Você está aqui:Home » Dicas » Professores » Plano de Aula: Guia completo para montar o seu em pouco tempo

Plano de Aula: Guia completo para montar o seu em pouco tempo

Olá, professor!

Desenvolver um plano de aula consistente e objetivo é ainda um dos maiores desafios dos educadores da atualidade. Seja um profissional que está no ramo há muito tempo, seja um educador que está iniciando nesta carreira.

Elaborar um plano de aula requer metas para resultados reais e muita dedicação para entender cada dificuldade dos alunos.

Desta maneira, antes de definir um plano de aula é preciso desenvolver estratégias, objetivos e meios para criar engajamento. Somente assim suas aulas serão realmente efetivas e contribuirão diretamente para o bom desempenho dos alunos.

Pensando na maior dificuldade dos educadores em elaborar um plano de aula efetivo, resolvemos criar este guia completo, cheio de dicas e passo a passo. Confira agora!

Por onde começar?

Antes de definir um plano, é preciso desenvolver estratégias para gerar engajamento da turma. Somente assim, suas aulas serão realmente efetivas e contribuirão para o bom desempenho dos alunos.

Para começar a criar o plano, você precisa prestar muita atenção em alguns pontos que serão imprescindíveis para o sucesso da aula. Veja quais são eles:

4 pontos importantes

1- Conheça seus alunos

Antes do início das aulas, procure olhar as listas das turmas e a pasta de cada aluno. Conte com a colaboração da coordenação pedagógica da escola e se informe, mas com cuidado, para não incorrer em discriminações ou rótulos.

Começado o ano letivo, é importante enumerar e analisar profundamente as maiores dificuldades dos alunos. Elas servirão de base para a elaboração do planejamento das aulas. Desta maneira, você estará reforçando os pontos fracos e sanando as dúvidas, o que tornará seu plano efetivo.

Lembre-se de que o conteúdo do planejamento deve estar em conformidade com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), podendo incluir projetos que a escola pretende desenvolver de acordo com seu PPP (Projeto Político Pedagógico)

Sugestão de leitura: Leia esse artigo sobre Artes na Escola, que discute a BNCC e fala sobre a importância das artes na educação.

2 – Tenha um planejamento

O planejamento é fundamental para elaborar aulas diferenciadas. É por meio dele que você poderá determinar objetivos e criar um cronograma para que estes sejam atingidos. Mais adiante, traremos um passo a passo para a elaboração de um planejamento infalível.

Talvez esse artigo possa te ajudar: Como gerenciar tempos e projetos na sala de aula

3 – Selecione os temas e esteja atualizado

Por mais que você domine determinados assuntos, sempre haverá mudanças e atualizações. Esteja atento às novidades a respeito dos assuntos abordados na disciplina que você ministra: essa será a melhor estratégia para selecionar os temas mais interessantes e importantes para a sua aula.

4 – Reúna todo tipo de material

Com os assuntos atualizados e selecionados, reúna materiais diversificados e interativos para utilizar em sala. Opte por recursos como:

  • Entrevistas com pessoas envolvidas com o assunto da aula.
  • Palestras e seminários atuais sobre temas que exigem mais atenção.
  • Pesquisas em sites confiáveis sobre os temas abordados.
  • Experiências fora da sala de aula.

Você vai encontrar sugestões aqui:

Passo a passo com 6 etapas para elaborar um planejamento de aula

plano de aula

Fonte Reprodução

Há um passo a passo para elaborar planos de aula que é amplamente difundido no Brasil e possui 5 etapas fundamentais, que devem ser detalhadas ao máximo para compor um roteiro completo.

A seguir, traremos uma explicação sobre esses 5 passos e 1 dica extra, tópicos que te ajudarão a construir um planejamento de aula ideal para qualquer disciplina. Confira!

1 – Introdução

No início do ano letivo, é interessante informar a ementa, que traz as ideias gerais que serão abordadas no curso, antes da introdução. Já nos bimestres seguintes, basta apresentar a introdução sobre os tópicos que farão parte daquela aula.

Uma introdução completa tornará a explicação do tema mais clara e objetiva. Além disso, um preâmbulo bem elaborado facilita a compreensão dos alunos, despertando seu interesse desde o início.

A introdução deve ser rápida e precisa, para que os estudantes não se entediem ou se cansem já no começo da aula. Normalmente, é indicado que ela tenha de 4 a 5 minutos, dependendo da complexidade do tema.

2 – Objetivos

O planejamento de aula deve conter os principais objetivos que deverão ser atingidos no decorrer do curso. É fundamental que você esteja atento a estes tópicos:

  • Quais são as dificuldades que os alunos terão em relação ao tema?
  • Qual é o impacto deste assunto no aprendizado dos alunos?
  • Como será a metodologia de ensino?

Listar as metas ajuda a elaborar uma metodologia que contemple as necessidades dos alunos.

3 – Metodologia

A metodologia de ensino é muito importante, já que afeta diretamente o aprendizado dos alunos. Para elaborá-la, use as principais dificuldades apresentadas pela turma. Geralmente, a metodologia  muda conforme o desenvolvimento das salas durante o ano, tornando-se mais dinâmica ou mais focada no conteúdo teórico.

Leia também: Papel do docente como facilitador da aprendizagem

4 – Materiais

Nesse momento, você irá definir quais materiais serão utilizados durante as aula. É importante que você tenha criatividade e pense no engajamento da turma. Procure recursos práticos, interativos e simples que irão contribuir para o aprendizado dos alunos.

Não use somente materiais de leitura. Pelo contrário, opções interativas, tendem a melhorar o desempenho dos estudantes. Lembre-se de incluir mídias sociais e games didáticos que poderão ser utilizados mesmo fora da sala.

Jornais e revistas físicos ou digitalizados, vídeos, fotos, instrumentos de laboratório, material de papelaria e material reciclado são alguns dos itens que poderão fazer parte do seu planejamento.

Outro artigo importante: Atividades de educação especial para se usar em sala de aula

5 – Avaliação

Todo plano de aula precisa ter avaliações. Você deve procurar a melhor forma de analisar como está a compreensão dos alunos sobre os temas apresentados. Avaliações adequadas são fundamentais para que a classe assimile o que foi visto durante as aulas e é indicado que as atividades sejam aplicadas logo após a transmissão do conteúdo. Avaliações também ajudam a encontrar os erros e os acertos de sua metodologia.

Dica de artigo para ajudar na avaliação de seus alunos: Como criar uma excelente revisão para a prova

6 – Dica extra: Material de estudo para casa

Para que a aula seja um sucesso e implique no bom desempenho dos alunos, inclua materiais de estudo para casa e escolha conteúdos online, vídeos e e-books que tenham relação com o tema apresentado. Assim, os alunos poderão estudar com mais calma, sanar dúvidas pendentes, formular as próprias conclusões e continuar a discussão na aula seguinte.

Pense como seus alunos

Se queremos que algo tenha sucesso, precisamos ver todos os lados da situação. Por isso, tente pensar como um aluno. Se necessário, faça algumas perguntas, uma espécie de entrevista, para seus estudantes e anote as respostas.

Um plano de aula de qualidade é aquele que prende a atenção dos alunos, auxilia no aprendizado, gera engajamento e garante bom desempenho nas avaliações. Ele não depende somente do educador, mas dos estudantes também.

Exatamente por isso é que você precisa elaborar todo o planejamento pensando em como os alunos gostariam que fosse e estar atento à reação deles, já que é a participação dos estudantes nas aulas que demonstrará se seu plano é efetivo ou não.

Onde se inspirar

Talvez você precise de uma certa inspiração para compor suas aulas. Por isso, seguem sugestões de páginas e materiais que poderão ajudar:

E então, agora você se sente mais seguro para elaborar seu plano de aula? Não se esqueça de que é preciso primeiro cativar os alunos, para depois compartilhar conhecimento e auxiliá-los a melhorar os níveis de aprendizado.

Esperamos ter ajudado com estas dicas e com este passo a passo. Qualquer dúvida que ainda esteja pendente, não hesite em deixar nos comentários. Coloque nossas sugestões em prática e boa aula!

Até logo!

Pense como seus alunos para elaborar o plano de aula

É aquela coisa, se queremos que algo tenha sucesso, precisamos ter uma visão ampla para atingir o que realmente pretendemos. Neste caso, tente pensar como um aluno. Se necessário faça algumas perguntas, uma espécie de entrevista, para seus alunos e anote tudo.

Um plano de aula de qualidade é aquele que prende a atenção dos alunos, auxilia no aprendizado simples, traz engajamento e garante bom desempenho nas avaliações. Não depende somente do educador e sim dos alunos também.

Exatamente por isso é que você precisa elaborar todo seu planejamento pensando em como os alunos gostariam que fosse. Por mais que algum tipo de tema seja simples, você nunca pode ignorar a possibilidade de que alguns alunos possam não tem a mesma facilidade que outros para compreender.

E justamente por isso, é que você precisa ter muita atenção nas maiores dificuldades de todos os alunos. Se a maioria dos seus alunos preferem aulas práticas, através da internet ou experiências práticas, por que não elaborar constantemente planos que contenham este tipo de conteúdo?

A reação comportamental dos alunos em relação as suas aulas é que irão lhe responder se seu planejamento é ou não efetivo. E para descobrir isso, basta prestar atenção se eles questionam durante a aula, prestam atenção, dão exemplos, concordam com você ou descordam, etc.

E então, agora você se sente mais seguro para elaborar seu plano de aula? Não se esqueça que você tem a missão de cativar os alunos primeiramente, para depois concretizar seu único objetivo, que é espalhar conhecimentos e aumentar o nível de aprendizado dos alunos. E através do um plano de aula certo, isso é possível.

Esperamos ter lhe ajudado com estas dicas e com este passo a passo. Qualquer dúvida que ainda esteja pendente, não hesite em deixar nos comentários abaixo, que em breve lhe retornaremos. Coloque tudo isso em prática e boa sorte com seus planos de aula totalmente personalizados!

Até logo!

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2012-2018 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo