível passar de período letivo. Este material não é assim tão fácil de se fazer, mas se você se preparar com antecedência, temos certeza que no dia de sua apresentação de relatório de estágio, você vai se dar bem.

Para fazer um relatório de estágio você deve ter em mente que esta é uma escrita acadêmica muito rígida e confere padrões de documentos. Sendo assim, você deve pedir ao seu orientados de estágio o modelo padrão utilizado pela instituição de ensino.

Caso a instituição de ensino superior (IES) que você estuda não tenha uma norma interna de escrita acadêmica, busque modelos pela internet. Eles são excelentes para montar um relatório perfeito.

Adote o hábito de fazer anotações de tudo, não deixe escapar nada, depois separe meia hora por dia para transferir as informações para um diário de campo. O uso do diário de campo é fundamental para a montagem contínua de informações para o seu relatório. Ao final do estágio o seu relatório estará pronto, e você ganhará muito tempo.

+ Conheça o “Curso Emprego pela Internet” e aumente em 70% suas chances de ser contratado. Neste curso, você vai aprender como usar a internet para conquistar um emprego.

Deixe bem claro os seus afazeres acadêmicos

No primeiro dia de seu estágio converse com o gestor do departamento que você vai estagiar. Esclareça os seus deveres o obrigações com os seus estudos. Mostre a agenda acadêmica da universidade com todos os eventos do ano letivo. Dessa forma você evita desgastes de comunicação a longo prazo.

Se você participa de algum projeto de extensão, iniciação científica ou de docência e outras atividades universitárias, diga ao seu orientador profissional. São informações muito importantes e devem ser transmitidas com maior transparência possível.

É mais fácil conseguir um novo estágio do que um novo curso superior.

Atento ao contrato de estagio! Entenda sobre os vínculos com a sua universidade

Leia o contrato inteiro até que não reste dúvidas, só assim você terá informação segura sobre os seus deveres e direitos. Deixe claro ao orientador acadêmico e o orientador profissional que você entendeu bem o contrato e aceita tudo que está escrito.

Através do contrato, além de conhecer um pouco sobre as normas da instituição concedente de estágio, retém dados importantes sobre:

Direito do Estagiário

  • Seguro-desemprego (apenas para ex-empregados demitido por justa causa);
  • Jornada de trabalho reduzida;
  • Recesso remunerado;
  • Afastamento para provas acadêmicas.

Deveres do estagiário

  • Cumprir a carga horária estabelecida;
  • Apresentar relatório de estágio à universidade;
  • Boa conduta profissional;
  • Cumprir as regras estabelecidas pela instituição concedente de estágio;
  • Bom aproveitamento do aprendizado.

Dicas úteis para estagiários de primeira viagem

Anote todas essas listas e coloque-as na sua organização de estudos. Dependerá delas a eficiência do seu relatório de estágio, gestão financeira e gerenciamento do tempo.

Diário de estágio

O diário de campo é um instrumento de pesquisa, nele é possível compreender etapas importante para o relatório de estágio.

Para um diário de estágio eficiente é necessário alguns atributos a serem observados e para isso as representações sociais ocorridas no período de sua vivência profissional. As informações a serem colhidas devem servir de respostas as seguintes requisitos:

  • Registros de entrevistas formais;
  • Observações sobre conversas informais;
  • Comportamento profissional dos envolvidos;
  • Hábitos percebidos entre colegas de trabalho;
  • Registro de Eventos.

Organização Financeira

Para sobreviver com o meio-salário de um estagiário, tem que ter muito jogo de cintura. Contas pra pagar, livros e xerox pra pagar, transporte e habitação pra pagar, saidinha com os amigos, pra pagar…

É, a verdade é que não está fácil pra ninguém, mas poderia estar fácil pra todo mundo. Se você não sabe como, é só uma questão de bom senso pra saber que você está escorregando no consumo e ficando no vermelho.

Para ter uma boa gestão de seu recursos, aqui vão algumas palavras-chave:

  • Por regra geral, você deve sempre poupar 20% do que você ganha. Assim, você nunca fica liso. Sempre terá uma gordurinha financeira de reserva. Lembra do famoso limite no cartão, só que nesse caso é o seu limite financeiro que nunca se tornará uma dívida.
  • Elimine o desnecessário. Sabia que a maior parte da comida que nos alimenta é cara e com substâncias que nos faz mal? Uma dieta saudável a base de frutas, legumes e verduras o fará economizar. Troque o supermercado pela feira pública e verá as vantagens na sua alimentação e no seu bolso.
  • Repense o consumismo: Será que você consome desnecessariamente coisas inúteis?
  • Troque ou venda serviços: Sabe aquela habilidade que todos reconhecem mas, que não é a sua profissão. Se você gosta de massagens, por exemplo: se você é bom com massagens, cobre um preço simbólico por isso. Ou se você gosta da habilidade de outros, troque habilidades e economize dinheiro com serviços.

Gerenciamento do Tempo

Existem pessoas que estudam, trabalham, praticam esportes e ainda sobra energia para curtir o final de semana com os amigos. O segredo dessas pessoas seguramente, é o gerenciamento de tempo.

Muitos problemas rodeiam, principalmente estudantes que estão para prestar a seleção de concursos e vestibulares. A quantidade de material de estudo assusta, mas infelizmente, o volume de matérias a ser estudado não é o mais grave, apenas o gatilho para frustrações e até desistência.

Gerenciamento do tempo é a análise de processos de cada atividade que devemos realizar em nosso cotidiano, ou em determinados períodos como: meses, anos e por aí vai. Ele representa um grande diferencial na produtividade, eficiência e atenção nas tarefas.

Além disso, as boas práticas desta gestão pode reter a ansiedade, pois uma vez que se dispõem toda a atenção em uma atividade se fecha todo o espaço por onde entrava as distrações e ansiedade. O tempo para execução de cada tarefa é pré estabelecido e você terá clareza sobre tudo que deverá ser feito e focará apenas nisso.

Mindset

Essa é uma ferramenta muito utilizada pelos norte americanos para desenvolvimento de alta performance produtiva. O Mindset é um fragmento dos estudos de PNL (Programação Neuro Linguística), muito usado em consultórios de terapia cognitivas.

No caso do Mindset, se trata de um ajustamento das práticas PNL direcionadas para o empreendedorismo. Você deve ter notado a participação de coaching profissionais para recolocação no mercado de trabalho. Esse profissionais trabalham com seus métodos Mindset.

Faça o seu Mindset e nos conte os resultados. Temos certeza que será muito útil para você aprender um novo idioma.

Diga adeus à procrastinação

Agora você já sabe que o uso correto do tempo que dura 24h e a atribuir tarefas no decorrer do dia, será muito fácil adequar os seus estudos e alcançar sucesso como estagiário.

Se você quiser saber mais de como ter sucesso como estagiário, assine a nossa newsletter e fique notificado de todos os conteúdos relacionados à este tema.

Até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo