Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Idiomas e Línguas » Guia completo para aprender chinês utilizando a Internet

Guia completo para aprender chinês utilizando a Internet

Olá,

Aprender uma nova linguagem é quase obrigatório para quem quer ser bem-sucedido e encontrar mais oportunidades no mercado de trabalho. O inglês é a terceira língua mais falada em todo mundo e já é essencial. Aprender chinês e mandarim é ainda mais importante, já o mandarim é a língua mais falada no mundo.

O chinês é uma linguagem mais complexa, mas com comprometimento e prática diária você consegue aprender através internet e vamos te mostrar como.

Praticar e exercitar sua mente com uma nova linguagem faz com que você domine rapidinho o novo idioma. Através do uso de e-books didáticos, áudios de conversação, leitura e escrita você terá pelo menos uma noção básica para seu aprendizado.

E para te ajudar, vamos enumerar aqui algumas dicas básicas de como estudar e aprender chinês pela internet, além de cursos onlines e aplicativos funcionais. Confira!

7 Dicas Para Começar a Aprender Chinês

1 – O básico

Assim como na língua inglesa, aprenda primeiro o básico como: Olá, como vai você, como você se chama, obrigado, por favor, entre outras expressões importantes.

Dominando o básico, você já conseguirá ter uma boa noção das pronúncias do chinês e ir se familiarizando aos poucos com as palavras.

2 – De olho no tom

A língua chinesa é totalmente baseada em tons, e isso é um requisito básico para você aprender o chinês rápido. Além disso, uma mesma palavra pode ter significados diferentes por causa da diferenciação de tom.

No chinês temos 4 tons diferentes que dão significados totalmente opostos para as palavras. Portanto, aqui vale uma atenção enorme para aprender corretamente.

3 – Aprenda o básico de gramática

A gramática chinesa é consideravelmente mais simples em comparação com a gramática brasileira, por exemplo. O chinês utiliza uma estrutura frasal simples que envolve sujeito/verbo/objeto. Além disso, não existe diferenciação de masculino e feminino, não existe artigos.

No chinês básico você não entrará na complexidade real da língua. Enquanto isso, você pode ir praticando bem a gramática mais simplificada utilizando a internet como ferramenta.

4 – Aprenda a escrever ideogramas e Pinyin

Os ideogramas são aqueles símbolos, que na verdade são caracteres que formam a escrita oficial da China. Os ideogramas, aos olhos dos brasileiros são totalmente complexos e exigem um grau de comprometimento maior.

Portanto, comece a associar cada ideograma com cada cumprimento e expressões básicas, por exemplo. Assim, você estará complementando ainda mais o seu aprendizado.

Alguns ideogramas exigem pequenos truques para que a escrita saia perfeita, como começar de cima para baixo, escrever com um pincel fino, ter delicadeza e paciência, etc.

O Pinyin é basicamente a transcrição alfabética dos ideogramas, aprendendo este sistema, será mais fácil compreender a escrita e associar com as palavras. Sem contar que irá ajudar muito em sua pronúncia.

5 – Dedique um tempo por dia

Não adianta nada ter força de vontade para aprender chinês e não praticar diariamente. Aprender uma nova linguagem requer prática constante, pois é comum esquecermos facilmente as coisas que não tornamos um hábito.

15 a 20 minutos por dia é o mínimo para que você tenha familiaridade com um novo idioma. Escreva, ouça, pronuncie e tenha sempre em mãos um dicionário da língua, assim sempre que surgir uma dúvida você já poderá aprender rapidamente.

Uma maneira mais simples de você ter um contato diário com o idioma chinês é baixar PDFs de livros ou cursos em chinês. Veja alguns para te ajudar:

  1. Curso de língua chinesa
  2. Glossário chinês-português (com sistema Pinyin)
  3. Aprenda chinês com 500 palavras
  4. 150 palavras da língua chinesa (Com sistema Pinyin)

6 – Ouça músicas e assista filmes

É nas músicas e filmes que você poderá observar claramente a pronúncia das palavras e como os chineses movimentam a boca para pronunciá-las. Ouvir podcasts é uma ótima opção, já que costuma ser ao vivo e você pode ouvir em qualquer lugar, a caminho do trabalho ou em sua casa.

No YouTube você encontra uma gama de materiais de vídeo e áudio para aprender muito sobre a língua chinesa. Baixe em seu celular ou notebook e pratique todos os dias.

Desenhos chineses também é uma boa opção, já que apresenta palavras e uma gramática mais simples. Será mais fácil pra você aprender o idioma tranquilamente.

7 – Imersão de língua

A imersão é um dos passos finais para aprender definitivamente o idioma chinês. Você consegue falar com um chinês nativo no Skype, por exemplo. Basta enviar uma solicitação de amizade, uma mensagem se apresentando e explicando o seu interesse em aprender a língua e pedindo uma breve ajuda.

Desta maneira, você poderá falar diretamente com um nativo, praticando a velocidade da fala, a compreensão do áudio e a formação de frases.

5 Cursos Gratuitos Para Aprender Chinês

aprender-chines

A internet traz uma vasta quantidade de conteúdo gratuito para você aprender rapidamente a falar chinês. Pode parecer um idioma impossível de aprender rápido, mas não é. Com algum tipo de ajuda, você pode adicionar mais um idioma em seu currículo profissional. Olha só alguns cursos gratuitos pra você aprender já:

1 – Chinês para iniciantes

Este é um curso completo para iniciantes criado pela Open University. Está disponível para download apenas para o Itunes. No entanto, caso você não tenha Iphone ou Mac, você pode baixar o app Itunes em seu computador e executar os áudios das aulas. Aqui está o link para download das aulas.

2 – Chine-culture

O Chine Culture é um site voltado para o aprendizado e ensino da língua chinesa. Lá você encontrará, além de um curso completo para iniciantes, curiosidades, dicionário online, medicina chinesa, entre outros. Basta acessar aqui para começar o seu curso gratuito.

3 – Chinês para iniciantes Peking University

O site Coursera oferece gratuitamente um curso completo de chinês. O curso é ministrado em inglês e é composto por várias vídeo aulas e exercícios práticos. Para fazer o curso basta se cadastrar no site e se matricular para assistir as aulas.

4 – Mandarim básico

O mandarim é uma variação importantíssima do chinês, que é um grupo linguístico. O mandarim é o idioma oficial da China e Taiwan, sendo essencial para seu aprendizado. Este canal do YouTube apresenta uma série de aulas práticas e explicações interessantes que você precisa saber. Confira aqui as aulas.

5 – Curso de chinês Loecsen

A plataforma Loecsen apresenta um curso completo totalmente grátis de chinês com as expressões indispensáveis, trechos de conversação, perguntas frequentes, expressões de sentimentos, família, números, etc. Você pode ouvir as expressões, visualizar os ideogramas e o Pinyin. Confira aqui as aulas práticas.

5 Apps Gratuitos Para Aprender Chinês

Para você ficar ainda mais pertinho do seu novo idioma, ter aplicativos no seu celular pode te ajudar a praticar mais onde quer que você esteja. Então para facilitar ainda mais sua vida, vamos listar aqui 5 apps essenciais para você que quer aprender chinês rapidamente. Confira:

1 – Chinese Skill

Aprender chinês nunca foi tão divertido e simples. Com este app você pode aprender chinês competindo com outros participantes e acumulando pontos. Funciona de maneira similar ao aplicativo de inglês Duolingo. Você aprenderá a ouvir e a escrever chinês rapidinho. Baixe aqui no Google Play.

2 – Hello Chinese

O Hello Chinese também é um aplicativo bem divertido que utiliza muito ilustrações para auxiliar no aprendizado. Assim, seu cérebro conseguirá assimilar facilmente as palavras. É só baixar aqui no Google Play.

3 – Google Pinyin Input

O Google Pinyin Input é um app interessantíssimo. Ele adiciona o Pinyin ao seu teclado de chinês, ou seja, tudo o que você escrever no teclado chinês aparecerá como uma “legenda” em Pinyin para que você assimile melhor os ideogramas. Tente otimizar seu teclado virtual com este app, você aprenderá muito. Baixe aqui.

4 – Aprenda mandarim/chinês grátis

Este app é todo em português e traz lições diárias pra você praticar. As lições trazem figuras, traduções e áudios para facilitar ainda mais o seu aprendizado. Faça o download gratuitamente para Android aqui.

5 – Aprenda chinês grátis

Este aplicativo traz mais de 800 frases e vocabulários essenciais utilizados pelos chineses no dia a dia. Além disso, você aprenderá a pronúncia autêntica, poderá gravar o seu áudio, salvar em seu celular e ainda compartilhar com quem você quiser. Um aplicativo completo com todas as lições que você precisa para dominar o idioma. Faça o download aqui.

E Então, Pronto Para Viajar?

Agora que você já tem as ferramentas necessárias para garantir uma fluência básica em chinês, você pode pensar na possibilidade de viajar e conhecer a China. Você aprenderá muito mais sobre os costumes e tradições chinesas que são pra lá de interessantes.

Além disso, quem sabe você não se torna um verdadeiro professor de chinês? Ensinar outras pessoas fará com que você cresça ainda mais no aprendizado e enriquecerá mais o seu conhecimento.

Gostou destas dicas de como aprender chinês utilizando a internet? É muito mais simples do que você pensava, não é verdade? Então compartilhe essas informações para ajudar outras pessoas que também querem aprender este idioma.

Até logo!

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2012-2017 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo