Você está aqui:Home » Dicas » Idiomas » Guia completo para aprender inglês com música

Guia completo para aprender inglês com música

Olá, leitor!

Quer aprender inglês de maneira eficaz? Então saiba que aprender inglês com música é uma das formas mais eficazes de aprender definitivamente.

O inglês é uma das línguas mais faladas no mundo todo e um diferencial que pode ser destaque no seu currículo profissional. As maiores empresas do Brasil priorizam colaboradores que possuem fluência em uma segunda língua, especificamente o inglês.

Então é mais um bom motivo para você se empenhar a aprender esse idioma de maneira mais divertida e prazerosa. Aliás, você poderá praticar o seu inglês em qualquer lugar e a qualquer hora, até mesmo a caminho do trabalho.

Se interessou? Então preparamos um guia super completo para você começar hoje mesmo a falar inglês. Vamos lá?

Por que aprender inglês com música?

estudar-com-musica

Passamos boa parte do nosso tempo em contato com a música. Desde nossa infância somos estimulados a ouvir músicas de vários gêneros e estilos.

Se você parar para pensar, algumas músicas não possuem a finalidade apenas de entreter, algumas delas trazem mensagens, lições de vida e podem ser ainda uma ferramenta poderosa de aprendizado.

E aprender inglês com música é um método que se destaca entre os tradicionais, que focam mais na teoria. Quem é que não gosta de música? Unindo o útil ao agradável, você pode aprender um pouco a cada dia e se tornar fluente mais rápido.

Mas quer saber mesmo por que é uma forma mais eficaz de aprender inglês? Segundo pesquisas, quando estamos com a mente relaxada, somos capazes de absorver e reter mais informações.

Em contrapartida, quando estamos em estado de pressão, nervosismo, o que acontece muito em sala de aula, podemos encontrar mais dificuldades em absorver informações importantes.

Além de tudo isso, aprender inglês ouvindo suas músicas favoritas é um método que traz uma economia muito grande para quem não possui investimento para isso.

Vantagens de aprender inglês com música

A primeira vantagem é, sem dúvidas, a agilidade do aprendizado que você poderá ter em comparação aos métodos tradicionais de ensino.

A segunda vantagem é que você estará treinando a audição, que é um fator super importante para você aprender o idioma. Antes mesmo de praticar as pronúncias de cada palavra, é essencial ter um treino de audição para poder identificar melhor as palavras.

A terceira vantagem é que você estará treinando simultaneamente a pronúncia das palavras. A partir do momento em que sua audição estiver treinada para identificar as palavras, você terá maior aptidão em pronunciar de maneira correta.

E a quarta vantagem é a comodidade e praticidade de aprender inglês de forma mais divertida e produtiva. Se você adora ouvir músicas em qualquer lugar, será ainda mais prazeroso para você aprender dessa forma.

Como aprender inglês com música?

Antes de mais nada, vale a pena ressaltar que aprender inglês por meio de músicas não é a única forma de aprender. Muitas vezes você irá se deparar com construções frasais que não são comumente usadas na conversação do cotidiano.

O mesmo acontece com algumas expressões ou gírias, por isso vale escolher as músicas com muito cuidado, para não correr o risco de aprender de forma errada.

Outra atenção que você precisa ter é quanto ao sotaque do cantor, o inglês pode vir de várias partes do mundo e se você escolher uma música com sotaque diferente, será mais complicado entender e analisar a letra.

5 dicas antes de aprender inglês com música

Aprender inglês envolve muitos fatores que dependem exclusivamente do empenho do aluno. A maioria das pessoas deixam de lado pontos importantes por acharem complexos demais, mas dedicar-se totalmente ao aprendizado da língua é uma das primeiras regras para aprender definitivamente.

Além dessa regra básica, você precisa ter em mente as seguintes dicas para ser um expert no inglês com a ajuda da música.

1 – Ouça com atenção

Antes de aprender o significado das palavras e como pronunciá-las, você precisa aprender a ouvir a música. Portanto, seu primeiro desafio será compreender a letra da música, nem que você tenha que pausar e retroceder a música, quantas vezes forem necessárias.

Por isso, é super importante que a música não tenha um ritmo muito rápido e que a voz seja audível e limpa para facilitar seu desempenho.

2 – Anotações

Anotações são como construir um mapa mental de aprendizado. Ao ouvir a música e tentar compreender as palavras, você pode se deparar com algumas palavras e expressões que não compreende.

Com a letra da música em mãos, você pode ir anotando ou grifando o que não entende e após ouvir a música, faça uma longa pesquisa. Isso também te ajudará a treinar a escrita das palavras, que é importante para sua memorização.

3 – Associando a letra

Outra dica que irá te ajudar muito durante essa etapa de aprendizado é ouvir a música em inglês e ir acompanhando com uma letra já traduzida. Assim, você poderá ir associando o áudio com o significado de cada palavra.

4 – Pratique a tradução

Nesse momento, você já estará com sua audição e escrita bem treinados, então agora é hora de praticar sua aptidão em tradução. Você pode fazer esse exercício de tradução de duas maneiras.

Ouvir a música, tentar reescrevê-la e logo após conferir a letra original para entender o que você errou. E a outra maneira é ter a letra original em mãos e tentar traduzir algumas frases. Isso irá desafiar seu cérebro a lembrar dos significados que já aprendeu e melhorar seu desempenho no idioma.

5 – Entre no ritmo da música

E nossa última dica é que você cante junto com a música. Após ouvir a música inteira, prestar atenção na pronúncia, anotar o que não entendeu e entender os significados, é hora de colocar tudo em prática.

É interessante que você siga sempre essa ordem para que tenha mais eficácia no seu aprendizado. Não adianta começar a cantar a música, se você não conhece algumas palavras e nem sabe como pronunciá-las, concorda?

Tenha essas dicas como um poderoso ciclo que precisa ser repetido até que você esteja com a letra da música na ponta da língua, tanto na prática de cantar a música como na prática de compreensão da letra.

Ferramentas gratuitas para aprender inglês com música

Abaixo, listaremos alguns sites e aplicativos de tradução para lhe auxiliar nos estudos. Separamos também alguns sites que disponibilizam palestras, músicas e noticiários com apoio de legendas em inglês e português para que você treine seu listening perfeitamente. Ainda deixaremos algumas músicas fáceis para você aprender. Confira!

Dicionários online para praticar

  1. WordReference
  2. Michaelis Inglês Moderno
  3. Linguee
  4. App Android Dicionário de Inglês
  5. App IOS Dicionário de Inglês

Músicas fáceis para treinar

  1. The Lazy Song – Bruno Mars / Letra
  2. Who You Are – Jessie J / Letra
  3. Somewhere Over The Rainbow – Israel Kamakawiwo‘ole / Letra
  4. Hurt – Johnny Cash / Letra
  5. Imagine – John Lennon / Letra
  6. Hallelujah – Pentatonix / Letra
  7. Chandelier – SIA / Letra
  8. Talking Body – Tove Lo / Letra
  9. Radioactive – Imagine Dragons / Letra
  10. Stressed Out – Twenty One Pilots / Letra

Sites gratuitos de tradução

  1. Google tradutor
  2. Babylon
  3. Tradutor online
  4. Reverso Tradução
  5. Tradutor Online Bússola escolar
  6. WorldLingo

Sites para treinar listening ouvindo músicas com letra e tradução

  1. Lyrics Training
  2. TED
  3. Cantar Inglês
  4. Canal do Youtube Aprenda Inglês com Músicas

Inclua o inglês na sua rotina

A aquisição de um novo idioma requer além do empenho e dedicação, a repetição de palavras, expressões e constantemente estar em contato com a língua. Desta maneira, se você quer mesmo aprender inglês, comece a modificar sua rotina, incluindo tudo sobre o inglês: músicas, filmes, livros, sites, etc.

Por meio de músicas, é muito mais simples utilizar a técnica de repetição. Seu cérebro irá memorizar facilmente qualquer expressão que você deseja aprender. A memória emocional também será ativada, dependendo da história contada na música, assim você sempre lembrará o significado de uma palavra remetendo à letra da música.

Viu só como não tem segredos em aprender inglês com músicas? Agora inicie seu plano de estudos, selecione as suas músicas favoritas e bons estudos!

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo