Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Guia completo para escrever uma carta de apresentação acadêmica

Guia completo para escrever uma carta de apresentação acadêmica

Olá, leitor!

Se você está em busca de estágio, pretende estudar fora do país, seja em uma graduação ou pós provavelmente precisará de uma carta de apresentação acadêmica. Não sabe nem por onde começar? Não tem problema. Nós do Canal do Ensino estamos aqui para lhe ajudar. Nesse artigo apresentamos um guia completo para você escrever sua carta. Confira!

Carta de apresentação acadêmica: guia completo 

apresentacao_academica_

 

Fazer um curso em outro país significa um grande passo, tanto em relação à carreira profissional quanto em relação a sua vida. Decidido a estudar fora para fazer uma graduação ou uma pós começa-se a etapa de organizar documentos, dentre eles a carta de apresentação.

Qual a função da carta acadêmica?

Devido a dificuldade de se fazer uma entrevista presencial pela localidade e evitar o deslocamento desnecessário do candidato, as instituições responsáveis pelos programas de bolsa no exterior preferem obter o que seria o resultado desta entrevista por meio da carta de apresentação. Por isso é importante que sua carta seja muito bem feita.

O objetivo dessa carta, também denominada “essay“, é convencer a instituição de que você é um candidato excelente para preencher uma vaga acadêmica. Que você tem muito a oferecer e saberá aproveitar muito bem a oportunidade.

Veja também: Como conseguir emprego fora do Brasil

Em relação a procura de estágio ou fazer uma pós graduação, um mestrado aqui no Brasil, essa carta também é solicitada. Também chamada de carta motivacional, por motivos semelhantes às instituições estrangeiras, solicita-se ao candidato que apresente essa carta e outros documentos relacionados. Nos dois casos pode considerar que se bem escrita, poderá garantir sua vaga.

Por onde começar?

Algumas instituições poderão apresentar algumas perguntas. Redija seu texto de forma que responda a essas perguntas. Geralmente são questões para saber um pouco sobre você, seus motivos para escolher o programa e o que você pode acrescentar se estudar na instituição.

Ao falar de você, fale sobre seus projetos, seus interesses, suas vivências que lhe ajudaram a crescer como ser humano, academicamente e profissionalmente. Lembre-se de citar até mesmo os fracassos (se houver), desde que tenha lhe acrescentado algum aprendizado interessante.

Em relação ao motivo que o levou a escolher o programa, evite dizer: “porque é a melhor”, “porque é a mais reconhecida”, isso eles já sabem. Diga qual o seu real interesse na área de estudo, se a instituição desenvolve algum trabalho importante sobre o tema, alguma pesquisa ou projeto em que queira trabalhar junto, por exemplo.

O que você pode acrescentar ao programa? Pense o que eles poderão ter de você: suas habilidades sobre o assunto, pesquisas reconhecidas que desenvolveu na área, suas experiências pessoais e conhecimento adquirido que poderão enriquecer o programa. O que tem a oferece de bom à instituição, sem exaltar soberba ou vaidade em excesso.

Veja: O que cai em prova de bolsa de estudo e como estudar

Existe um padrão?

Como foi dito anteriormente, o ideal é que você siga uma estrutura onde consiga responder as três questões: sobre você, o que pretende e o que tem a oferecer. Seu texto deve ser bem escrito, bem estruturado e com argumentos lógicos.

Atente para o número de palavras permitido, caso exista, seja objetivo. Evite a todo custo erros gramaticais, preze pela clareza nas informações. Lembrando que no caso de ser para bolsa no exterior, deverá ser escrito em inglês, espera-se que seja fluente no idioma, exceto em Portugal.

Peça para amigos e professores que sejam bons em redação e inglês para lerem e verificarem se existem erros. Releia você também. Veja se é possível melhorar algum trecho, ou acrescentar algo relevante a sua carreira profissional ou acadêmica.

Confira: O que cai em provas de bolsa de estudo

Como garantir que minha carta seja aceita?

Que você será aprovado dependerá muito mais de você, mas poderemos dar algumas dicas que ajudarão no seu processo de aprovação na seleção:

1 – Não seja prolixo: Não é a quantidade de palavras, por mais bem escritas que estejam, que garantirá sua aprovação, ao contrário: o limite de palavras que normalmente é imposto é para evitar isso. Quanto mais claro e objetivo, mesmo que dê ênfase a algum detalhe, melhor será seu texto. Encontre esse equilíbrio. Se tem dificuldades para isso, treine, peça ajuda. Mas não cometa esse erro.

2 – Não minta jamais! Mesmo que seu currículo não seja extenso, confie e aposte em suas qualidades, seu talento, foque nisso. Você não acha que suas informações serão verificadas quanto à veracidade? Sim, serão. Então, seja sincero e não exagere. Acredite em seu potencial e aposte nisso.

3 – Por mais lindo que seja o país não use isso em sua carta. Isso, em se tratando de seletiva para estudar fora do Brasil. Deixe para exaltar a beleza do local quando estiver estudando ou trabalhando lá.

O foco deve estar em você, seu trabalho e o que terá para compartilhar com a instituição. Saiba escrever bem sobre isso, mesmo que sua primeira intenção seja realmente morar no país em questão. Se esse for o caso, repense se pretende mesmo continuar com esse projeto.

Modelos de cartas de apresentação

Como dissemos no começo do artigo talvez precise de cartas de apresentação para estágio, seja dentro ou fora do país. Existem ainda as cartas de apresentação para emprego e em relação ao mestrado. Embora sejam eventos diferentes a intenção é basicamente a mesma.

Mas como nosso intuito aqui é ajudar ao máximo, trouxemos esses modelos de apresentação para alguns casos, você pode adaptar usando as sugestões citadas no artigo.

O Insper (Instituto superior de pesquisa), disponibilizou em seu site alguns modelos de carta de apresentação: para graduação – em português e em inglês e para pós- graduação também nas duas línguas. Tanto o modelo de graduação quanto de pós prezam pela simplicidade e objetividade em apenas 101 e 107 palavras. Já a versão inglês possui 194 palavras mas também é bem sucinta. Obviamente quanto maior seu currículo dentro da área. maior será a carta.

Em relação ao estágio, não fale sobre sua falta de experiência, destaque sim sua capacidade de aprender. Não trate de assunto relacionado a remuneração e lembre-se de manter uma boa impressão do início ao fim da carta, evitando também clichês e frases feitas.

Em todos os modelos que vimos, o número maior de palavras que encontramos foi de 500 palavras, ou seja, terá que ser realmente claro e direto. Pense dessa forma: se você fosse o empregador ou a instituição que esteja oferecendo a bolsa de estudo ou o estágio, o selecionaria?

Antes de escrever essa carta faça um esboço listando seus cursos, suas atividades extracurriculares, seus projetos de estudo e trabalhos. O que aprendeu, o que lhe ajudou a ser o que é hoje. Pense nisso e redija.

Com esse guia, dificilmente será reprovado pela redação da carta de apresentação. Se ainda tiver tempo, prepare-se: faça cursos, participe de congressos, trabalhe em projetos voluntários. Tudo isso agregará valor ao seu currículo. Esperamos que esse artigo tenha lhe ajudado.

Bons estudos e até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo